A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Presbitério de Guanabara 1º. Congresso de Presbíteros Oficina Responsabilidades do Presbítero Responsabilidades do Presbítero Pb. Marcelo Rodrigues dos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Presbitério de Guanabara 1º. Congresso de Presbíteros Oficina Responsabilidades do Presbítero Responsabilidades do Presbítero Pb. Marcelo Rodrigues dos."— Transcrição da apresentação:

1 Presbitério de Guanabara 1º. Congresso de Presbíteros Oficina Responsabilidades do Presbítero Responsabilidades do Presbítero Pb. Marcelo Rodrigues dos Santos IP Maracanã 30/04/2011

2 1º. Congresso de Presbíteros Responsabilidades do Presbítero Atos 20:17-38 Introdução Paulo e a sua estratégia missionária: a plantação de igrejas e a formação da liderança (At. 14:23) A pluralidade dos presbíteros em uma igreja e a evidência dos 2 tipos deste ofício: os regentes e os docentes (I Tm. 5:17) Manual Presbiteriano Art.25 - A Igreja exerce as suas funções na esfera da doutrina, governo e beneficência, mediante oficiais que se classificam em: a) ministros do Evangelho ou presbíteros docentes; b) presbíteros regentes; c) diáconos. § 1º - Estes ofícios são permanentes, mas o seu exercício é temporário.

3 1º. Congresso de Presbíteros Responsabilidades do Presbítero Atos 20:17-38 Manual Presbiteriano Art.50 - O Presbítero regente é o representante imediato do povo, por este eleito e ordenado pelo Conselho, para, juntamente com o pastor, exercer o governo e a disciplina e zelar pelos interesses da Igreja a que pertencer, bem como pelos de toda a comunidade, quando para isso eleito ou designado. Art.51 - Compete ao Presbítero: a) levar ao conhecimento do Conselho as faltas que não puder corrigir por meio de admoestações particulares; b) auxiliar o pastor no trabalho de visitas; c) instruir os neófitos, consolar os aflitos e cuidar da infância e da juventude; d) orar com os crentes e por eles; e) informar o pastor dos casos de doenças e aflições; f) distribuir os elementos da Santa Ceia; g) tomar parte na ordenação de ministros e oficiais; h) representar o Conselho no Presbitério, este no Sínodo e no Supremo Concílio.

4 1º Congresso de Presbíteros Responsabilidades do Presbítero – Uma ênfase devocional Atos 20:17-38 Paulo está finalizando a 3a. Viagem missionária, encaminhando-se para Jerusalém. Nesta jornada para uns poucos dias em Mileto, cerca de 45 Km de Éfeso. A igreja de Éfeso fora estabelecida por Paulo no começo desta viagem, passando 3 anos ali (At.19;20:31) O chamado dos presbíteros de Éfeso para um encontro especial (v.17)

5 1º. Congresso de Presbíteros Responsabilidades do Presbítero – Uma ênfase devocional 1.O Credenciamento para o ofício (v.18-26) Paulo era um raro homem que praticava o que pregava e falava o que vivia: Sigam-me, como eu sigo a Cristo. Imitem-me, como eu imito a Cristo. A síntese do ministério paulino: Anunciar todo o desígnio de Deus (v. 20,27); Para todos (v.21); De todas as formas (v.20b) Particular ou publicamente / A santa persuasão (I Cor. 9:22b) Paulo possuía as credenciais para o exercício de seu ofício (I Tm. 3:1-7, II Tm.2:15) Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras. Francisco de Assis

6 1º. Congresso de Presbíteros Responsabilidades do Presbítero – Uma ênfase devocional 2.A Exortação para o Exercício do Ofício (v.28-31) O cuidado pessoal : …atendei por vós (v.28) Robert Murray McCheyne, pastor escocês do século XIX, disse: A maior necessidade de meu rebanho é minha santidade pessoal. O terrível impacto do pecado do líder e a perda da saúde espiritual. O cuidado do rebanho:...e por todo o rebanho (v.28) A igreja é o rebanho de Deus, pertence a Ele e foi comprada por alto preço; O que é pago por algo é uma medida de sua importância (I Pd.1:18-19); O obreiro deve reconhecer o grande valor da igreja; O chamado do Espírito Santo para o sublime ofício.... Ovelhas não são aquelas criaturas totalmente limpas e fofas que aparentam ser. De fato, elas são sujas, sujeitas a pestes desagradáveis e regularmente precisam ser tratadas com produtos químicos para livrá-las dos piolhos, carrapatos e vermes. Elas também são tolas, desobedientes e rebeldes... E seus pastores perseverarão em cuidar delas somente se relembrarem quão valiosas elas são para Deus. John Stott

7 1º. Congresso de Presbíteros Responsabilidades do Presbítero – Uma ênfase devocional 2.A Exortação para o Exercício do Ofício (v.28-31) O trabalho pastoral (v.28) A alimentação espiritual do rebanho com a Palavra, a verdade revelada de Deus - Ensino; O exercício da disciplina; A proteção do rebanho (v.29,30). A guerra em duas frentes Em terminologia militar é o embate que toma lugar em duas frentes separadas geograficamente. Ex.: 2a Guerra Mundial e os alemães enfrentando os Aliados no Ocidente e a União Soviética no Oriente; as guerras árabe-israelenses. Paulo e o cenário de uma guerra em 2 frentes entre vós penetrarão lobos vorazes… de dentro se levantarão falsos mestres A profecia de Paulo sobre o embate em Éfeso, retratado nas cartas a Timóteo Exemplos na história da Igreja: Judaizantes, Arianismo e o Liberalismo teológicoJudaizantesArianismo A urgente necessidade: ensinar a verdade e combater o erro.

8 1º. Congresso de Presbíteros Responsabilidades do Presbítero – Uma ênfase devocional 3.O Suporte para tão grande tarefa (v.32) Paulo afirma que a comunhão com o Senhor e o conhecimento da Palavra de sua graça são hábeis para nos edificar espiritualmente e nos dar uma herança espiritual (II Tm. 2:15). Conclusão: Um presbítero fiel, digno de seu chamado é um homem… Comprometido com todo o conselho de Deus revelado nas Escrituras; Zeloso pela sua própria condição espiritual; Ciente do valor da igreja, rebanho de Deus, comprada com o sangue de Cristo; Com coragem e conhecimento para proteger o povo dos falsos ensinos e mestres; Que acredita que Deus pode usá-lo, apesar de suas inadequações, à medida que seu ministério seja fiel à Palavra.

9 1º. Congresso de Presbíteros Responsabilidades do Presbítero – Uma ênfase apologética Judaizantes – O cuidado com a sã doutrina Qual a diferença entre o ensino paulino e o dos judaizantes? O que levou à monumental disputa teológica da epístola aos Gálatas? Não foi apenas uma mera sutileza teológica. Os judaizantes criam que Jesus era o Messias, que ressuscitara dos mortos e que a fé em Cristo era necessária para a salvação. Então, qual era o problema? Eles criam que algo mais era necessário. Criam que o Cristo havia feito deveria sem completado pelo próprio esforço do crente. Tratava-se de uma diferença na ordem lógica dos passos para a salvação: Paulo (1) O homem crê em Cristo; (2) É justificado diante de Deus; (3) Passa a manter a lei de Deus. Judaizantes (1) O homem crê em Cristo; (2) Mantém a lei de Deus; (3) É justificado diante de Deus. A diferença entre dois tipos de religião: uma baseada na graça e outra no mérito. Referência: Machen, J. Gresham – Cristianismo e Liberalismo

10 1º. Congresso de Presbíteros Responsabilidades do Presbítero – Uma ênfase apologética Arianismo – Uma discussão sobre a identidade do Filho de Deus Ário (m. 335) foi um presbítero popular e ambicioso de Alexandria. Começou a pregar sermões, dar preleções e escrever cartas criticando a teologia e a liderança do bispo Alexandre. A principal característica de seu pensamento era que, em virtude de Deus ser um, Jesus não podia também ser verdadeiramente Deus. Para lidar com o testemunho bíblico a favor da condição elevada de Cristo, propôs que Jesus era o mais elevado dos seres criados por Deus. Na concepção ariana Cristo, embora fosse plenamente humano, não era plenamente divino. Nas ruas de Alexandria, Ário e seus seguidores marchavam levantando cartazes e entoando temas como: Tempo houve em que o Filho não existia. Este ensino foi condenado como herético no Concílio de Nicéia, em 325 d.C: Cremos em um só Deus Pai onipotente… em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado de seu Pai… da substância do Pai, Deus de Deus, luz de luz… gerado, não feito, consubstancial com o Pai… Referência: Olson, Roger – História da Teologia Cristã


Carregar ppt "Presbitério de Guanabara 1º. Congresso de Presbíteros Oficina Responsabilidades do Presbítero Responsabilidades do Presbítero Pb. Marcelo Rodrigues dos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google