A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema ATP-CP Ricardo Becker Medicina Esportiva USP – 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema ATP-CP Ricardo Becker Medicina Esportiva USP – 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema ATP-CP Ricardo Becker Medicina Esportiva USP – 2012

2 Sistema ATP-CP Também chamado de sistema anaeróbico-alático ou sistema da fosfocreatina. Sistema de fornecimento de energia baseado na utilização dos estoques de fosfocreatina nos músculos. Assim como o ATP, a fosfocreatina possui grande quantidade de energia que é liberada quando a ligação é clivada entre as moléculas de creatina e fosfato.

3

4 Sistema ATP-CP Ao se exercitar, as reservas de ATP são imediatamente clivadas, aumentando a quantidade de ADP e Pi livres. O aumento de ADP é o sinal para a ativação da creatinafosfatoquinase (CPK), que é o responsável pela clivagem da fosfocreatina, liberando a energia necessária para a ressíntese do ATP.

5 Sistema ATP-CP Os depósitos de fosfagênio se esgotarão após cerca de 10 segundos de um exercício de intensidade máxima. 

6 Sistema ATP-CP O sistema ATP-CP, supre a energia de no máximo segundos para os exercícios de curta duração (lançamentos, chutes)

7 Sistema ATP-CP De segundos, nos de maior duração (corridas de m, provas de natação de 50 m, saltos de grande amplitude e levantamento de peso).

8 Sistema ATP-CP  A fosfocreatina pode ser ressintetizada, a partir de Pi e creatina (C), através da energia liberada pela desintegração de ATP, proveniente da rota aeróbia, principalmente. Isso ocorre durante a recuperação do exercício

9 Sistema ATP-CP Cada kg de músculo esquelético possui 3 a 8 mmol de ATP e 4 a 5 vezes mais de PCr. O ritmo máximo de transferência de energia pelos fosfatos de alta energia ultrapassa em 4 a 8vezes a transferência máxima de energia do metabolismo aeróbico. No recorde dos 100m por Osain Bolt, da Jamaica (9,72 s) em 31 de maio de 2008, o corredor não consegue manter a velocidade máxima por toda a corrida.

10 Obrigado


Carregar ppt "Sistema ATP-CP Ricardo Becker Medicina Esportiva USP – 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google