A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia"— Transcrição da apresentação:

1 VII CNP – CONGRESSO NACIONAL DA PSICOLOGIA 3 a 6 de junho de 2010 Brasília - DF

2 Funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia
Instâncias deliberativas O Congresso Nacional da Psicologia – CNP é a instância máxima de deliberação, responsável por estabelecer as diretrizes para a atuação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia no triênio subsequente a sua realização. CNPs A Assembleia das Políticas Administrativas e Financeiras – APAF é a instância deliberativa abaixo do Congresso Nacional da Psicologia. É constituída por representantes dos Conselhos Federal e Regionais e é responsável, dentre outras funções, por deliberar sobre questões no âmbito administrativo e financeiro. APAFs Assembleia Geral de Conselho Regional É órgão deliberativo, sendo composta por psicólogos com inscrição principal no regional e em pleno gozo de seus direitos. É constituído pelo conjunto dos Conselheiros, é órgão deliberativo do Conselho Regional. Plenário

3 Estrutura do Sistema Conselhos de Psicologia
Instâncias executivas SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA CONSELHOS REGIONAIS DE PSICOLOGIA SUBSEDES SEÇÕES DE BASE

4 Etapas que antecedem o CNP
Eventos preparatórios Pré-Congressos Congresso Regional Congresso Nacional são realizados em diversas localidades e têm a tarefa de suscitar os debates e levantar questões para a formulação de teses. Deverão acontecer de agosto/2009 a março/2010. são instâncias que apreciam e aprovam as teses do Regional e ocorre apenas um por área geográfica. Elege-se nesta instância os delegados ao Congresso Regional. Deverão acontecer até 21/03/2010. composto por delegados eleitos nos pré-congressos é realizado em cada Conselho Regional e aprecia as teses nacionais e elege delegados ao Congresso Nacional. Deverá acontecer até 02/05/2010. é a etapa final do processo de discussão e decisão sobre as orientações para a atuação dos Conselhos de Psicologia. Acontecerá de 3 a 6 de junho de 2010.

5 TEMA E EIXOS Desta vez, o CNP terá como tema “PSICOLOGIA E COMPROMISSO COM A PROMOÇÃO DE DIREITOS: UM PROJETO ÉTICO-POLÍTICO PARA A PROFISSÃO”. Foram definidos como eixos do VII CNP: 1. Aperfeiçoamento democrático do Sistema Conselhos; 2. Construção de referências e estratégias de qualificação para o exercício profissional; 3. Diálogo com a sociedade e com o Estado.

6 Como devem ser feitas as teses
As teses devem ser propostas em consonância com o tema do VII CNP, classificadas por eixo. Possuem a seguinte estrutura: Eixo: Identificação da classificação em um dos três eixos do VII CNP. Tema da tese: Definição do tema a ser abordado na tese. Descrição da situação problema: Análise da realidade da Psicologia e apontamento das urgências e necessidades; aponta a problemática a ser enfrentada ou a situação a ser modificada. Diretriz(es) para ação do sistema conselhos: Indicação das diretrizes que estão sendo propostas; é a tese propriamente dita, que explicita a situação desejada, que deve ser buscada pelos Conselhos. A diretriz diz o que deve ser realizado para enfrentar a situação problema. Encaminhamentos: Apontamento dos encaminhamentos que devem ser dados pelos Conselhos Regionais e Federal; são sugestões de ações que buscam garantir a situação desejada. Ou seja, como garantir que as diretrizes sejam realizadas.

7 Por exemplo: FORMULÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE TESES AO VII CONGRESSO NACIONAL DA PSICOLOGIA Eixo: Construção de referências e estratégias de qualificação para o exercício profissional Tema da tese: A Formação e Capacitação do Psicólogo para atuação em saúde - SUS Descrição da situação problema (no máximo 200 palavras) Falta de preparação teórica e prática para a atuação do psicólogo no SUS e programa saúde família (PSF).

8 Diretriz(es) para ação do sistema conselhos (O que fazer) A inclusão da disciplina de saúde pública no currículo da graduação. A ampliação do campo de estágio na área de saúde pública. Encaminhamentos (Como fazer) Exigir a implantação das disciplinas de saúde pública na grade curricular. Os Conselhos Federal e Regional serem articuladores entre instituições formadoras e a rede de atendimento público. Realização de pesquisas a fim de traçar um perfil do profissional que atua na saúde pública, identificando suas necessidades quanto à formação e atuação no SUS.


Carregar ppt "Funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google