A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIRCUITOS DE ILUMINAÇÂO E DE SINALIZAÇÂO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIRCUITOS DE ILUMINAÇÂO E DE SINALIZAÇÂO"— Transcrição da apresentação:

1 CIRCUITOS DE ILUMINAÇÂO E DE SINALIZAÇÂO

2 Estrutura atómica da matéria
A matéria quer se encontre no estado sólido, liquido ou gasoso é constituída por moléculas, as moléculas por átomos e os átomos por electrões, protões e neutrões. Os protões e os neutrões encontram-se no núcleo dos átomos. Os electrões têm carga eléctrica negativa e giram em órbitas electrónicas à volta do núcleo dos átomos. Os electrões das últimas órbitas electrónicas que conseguem sair ficam livres e designam-se por electrões livres. Órbita electrónica Electrão livre

3 Intensidade da corrente eléctrica
A intensidade da corrente eléctrica (I) é o movimento orientado desses electrões livres ao longo dos condutores eléctricos. Electrões livres Condutor eléctrico Os condutores eléctricos (cobre, prata, alumínio) têm muitos electrões livres por isso são usados para conduzir a corrente eléctrica. Os isoladores eléctricos (plástico, borracha, baquelite) não têm electrões livres por isso não conduzem a corrente eléctrica.

4 Tensão ou diferença de potencial
Para que haja um movimento orientado dos electrões livres é necessário aplicar ao condutor eléctrico uma tensão (U) através da utilização de um gerador eléctrico (pilha, bateria, dínamo ou alternador). Na figura vemos o gerador (bateria) que é responsável por criar uma tensão (U) ou diferença de potencial que vai ser responsável pelo movimento orientado dos electrões livres que se encontram nos condutores eléctricos e que ao passarem no filamento da lâmpada (receptor) vão provocar a emissão de luz.

5 Circuito eléctrico Qualquer circuito eléctrico é constituído por gerador, receptor, condutores eléctricos e geralmente por um aparelho de comando. Gerador Receptor Condutores Aparelho de comando Geradores de corrente contínua: Pilha, bateria de acumuladores ou dínamo. Gerador de corrente alternada: Alternador. Receptores: Lâmpada, campainha, motor, electrodomésticos. Aparelhos de comando: Interruptor, botão de pressão. Condutores eléctricos: Condutor de cobre com um isolamento exterior de plástico.

6 Simbologia Pilha Campainha Bateria de acumuladores Motor Dínamo
Um circuito eléctrico é representado por um esquema eléctrico através de símbolos. + _ Pilha Campainha Bateria de acumuladores Motor Dínamo Interruptor Alternador Botão de pressão Lâmpada Condutor M + _ G _ G ~

7 Esquemas eléctricos Um interruptor a comandar uma lâmpada.
+ _ O circuito eléctrico está aberto porque o interruptor não permite a passagem da corrente eléctrica logo a lâmpada estará apagada. + _ O circuito eléctrico está fechado porque o interruptor permite a passagem da corrente eléctrica logo a lâmpada estará acesa.

8 Receptores ligados em série
+ _ 9 Volt 3 Volt Os receptores são ligados uns a seguir aos outros. Inconvenientes da ligação em série de receptores: Se um dos receptores avariar (por exemplo uma lâmpada fundir) a corrente eléctrica já não passa para os outros receptores ou seja, o circuito fica interrompido para os restantes receptores. A tensão aplicada pelo gerador ao circuito divide-se pelo número de receptores.

9 Receptores ligados em paralelo
+ _ 9 Volt Nó ou derivação Os receptores são ligados uns aos terminais dos outros. Vantagens da ligação em paralelo dos receptores: Se um dos receptores avariar (por exemplo uma das lâmpadas fundir) os outros continuam a funcionar porque a corrente continua a poder passar por eles. A tensão aplicada pelo gerador ao circuito é a tensão que fica aplicada em cada receptor independentemente do seu número. Por estes motivos é que todos os receptores das nossas casas estão ligados em paralelo.

10 Esquema multifilar Um interruptor a comandar uma lâmpada de incandescência, 230 V ~ N F Caixa de derivação Terminal ou borne Tensão aplicada ao circuito: 230 Volt Tipo de corrente eléctrica: Corrente alternada O Neutro (N) vai ligar directamente ao receptor ou receptores. A Fase (F) vai ligar ao aparelho de comando, sai do aparelho de comando e vai ligar ao receptor ou receptores. O receptor só funciona quando lhe chega o Neutro (N) e a Fase (F).

11 Esquema multifilar Um interruptor a comandar duas lâmpadas de incandescência. 230 V ~ N F Observar que os receptores estão ligados em paralelo.

12 Esquema multifilar O interruptor 1 comanda a lâmpada 1 e o interruptor 2 comanda a lâmpada 2. 1 2 N 230 V ~ F 1 2

13 Esquema multifilar Botão de pressão a comandar uma campainha.
230 V ~ 8 V N F Transformador A função do transformador é baixar a tensão de 230 Volt para 8 Volt, já que nos circuitos de sinalização os receptores funcionam com uma tensão reduzida.

14 Esquema multifilar Ligação de tomadas monofásicas com terra.
230 V ~ N F Terra A cor azul do isolamento do condutor identifica o Neutro (N). A cor preta ou castanha do isolamento do condutor identifica a Fase (F). A cor verde/amarela do isolamento do condutor identifica o condutor de terra.

15 Lucínio Preza de Araújo
Multímetro O multímetro é um aparelho de medida que permite medir a Intensidade da corrente eléctrica, a Tensão ou diferença de potencial, a Resistência eléctrica, verificar a continuidade eléctrica, etc. Grandeza eléctrica Unidade Intensidade da corrente eléctrica (I) Ampére (A) Tensão ou diferença de potencial (U) Volt (V) Resistência eléctrica (R) Ohm () Lucínio Preza de Araújo


Carregar ppt "CIRCUITOS DE ILUMINAÇÂO E DE SINALIZAÇÂO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google