A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACÇÃO DE FORMAÇÃO ASTRONOMIA IV

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACÇÃO DE FORMAÇÃO ASTRONOMIA IV"— Transcrição da apresentação:

1 ACÇÃO DE FORMAÇÃO ASTRONOMIA IV
SONDAS CASSINI/HUYGENS

2 Objectivos da missão Cassini-Huygens é projectada para tentar responder a muitos dos mistérios não resolvidos que se levantam das observações precedentes, como: Qual é a fonte do calor dentro de Saturno que produz 87 por cento mais energia do que o planeta absorve da luz solar? Qual é a origem dos anéis de Saturno? Qual a origem das cores dos anéis? Há mais luas? Como se explica que a lua Enceladus tenha uma superfície anormalmente lisa? Qual é a origem do lado material orgânico escuro da cobertura da lua Iapetus? que reacções químicas estão a ocorrer na atmosfera de Titan? Qual é a fonte do metano, um composto associado à actividade biológica na terra, que é abundante na atmosfera de Titan? Há algum oceano em Titan? Alguns compostos orgânicos mais complexos e as moléculas ' pre-pre-biotic ' existem em Titan?

3 Explorar Saturno e Titan, lua misteriosa de Saturno
Factos históricos Christiaan conhecido Huygens ( ) era um cientista holandês que descobriu Titan, a maior lua de Saturno e, em 1655. Jean-Dominique italiano Cassini ( ) descobriu os satélites Iapetus, Rhea, Tethys e Dione de Saturnian. Em 1675 descobriu o que é sabido hoje como ' a divisão de Cassini ', a abertura estreita que separa anéis de Saturno.  

4 TRAJECTORIA DAS SONDAS
A nave espacial de 5.6-toneladas, Cassini-Huygens fez quatro manobras de apoio gravítico. Estas manobras foram: Vénus (Abril 1998), Vénus (Junho 1999), Terra (Agosto 1999), e Júpiter (Dezembro 2000). Em Dezembro 2004, para o fim da terceira órbita de Cassini em torno de Saturno, a ponta de prova de Huygens foi ejectada num cruzeiro de 22-dias a Titan. Huygens alcançou Titan em 14 Janeiro 2005.

5 A ponta de prova de Huygens mede 2,7 metros medidos transversalmente e, é construída como uma concha: um escudo duro para proteger um interior delicado das temperaturas extremas experimentadas durante a descida através da atmosfera de Titan.   Consiste em duas porções: o módulo do conjunto da entrada e o módulo da descida.    

6 Módulo é protector da descida de Huygens
Módulo é protector da descida de Huygens. O módulo do conjunto da entrada carrega o equipamento para controlar Huygens após a separação de Cassini, e tem um protector que funciona como um freio e protecção térmica. O módulo da descida contem os instrumentos científicos. A ponta de prova usará três pára-quedas diferentes em ordem durante a descida.

7 A descrição Cassini-Huygens é uma missão da junção NASA/ESA/ASI
A descrição Cassini-Huygens é uma missão da junção NASA/ESA/ASI. A nave espacial de Cassini da NASA permanecerá na orbita de Saturno por quatro anos, fazendo um exame extensivo ao planeta, seus anéis e suas luas. A ponta de prova do ESA Huygens é a primeira a aterrar em um mundo no sistema solar exterior - na superfície de Titan. Os dados Cassini e Huygens podem oferecer indícios sobre de como a vida começou na terra.

8 Lançamento a 15 de Outubro de 1997 (Titan-IVB/Centaur no Cape Canaveral, Estados Unidos).

9 Cassini-Huygens são as maiores naves espaciais interplanetária construídas até hoje.
A gravidade-ajuda de dois balanços em redor de Vénus, e um da Terra, forneceu o equivalente a quilogramas do combustível de foguete.

10 Passagem pela Terra (Apoio gravítico)

11 Saturno e seus anéis e satélites

12 Durante a longa viagem a Saturno, os cientistas do ESA 'acordaram' a ponta de prova de Huygens a cada seis meses para certificar-se de que tudo fosse bem.

13 Cassini-Huygens passa pela abertura nos anéis de Saturno
Cassini fará órbitas em torno de Saturno, durante quatro anos Emitirá dados valiosos à Terra que nos ajudarão a compreender a vasta região Saturniana.

14 Titan é um dos objectos mais misteriosos do nosso sistema solar.
É a segunda maior lua e a única com uma atmosfera rica em metano e nitrogénio ou azoto. Os peritos pensam que sua atmosfera se assemelha àquela de uma terra muito jovem

15 A 14 de Janeiro de 2005 (09:00 UT) - Huygens encontrou as franjas superiores da atmosfera de Titan, começando sua descida e aterrando na superfície aproximadamente dois e meias horas mais tarde.

16 A ponta de prova de Huygens pode suportar temperaturas até
18 000°C na frente do protector de calor. O calor gerado quando a Huygens viajou através da grossa atmosfera de gás de Titan era imenso.

17 Huygens foi libertada da Cassini em 25 Dezembro 2004.
Em 14 janeiro 2005, entrou na atmosfera de Titan, a maior lua de Saturno, e desceu através do pára-quedas na sua superfície misteriosa.

18

19 Imagens do solo de Titan

20

21 Durante sua estada, Cassini realizará 75 órbitas ao planeta ringed, 44 próximos voe-bys da lua misteriosa Titan, e numerosos voe-bys de outras luas geladas de Saturno.

22 Descida através da atmosfera de Titan (sons)
Esta gravação é uma reconstrução em laboratório dos sons ouvidos pelos microfones de Huygens. Diversas amostras de sons, feitas em horas diferentes durante a descida, são combinados aqui junto e dão uma reprodução realística do que um astronauta a viajar na placa Huygens ouviria durante um minuto da descida através da atmosfera de Titan.

23 chave datas da missão de Cassini-Huygens   11 junho 2004 (19:32 UT) - V- da lua a mais adicional que orbita Saturno, Phoebe, em uma altura de 2000 quilômetros 1 julho cruzamento do plano do anel de Saturno durante a seqüência crítica da inserção da órbita de Saturno da nave espacial (SOI) 25 dezembro 2004 (02:00 UT) - a ponta de prova de Huygens separa do orbiter de Cassini e começa sua viagem 22-day a Titan


Carregar ppt "ACÇÃO DE FORMAÇÃO ASTRONOMIA IV"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google