A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROVÍNCIA CRISTO REI Porto Alegre - RS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROVÍNCIA CRISTO REI Porto Alegre - RS"— Transcrição da apresentação:

1 PROVÍNCIA CRISTO REI Porto Alegre - RS
Ir. Isaura Paviani Coord. Provincial da Rede ESI e Diretora do Medianeira

2 REDE ESI Educação Scalabriniana Integrada

3 “A EDUCAÇAO FORMA OS HOMENS VIRTUOSOS”. João Batista Scalabrini
Bem aventurado João Batista Scalabrini

4 MISSÃO “Promover uma educação de excelência
na sua diversidade, formando pessoas comprometidas com a cidadania universal, fundamentada nos valores cristãos.” MISSÃO

5 Ser referência em educação e na acolhida personalizada.
VISÃO Ser referência em educação e na acolhida personalizada.

6 A escola é um Sistema Aberto
Um centro de aprendizagem Um Organismo vivo

7 ORGANOGRAMA e marketing Coord. Gestora Recepção SOE SPE
Pedagógica Gestora COORD. ADMINISTRATIV A Recepção SOE SPE Conselho de Classe Secretaria Serviço de Cantina Coord. de curso SOP Gestão do RH Serviço de Tecnologia e Informação Informática e marketing ASSITENTE SOCIAL Bibliotecária Recursos Financeiros e RH Serviço de Conservação e Manutenção Gestora e coordenações Serviços de apoio administrativo Serviços de apoio pedagógico

8 Acolhida, Esperança, Itinerância, Comunhão na diversidade .
VALORES

9 ACOLHIDA

10 ESPERANÇA

11 ITINERÂNCIA

12 COMUNHAO NA DIVERSIDADE

13 “Conjunto de valores, percepções, conceitos e práticas que um grupo compartilha, e a partir do qual se chega a uma forma de enxergar o mundo e interagir com ele, e em torno do qual o grupo se organiza.” (Thomas Kuhn)

14 Leis Educacionais Brasileiras
Foco Lei 5692/1971 Regime Militar Conteúdos Habilidades, Competências. Lei 9394/1996 Regime Democrático PCNs Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental e Médio) RCNs Referenciais Curriculares Nacionais (Educação Infantil)

15 SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA
QUADRO TEÓRICO GESTÃO DA ESCOLA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Liderança Planejamento Estratégico Foco no cliente e no mercado Informação e análise Gestão das Pessoas Gestão dos processos Resultados da Organização 1. Identificação da Instituição 2. Pressupostos Teóricos 3. Gestão Administrativa 4. Gestão das Pessoas 5. Gestão Pedagógica

16 Monitorar Meios, suportes Aprender Ensinar Manter e atualizar Cantina
Assessoria Pedagógica Positivo Processo de Matrículas Assessoria do SINEPE SOP – SOE - SPE Cantina Biblioteca Serviços Laboratórios Educação Infantil Centro Convivência Acessos à escola Pesquisas Processo Avaliativo Projetos socais Ensinar Avaliação Aprender Lousas e redes sociais Especialização Processo de seleção de RH Seminários, cursos Mudanças metodológicas Meios, suportes

17 Ensinar Aprender ... O ALUNO! PEIES ENEM ... O CENTRO... OBA OM/PB
Especialização docentes Mudanças Metodológicas Ensinar Aprender Avaliação Institucional e Pedagógica Pesquisa de Opinião Assessoria do SINEPE Assessoria Pedagógica Positivo Seminários e cursos internos e externos ... O ALUNO!

18 Atividade Mental Significativa Perspectiva Construtivista
Aprendizagem Significativa Atividade Mental Significativa Perspectiva Construtivista Relação da Teoria com a Realidade Psicologia Genética Sócio Interacionismo Papel da Afetividade Piaget Vygotski Ausubel Vallon

19 DOCUMENTOS IMPORTANTES
REGIMENTO ESCOLAR. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. PLANO ESTRATÉGICO. PLANO DE GESTAO DE PESSOAS. PROPOSTA SCALABRINIANA DE PASTORAL ESCOLAR. DIRETRIZES GERAIS DO APOSTOLADO DA MSCS.

20 PLANOS TÁTICOS E OPERACIONAIS.
PLANOS DE ESTUDOS. MANUAL DA FAMÍLIA. CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFESSOR E FUNCIONÁRIO. CÓDIGO DE ÉTICA DOS ALUNOS. LEGISLAÇAO : LDB; FILANTROPIA, PARECERES (CFE E CEE); RESOLUÇOES, PROCON.

21 ESTRATÉGIAS PASTORAIS
CELEBRAÇAO DA SEMANA DO MIGRANTE CELEBRAÇAO DA SEMANA DA FAMÍLIA PROJETOS : DIVERSIDADE RELIGIOSA, FESTA DAS NAÇÕES, PESQUISA COM MIGRANTES, CAMPANHAS PARA MIGRANTES INVERNO , SEMANA DA CRIANÇA E NATAL GESTAO DE SALA DE AULA, ENFOQUE EM VALORES SCALABRINIANOS E OUTROS. FOCO NA FORMAÇAO INTEGRAL COM ASSERTIVIDADE E NOS RESULTADOS.

22 ATIVIDADES DOS COLEGIOS QUE GARANTEM A ESPIRITUALIDADE SCALABRINIANA
ORAÇOES DIÁRIAS COM ALUNOS NAS ENTRADAS CELEBRAÇOES EUCARISTICAS SEMANAIS RETIROS COM ALUNOS POR SERIE/ TURMAS RETIROS DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS CURSOS DE TEOLOGIA A NIVEL DE EDU. INFANTIL E ENS. FUND. I. REUNIÕES MENSAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

23 \ DIRETRIZES   1. Vivência do Carisma Scalabriniano pelos colaboradores, alunos e familiares. 2. Excelência em todos os serviços prestados. 3.Trabalho em equipe com ética e responsabilidade nas relações. 4. Desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico e analítico. 5. Estimulo ao desenvolvimento das potencialidades, habilidades e competências dos agentes da educação.

24 8.Formaçao continuada dos colaboradores.
6. Educar / aprender com amor e firmeza. 7. Utilização de metodologias atualizadas e contextualizadas no processo ensino-aprendizagem. 8.Formaçao continuada dos colaboradores. 9.Buscar o autoconhecimento e o conhecimento cientifico do fazer pedagógico. 10.Cultivo de um ambiente adequado ao crescimento humano, intelectual e ao desenvolvimento profissional.

25 11. Aplicação das diretrizes do PISA, MEC, ENEM, CFE e conselhos dos respectivos estados. 12. Interdisciplinaridade enquanto força motriz. 13. Aplicação da compreensão de que o homem é complexo, único em sua diversidade, conserva a unidade do múltiplo e a multiplicidade do uno. 14. Compreensão de que um projeto pedagógico articula três aspectos importantes: º ÉTICO-POLITICOS, 2º EPISTEMOLÓGICO, 3º DIDATICO-PEDAGÓGICOS, 15.Das diretrizes acima resulta o processo de avaliação pedagógica sendo que a mesma não é conclusiva, mas indicativa do grau de conhecimento que o aluno obteve para sua aplicação em diferentes situações práticas.

26 A EDUCAÇAO AINDA É O MELHOR INVESTIMENTO JOSE LUIZ ROSSI
A CLASSE “C” TORNOU-SE EM 2010 A MAJORITÁRIA COM + OU – 100 MILHOES DE BRASILEIROS. DADOS DO MINISTÉRIO DA FAZENDA ATÉ 2014 AS CLASSES “D” E “E” CONTINUARÃO A ENCOLHER DE 44 A 29 MILHOES PARA 40 A 16 MILHOES RESPECTIVAMENTE, REPRESENTANDO MENOS DE 30% DA POPULAÇAO TOTAL DO PAIS.

27 “...É um processo dialético que começa pelo conhecimento de si mesmo para se abrir, em seguida, à relação com o outro. Neste sentido, educação é antes de mais nada uma viagem interior, cujas etapas correspondem às da maturação continua da personalidade. Na hipótese de uma experiência profissional de sucesso, a educação como meio para uma tal realização é, ao mesmo tempo um processo individualizado e uma construção social interativa.” (Jacques Delors)

28 SABEDORIA PROCESSO PEDAGOGICO CONHECIMENTO A PRÁTICA DOS COLEGIOS
DADOS INFORMAÇÃO CONHECIMENTO SABEDORIA

29 Não esqueçais nunca, a escola para que alcance verdadeiramente seu objetivo, deve estar em harmonia com os afetos da família, e o ensinamento da família deve estar em harmonia com o ensinamento que as crianças recebem do Colégio.” João B. Scalabrini, 1892

30 EDUCAR É UM ATO DE AMOR!

31 “O POVO É SÁBIO E JÁ APRENDEU QUE O ÚNICO CAMINHO PARA A ASCENSÃO SOCIAL É A EDUCACÃO.”
JOSÉ LUIZ ROSSI

32 O que sustenta a educação scalabriniana?
PESQUISA DE CAMPO APLICADA NAS 4 CIDADES ONDE ATUAMOS COMO MISSIONÁRIAS SCALABRINIANAS A PESQUISA FOI APLICADA PELAS ESCOLAS. O PROCESSO RESTANTE FOI ASSUMIDO PELO CSEM COM O AUXILIO DA COORD. PROVINCIAL DO APOSTOLADO E DA REDE ESI-PCR. O OBJETIVO DA MESMA ERA E É RESPONDER O QUE SEGUE: O que sustenta a educação scalabriniana? Como ser scalabriniana na Educação? Que diferenciais temos como escolas scalabrinianas? Qual a mística que perpassa a Educação scalabriniana?

33 AS MUDANÇAS SÃO A ÚNICA CERTEZA QUE TEMOS.
ALVIN TOFFLER

34


Carregar ppt "PROVÍNCIA CRISTO REI Porto Alegre - RS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google