A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formatando a página.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formatando a página."— Transcrição da apresentação:

1 Formatando a página

2 Margens esquerda e superior são configuradas com o valor de 3 cm, enquanto as margens direita e inferior recebem o valor de 2 cm.

3

4

5 O papel: ajustar o Tamanho do papel para A4

6

7

8 Formatando a fonte Para a digitação do texto deverá ser ajustada a Fonte para Times New Roman, Estilo da Fonte Normal, Tamanho 12 , Cor da Fonte Automático (preta). Para as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas, será utilizado o Tamanho 10.

9

10

11 Formatando o parágrafo
O espaço simples é o espaço em que normalmente os documentos word estão ajustados. Este espacejamento será utilizado nas citações de mais de três linhas, nas notas de referência, as legendas das ilustrações e tabelas, a ficha catalográfica, a natureza do trabalho, objetivo, o nome da instituição a que é submetida e a área de concentração.

12 O espaço duplo será utilizado para a digitação de todo o texto, para separar as referências no final do trabalho (digitadas em espaço simples), separar os títulos das subseções do texto que os precedem ou os sucedem.

13

14

15 Na folha de rosto e na folha de aprovação, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetida e a área de concentração devem ser alinhados do meio da mancha para margem direita.

16

17

18 Citações de mais de três linha, deve-se observar o recuo de 4 cm da margem esquerda
.

19

20

21 Notas de rodapé As notas devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda. Se for utilizado o recurso de inserir cabeçalho e rodapé, o texto aparecerá em todas as folhas. Se for utilizado o recurso de inserir nota, não atende as normas da ABNT.

22 Por isso, sugerimos utilizar o recurso de inserir caixa de texto.
A numeração da nota de rodapé deve ser sobrescrito.

23

24

25

26

27

28 Alguns teclados possuem o recurso para a introdução imediata.
Para os teclados que não possuem este recurso, utilizar: Alt para o Nr ¹ Alt para o Nr ² Alt para o Nr ³

29 Numerando as páginas Para fim de numeração, contaremos todas as folhas do trabalho após a folha de rosto, porém somente receberão número a partir da primeira folha da parte textual. Por isso as folhas sem numeração devem ser confeccionadas em um arquivo a parte do principal, pois o Word sempre contará estas folhas, não havendo recurso para cumprir a norma. A Fonte utilizada é a Nr 10.

30

31

32

33

34 Posição do Número Existe a necessidade de formatar a posição do número, que deverá permanecer a 2 cm da borda superior e a 2 cm da borda direita da folha. Obs: ajustar a impressora para o tamanho do papel.

35

36

37 Numeração progressiva
Para atender as normas, sugerimos fazer a numeração manualmente, desabilitando os recursos que realizam a numeração automática.

38

39

40

41 São utilizados os algarismos arábicos, limitados até a seção quinária, alinhados com as margens esquerdas, separadas somente por um espaço, antes do título. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando os recursos de negritos, itálico ou grifo, caixa alta ou versal e outro.

42

43

44 Inserção e Formatação de Tabelas
Observar que tabela é diferente de quadro.

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55 Citação e Referência

56 Citação Citação é a menção, no texto, de uma informação colhida de outra fonte. Utilizada para dar credibilidade sobre as questões defendidas.

57 Citação citação de citação: citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Utiliza-se a expressão Apud, que significa citado por.

58

59 Citação Citação direta: transcrição textual da obra do autor consultado. Citação indireta: texto baseado na obra consultado.

60 Diferenças entre sistema de chamada e referência

61 Sistema de chamada Sistema de chamada: indicam no texto as citações.
Sistema autor-data

62 Sistema autor-data São posicionadas junto ao texto.

63 Referência Referência: o conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento e que permitem sua identificação individual.

64 Referências A lista de referências deve ser apresentadas em ordem alfabética de autores, pessoais ou entidades, e títulos, ao final do trabalho; mesmo quando apresentadas em nota de rodapé, aparecerão também repetidas na lista ao final do trabalho.

65

66 Documentos Convencionais
Livro Folheto Trabalhos acadêmicos

67 Erros comuns Textos com dados técnicos sem a citação de onde pesquisou os dados e a referência.

68

69

70

71

72

73 Entrevista Citação: (OSMAR, 2006) Referência
OSMAR, Ricardo M. Entrevista realizada no Sistema de Informações Geográficas da Amazônia, Manaus, AM, em 23 mai

74 Erros comuns Citação direta com uma página e meia.
Fazer resumo do texto transformando em citação indireta.

75 Erros comuns Citação de um único autor.
A pesquisa deve ser realizada em diversas obras, procurando autores reconhecidos.

76 Erros comuns Cópia de dados manual, exemplo: Plano de Emprego da Artilharia. Cita no texto e coloca o plano como anexo. Se o documento foi confeccionado pelo autor, fará parte do trabalho como apêndice.

77 Conclusão: Leiam a ATAD (Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Dissertações e Teses; utilizem corretamente o método; busquem os seus orientadores.


Carregar ppt "Formatando a página."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google