A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clima e cultura de escola In Vasconcelos, F. N. (1999) Projecto Educativo, Teoria e prática nas escolas. Lisboa: Texto Editora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clima e cultura de escola In Vasconcelos, F. N. (1999) Projecto Educativo, Teoria e prática nas escolas. Lisboa: Texto Editora."— Transcrição da apresentação:

1 Clima e cultura de escola In Vasconcelos, F. N. (1999) Projecto Educativo, Teoria e prática nas escolas. Lisboa: Texto Editora

2 A escola é uma organização; Constituída por actores; Cada um deles cria um sistema de representações acerca das organizações onde trabalha

3 Quando os professores mudam frequentemente de escola, são levados a tecer considerações acerca de umas e de outras; Se um clima resulta dos elementos atmosféricos, o clima das organizações sofre a influência de todos os elementos que a constituem; Daí resultam as características chave da instituição – O SEU CLIMA.

4 Algumas variáveis são possíveis para avaliar os climas de escola, tais como: A estrutura da organização, as suas regras e as suas limitações; A autonomia dos professores na tomada de decisões; O apoio sentido pelos actores sociais no seu trabalho; As relações interpessoais vividas na escola; As motivações, a capacidade da escola para motivar os professores; A implicação de todos os participantes na determinação dos objectivos da organização.

5 Na escola têm particular importância: As relações sociais; A influência que o estilo de liderança pode ter na vida da escola.

6 Se estivesse a realizar um estudo sobre o clima de escola… Que questões utilizaria para auscultar As formas de participação dos professores nas actividades da escola?

7 Vasconcelos, F. N. (1999) Projecto Educativo, Teoria e prática nas escolas. Lisboa: Texto Editora: 91.

8 Vasconcelos, F. N. (1999) Projecto Educativo, Teoria e prática nas escolas. Lisboa: Texto Editora: 110.

9 In Alves, Esmeralda (2003) Observação, Participação e Relação Educativa – Implicações do Projecto Educativo no Clima de Escola. Tese de Mestrado: Universidade do Algarve. P. 19.

10 In Alves, Esmeralda (2003) Observação, Participação e Relação Educativa – Implicações do Projecto Educativo no Clima de Escola. Tese de Mestrado: Universidade do Algarve. P. 47.

11 In Alves, Esmeralda (2003) Observação, Participação e Relação Educativa – Implicações do Projecto Educativo no Clima de Escola. Tese de Mestrado: Universidade do Algarve. P. 48.

12


Carregar ppt "Clima e cultura de escola In Vasconcelos, F. N. (1999) Projecto Educativo, Teoria e prática nas escolas. Lisboa: Texto Editora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google