A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Importância da Família para a vida do Presbítero e da Igreja Uma leitura diferente para 1 Tm 3.1-7 1º Congresso de Presbíteros do PGBN - RIO 30/04/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Importância da Família para a vida do Presbítero e da Igreja Uma leitura diferente para 1 Tm 3.1-7 1º Congresso de Presbíteros do PGBN - RIO 30/04/2011."— Transcrição da apresentação:

1 A Importância da Família para a vida do Presbítero e da Igreja Uma leitura diferente para 1 Tm º Congresso de Presbíteros do PGBN - RIO 30/04/2011 Pb. Solano Portela

2 Um recurso didático comum utilizado por Deus:
Do menor, para o maior Do micro, para o macro Do mais próximo, para o mais remoto Do relacionamento presente, concreto, para o transcendente 1 João : “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão ”.

3 Aprendemos sobre Deus pelo relacionamento com os nossos pais :
Salmo : “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem”. Mateus : “Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?”

4 Aprendemos sobre Deus pelo relacionamento com os nossos pais :
Hebreus : “Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos”.

5 Nossa paternidade é que ensinará nossos filhos sobre Deus
Nossa paternidade é que ensinará nossos filhos sobre Deus. Nossa regência do Lar é que evidenciará a qualificação, supervisão e regência a serviço da igreja de Cristo Por isso: Bons PaisBons Líderes

6 O LAR – Campo de prova da Liderança!
A Tarefa dos pais é Fácil? Não! “Os jovens de hoje rebelam-se contra a autoridade e não respeitam os mais velhos; contradizem seus pais e tiranizam seus mestres”. – Sócrates ( a.C.).

7 Nossos textos básicos:
1 Timóteo 3.1-7 1 Timóteo 3.12 Tito 1.6

8 1 Timóteo (4 e 5) “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

9 1 Timóteo 3.1-73.12 semelhantemente...
“O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa”... Tito 1.6 “alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados”.

10 Comparando os três textos:
1 Tm 3.4-5 1 Tm 3.12 Tito 1.6 “...irrepreensível, esposo de uma só mulher”... (2) “e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)” “O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa” “... que seja irre-preensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados”

11 Destacando as qualificações dos líderes do Povo de Deus
1 Timóteo 3.1-7 Destacando as qualificações dos líderes do Povo de Deus

12 1 Timóteo (4 e 5) “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

13 1 Timóteo 3.2 “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

14 1 Timóteo 3.2 “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

15 1 Timóteo 3.2 “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

16 1 Timóteo 3.2 “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

17 1 Timóteo 3.2 “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

18 1 Timóteo 3.2 “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

19 1 Timóteo 3.2 “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

20 1 Timóteo 3.3 “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

21 1 Timóteo 3.3 “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

22 1 Timóteo 3.3 “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

23 1 Timóteo 3.3 “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

24 1 Timóteo 3.3 “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

25 1 Timóteo (4 e 5) “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

26 1 Timóteo 3.2-5 (4 e 5) Versos 2 a 3: Qualificações Familiares
(culminando em 4 e 5) “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. ”.

27 1 Timóteo (4 e 5) e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); Irrepreensivel: Esposo de uma só mulher Temperante Sóbrio Modesto Hospitaleiro Apto para ensinar Não dado ao vinho Não violento Cordato Inimigo de contendas Não avarento TITO (1.5-9) Irrepreensivel: Marido de uma só mulher Tenha domínio de si Sóbrio Não arrogante Hospitaleiro Apegado à Palavra... (9) Não dado ao vinho Nem violento Amigo do bem, piedoso Não irascível - (justo) Não cobiçoso

28 1 Timóteo 3.6 “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

29 1 Timóteo 3.6 Verso 6: Qualificação Eclesiástica
“Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. ”. Verso 6: Qualificação Eclesiástica

30 1 Timóteo 3.7 “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

31 1 Timóteo 3.7 Verso 7: Qualificação Social
“Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. Verso 7: Qualificação Social

32 Bons Chefes de Família por Exemplos
O exercício da vida familiar responsável será visto em todas essas características, as quais, por sua vez qualificarão o homem ao oficialato

33 Irrepreensível Não pesam acusações – aquele que não pode ser acusado.
Não se tira proveito, inexpugnável. Daniel (6.4) – “nem erro, nem culpa” (não era desonesto, nem negligente). Como somos vistos nas entranhas do lar, por nossos filhos e esposa?

34 Calvino, sobre “irrepreensível”:
“Quando Paulo utiliza o termo inculpável (irrepreensível), ele não quer dizer um homem que está livre de qualquer falha, porque não poderíamos encontrar tal pessoa; mas alguém que não está marcado por uma desgraça que venha a diminuir a sua autoridade – ele deverá ser um homem com uma reputação sem mácula”.

35 1. Esposo de uma só mulher Apreço pela família O que significa?
Casado só uma vez? Deve ser casado? Fiel no casamento, moralidade inquestionável (Hendriksen) Hb 13.4 – santidade do matrimônio

36 1. Esposo de uma só mulher Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros – Hebreus 13.4

37 2. Temperante Controlado, não dado a excessos.
Internet / TV / s / orkut / Facebook. Administração dos gostos e hábitos. Vigilante

38 3. Sóbrio Trata as coisas com seriedade.
Estabilidade, previsibilidade. Não é ausência de humor. Reconhecimento das individualidades e necessidades dos filhos. Não julga levianamente

39 4. Modesto Decoroso, de bom compor-tamento, elegante em maneiras
Não procura “aparecer”. Como se comporta na era do consumismo? Em Tito – “não arrogante”  aquele que não procura sempre a satisfação dos seus desejos

40 5. Hospitaleiro Mais do que sociabilidade
Compartilhar necessidades, acolher – “pedaço do céu”. Filhos que crescem nesse ambiente, aprendem a se relacionar, a cederem o que é deles Ro 12.13; Hb 13.2; 1 Pe 4.9

41 5. Hospitaleiro Ro “… compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade”. Hb 13.2 “Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos”. 1 Pe 4.9 “Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração”.

42 6. Apto para ensinar Tarefa da mulher? Sacerdote do lar.
Espaço para conversas – revisão do dia Refeições conjuntas Hora de deitar – falar de cima para baixo Dt 6.6-9; Sl – tarefa dos pais

43 6. Apto para ensinar Dt 6.6-9 “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”.

44 7. Não dado ao vinho Que “não se demora”. Virou hábito, vício.
Preservação do controle das emoções. A alegria que se procura, é preenchida, no cristão, pelo Espírito Santo – Ef

45 7. Não dado ao vinho Ef. 5.18 “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”.

46 8. Não violento Não espancador – significa ausência de punição corporal? Não: Pv 13.24! “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina”. Porém, disciplina não é “carta branca” para abuso da autoridade.

47 8. Não violento Ef “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”. Cl “Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados”. Pv “Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo”.

48 8. Não violento Disciplinar, como Deus, “para nosso proveito” – Hb “Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade”.

49 9. Cordato O aspecto positivo – de fácil trato, moderado.
Ausência de pessimismo, negativismo, reclamações, condenações. Em Tito  piedoso, amigo do bem. Como desenvolver um ambiente cordato no Lar?

50 10. Inimigo de Contendas Paciência, restrição, longanimidade.
Pais – lembrar Sl “Não me repreendas, SENHOR, na tua ira, nem me castigues no teu furor”.

51 10. Inimigo de Contendas Ef 4.30-32 se aplica ao lar, também!
“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

52 11. Não avarento Não coloca o dinheiro, os bens, acima das pessoas e das necessidades. Em Tito  “não cobiçoso...” Pródigo no dar solidariedade. Atmosfera do lar cristão é retratada no Sl

53 A atmosfera do Lar Cristão:
Salmo 128:2-4 “Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!

54 1 Timóteo (4 e 5) “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

55 Conclusão – O Catecismo Maior: Ps. 129 e 130
Pergunta 129. Que se exige dos PAIS [superiores] para com os seus FILHOS [inferiores]? R: Exige-se dos PAIS [superiores], conforme o poder que recebem de Deus e a relação em que se acham colocados, que amem os seus FILHOS [inferiores], que orem por eles e os abençoem; que os instruam, aconselhem e admoestem, aprovando, animando e recompensando os que fazem o bem, e reprovando, repreendendo e castigando os que fazem o mal; protegendo-os e provendo-lhes tudo o que é necessário para a alma e o corpo; e que, por um procedimento sério, prudente, santo e exemplar glorifiquem a Deus, honrem-se a si mesmos, e assim preservem a autoridade com que Deus os revestiu.

56 Conclusão – O Catecismo Maior: Ps. 129 e 130
Pergunta 130-Quais são os pecados dos PAIS [superiores]? R: Os pecados dos PAIS [superiores], além da negligência dos deveres que lhe são exigidos, são a ambição incontrolável, a busca desordenada da própria glória, repouso, proveito ou prazer; a exigência de coisas ilícitas ou fora do alcance de os FILHOS [inferiores] poderem realizar; aconselhando, encorajando ou favorecendo-os naquilo que é mau; dissuadindo, desanimando ou reprovando-os naquilo que é bom; corrigindo-os indevidamente; expondo-os descuidadamente ao dano, à tentação e ao perigo; provocando-os à ira, ou de alguma forma desonrando-se a si mesmos, ou diminuindo a sua autoridade por um comportamento injusto, indiscreto, rigoroso ou negligente

57 OBRIGADO. solano@portela. com solano@mackenzie. com. br www
OBRIGADO!


Carregar ppt "A Importância da Família para a vida do Presbítero e da Igreja Uma leitura diferente para 1 Tm 3.1-7 1º Congresso de Presbíteros do PGBN - RIO 30/04/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google