A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Procedimentos Intervencionistas Vasculares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Procedimentos Intervencionistas Vasculares"— Transcrição da apresentação:

1 Procedimentos Intervencionistas Vasculares

2 Embolização Embolização transcateter é um procedimento que usa abordagem angiográfica para criar um êmbolo em um vaso, restringindo desse modo o fluxo sanguíneo: Cessar um afluxo de sangue para um local de patologia; Reduzir o fluxo sanguíneo para uma estrutura e tumor altamente vascularizados; Interromper sangramentos; Fornecer quimioterápicos.

3 Embolização de Leiomiomas
Os miomas são formações nodulares que se desenvolvem na parede muscular do útero e comumente são chamados de tumores benignos; Mioma NÃO É CÂNCER e não é perigoso! Dor e sangramentos intensos; Pode simular uma gravidez de 5 ou 6 meses.

4 Epidemiologia O mioma uterino é o tumor benigno que mais comumente afeta as mulheres; Estima-se que entre 40 a 80% das mulheres na idade reprodutiva são portadoras de mioma; Um terço requer tratamento devido à presença de sintomas; Entre 1980 e 1993 foram realizadas cerca de oito milhões de histerectomias nos EUA; Custo anual estimado para tratamento de mulheres portadoras de miomatose uterina nos Estados Unidos gira em torno de três bilhões de dólares; Sem considerar os gastos relacionados à morbidade nem ao afastamento da mulher da sua atividade profissional.

5 Embolização da Artéria Uterina
Leiomiomas

6 Embolização da Artéria Uterina
Leiomiomas

7 Embolização da Artéria Uterina
Anatomia

8 Embolização da Artéria Uterina
Trata fibróides sintomáticos; Elimina a dor e sangramento; “Substitui” a histerectomia; Distensão abdominal com sensação de peso ou pressão na pelve; Dor pélvica, abdominal, nas costas ou nas pernas. Dor durante as relações sexuais; Sensação de pressão na bexiga com vontade constante de urinar; Constipação.

9 Embolização da Artéria Uterina
França nos anos 90; Um ginecologista francês, o Dr. Jacques Ravina; As observações clínicas iniciais do Dr. Ravina foram publicadas na prestigiosa revista médica The Lancet em 1995; Desde então a embolização vem sendo aplicada clinicamente em numerosas instituições ao redor do mundo como uma alternativa, com extraordinário sucesso, para o tratamento da miomatose sintomática.

10 Procedimento Embolização da AU

11 Procedimento Embolização da AU

12 Procedimento Embolização da AU

13 Procedimento Embolização da AU
PRÉ PÓS

14 Procedimento Embolização da AU
PRÉ PÓS

15 Procedimento Embolização da AU

16 Procedimento Embolização da AU

17 Procedimento Embolização da AU
Pacientes que podem fazer embolização: pacientes que se encontram próximas da menopausa; 2) pacientes que já foram submetidas à miomectomia e voltaram a apresentar sintomas; 3) pacientes com desejo de manter a fertilidade; 4) pacientes que já entraram na menopausa e usam tratamento de reposição hormonal.

18 Procedimento Embolização da AU
Vantagens da embolização com relação à cirurgia? 1. É um procedimento realizado com anestesia local. 2. Não deixa cicatriz ou seqüela externa. 3. Pode ser feito em regime ambulatorial ou, no máximo, necessita de um único dia de internação. 4. A recuperação é muito rápida, permitindo que as pacientes retornem às suas atividades habituais apenas de três a quatro dias após o procedimento. 5. É altamente eficaz para controlar os sintomas provocados pelos miomas. 6. Trata o útero de forma universal, isto é, trata todos os miomas ao mesmo tempo. 7. Os efeitos terapêuticos são permanentes, o que raramente torna necessário um procedimento adicional. 8. Preserva o útero e a possibilidade de fertilidade. 9. Permite a terapia de reposição hormonal, se necessária.


Carregar ppt "Procedimentos Intervencionistas Vasculares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google