A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 31 – Reprodução e Embriologia Humana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 31 – Reprodução e Embriologia Humana"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 31 – Reprodução e Embriologia Humana
Prof. Alan Alencar

2 Reprodução Assexuada x Reprodução Sexuada
Reprodução é “processo pelo qual os seres vivos perpetuam suas espécies através do tempo e do espaço, produzindo outros seres semelhantes a si mesmo.” REPRODUÇÃO ASSEXUADA: É o tipo de reprodução que não envolve gametas masculinos e femininos. Esse processo leva à formação de descendentes geneticamente iguais entre si e aos seus ancestrais, formando o que podemos chamar clone.

3 Reprodução Assexuada x Reprodução Sexuada
REPRODUÇÃO SEXUADA: O que caracteriza a reprodução  sexuada é a ocorrência de células especializadas ( gametas) que ao se unirem formam um novo ser.  Esta reprodução permite uma variabilidade das espécies, pois há recombinação genética.

4 Gametogênese Processo de formação de gametas nas GÔNADAS.
Espermatogênese: produção de espermatozoides nos testículos. Ovogênese: produção de ovócitos nos ovários. ESPERMATOGÊNESE:

5 Gametogênese ESPERMATOZOIDE:

6 Gametogênese OVOGÊNESE:

7 Desenvolvimento embrionário

8 Desenvolvimento embrionário

9 Anexo Embrionários Durante a gestação, que dura em média 9 meses, formam-se estruturas encarregadas de proteger e nutrir o embrião, os anexos embrionários. SACO AMNIÓTICO: bolsa d’água na qual o bebê fica mergulhado, sendo protegido contra choques mecânicos, pressões que a barriga da mãe podem sofrer e regula a temperatura corporal. PLACENTA: estrutura que liga o feto com a mãe, permitindo a troca de gases, nutrientes e excretas da mãe para o bebê. A placenta e o feto estão unidos pelo cordão umbilical.

10 O nascimento na espécie humana
O nascimento do bebê, geralmente, ocorre após nove meses de gestação, podendo ser antes do prazo previsto (prematuro). O momento do parto pode ser anunciado e percebido por: Cólicas: conhecidas como “dores do parto” devido às contrações da musculatura uterina. Rompimento do saco amniótico: conhecido como “rompimento da bolsa” no qual ocorre o extravasamento do líquido no seu interior. O parto normal pode ocorre em três fases: Dilatação do útero; Saída do bebê; Expulsão da placenta.

11 O nascimento na espécie humana


Carregar ppt "Capítulo 31 – Reprodução e Embriologia Humana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google