A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Everaldo Costa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - BAHIANA Disciplina de Infectologia Everaldo Costa – Prof. Adjunto Dengue no sudeste da Ásia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Everaldo Costa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - BAHIANA Disciplina de Infectologia Everaldo Costa – Prof. Adjunto Dengue no sudeste da Ásia."— Transcrição da apresentação:

1 Everaldo Costa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - BAHIANA Disciplina de Infectologia Everaldo Costa – Prof. Adjunto Dengue no sudeste da Ásia - WHO

2 Everaldo Costa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - BAHIANA Disciplina de Infectologia Everaldo Costa – Prof. Adjunto Dengue no sudeste da Ásia - WHO

3 Everaldo Costa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - BAHIANA Disciplina de Infectologia Everaldo Costa – Prof. Adjunto Letalidade do d engue na Ásia - WHO

4 Everaldo Costa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - BAHIANA Disciplina de Infectologia Everaldo Costa – Prof. Adjunto Definição: doença viral aguda, sistêmica, cujo espectro de manifestações clínicas vai da forma assintomática a formas graves como a febre hemorrágica e a síndrome de choque por dengue. Pode ocorrer mais de uma vez no mesmo indivíduo por ter como agentes etiológicos quatro tipos de vírus. Definição: doença viral aguda, sistêmica, cujo espectro de manifestações clínicas vai da forma assintomática a formas graves como a febre hemorrágica e a síndrome de choque por dengue. Pode ocorrer mais de uma vez no mesmo indivíduo por ter como agentes etiológicos quatro tipos de vírus. Etiologia: vírus pertence à família Flaviriridae, gênero Flavivirus. Apresenta quatro sorotipos antigenicamente diferentes: DEN 1, DEN 2, DEN 3, DEN 4. Etiologia: vírus pertence à família Flaviriridae, gênero Flavivirus. Apresenta quatro sorotipos antigenicamente diferentes: DEN 1, DEN 2, DEN 3, DEN 4._________________ BRITO, CAA; MIRANDA FILHO, DB. Condutas em doenças infecciosas. Melo HR (e). MEDSI, 2004.

5 Everaldo Costa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - BAHIANA Disciplina de Infectologia Everaldo Costa – Prof. Adjunto O primeiro estímulo antigênico (primoinfecção) provoca sensibilização do sistema imune envolvendo linfócitos T e B. Sorotipos compartilham epítopos comuns e é por isso que a primoinfecção por um sorotipo resulta em imunidade temporária, que pode ser de dois meses a um ano, aos demais sorotipos (reação imune cruzada). O primeiro estímulo antigênico (primoinfecção) provoca sensibilização do sistema imune envolvendo linfócitos T e B. Sorotipos compartilham epítopos comuns e é por isso que a primoinfecção por um sorotipo resulta em imunidade temporária, que pode ser de dois meses a um ano, aos demais sorotipos (reação imune cruzada).____________________ BRITO, CAA; MIRANDA FILHO, DB. Condutas em doenças infecciosas. Melo HR (e). MEDSI, 2004.

6 Everaldo Costa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - BAHIANA Disciplina de Infectologia Everaldo Costa – Prof. Adjunto A imunidade é definitiva para o sorotipo infectante. Supõe-se que em uma segunda infecção ocorra interação do novo vírus com os anticorpos formados para o outro sorotipo e uma rápida ativação e proliferação de células T previamente sensibilizadas, lise de monócitos infectados pelos vírus da dengue, bem como produção de anticorpos (cerca de 10 vezes maior) e formação de imunocomplexos. A imunidade é definitiva para o sorotipo infectante. Supõe-se que em uma segunda infecção ocorra interação do novo vírus com os anticorpos formados para o outro sorotipo e uma rápida ativação e proliferação de células T previamente sensibilizadas, lise de monócitos infectados pelos vírus da dengue, bem como produção de anticorpos (cerca de 10 vezes maior) e formação de imunocomplexos.__________________________________ BRITO, CAA; MIRANDA FILHO, DB. Condutas em doenças infecciosas. Melo HR (e). MEDSI, 2004.

7 Everaldo Costa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - BAHIANA Disciplina de Infectologia Everaldo Costa – Prof. Adjunto Essas células T e monócitos ativados liberam aminas vasoativas e citocinas como interferon-gama, interleucina(IL)2, IL 6, fator de necrose tumoral-alfa (TNF-α). A ativação do complemento ocorre pela ação de citocinas e presença de imunocomplexos com liberação de C3 e C5a. A conseqüência final do efeito sinérgico desses elementos liberados é uma retração endotelial e conseqüente aumento da permeabilidade vascular com perda de líquido para o espaço extravascular e hipovolemia, podendo haver hipotensão e choque. Essas células T e monócitos ativados liberam aminas vasoativas e citocinas como interferon-gama, interleucina(IL)2, IL 6, fator de necrose tumoral-alfa (TNF-α). A ativação do complemento ocorre pela ação de citocinas e presença de imunocomplexos com liberação de C3 e C5a. A conseqüência final do efeito sinérgico desses elementos liberados é uma retração endotelial e conseqüente aumento da permeabilidade vascular com perda de líquido para o espaço extravascular e hipovolemia, podendo haver hipotensão e choque.________________________ BRITO, CAA; MIRANDA FILHO, DB. Condutas em doenças infecciosas. Melo HR (e). MEDSI, 2004.

8 Everaldo Costa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - BAHIANA Disciplina de Infectologia Everaldo Costa – Prof. Adjunto Parece haver uma associação de fatores que explicam por que só uma parcela de infectados por mais de um sorotipo desenvolve FHD: Parece haver uma associação de fatores que explicam por que só uma parcela de infectados por mais de um sorotipo desenvolve FHD: Suscetibilidade genética do hospedeiro. Suscetibilidade genética do hospedeiro. Interação com fatores ambientais. Interação com fatores ambientais. Diferenças na virulência dos sorotipos de vírus. Diferenças na virulência dos sorotipos de vírus. Carga viral. Carga viral._______________________ BRITO, CAA; MIRANDA FILHO, DB. Condutas em doenças infecciosas. Melo HR (e). MEDSI, 2004.


Carregar ppt "Everaldo Costa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - BAHIANA Disciplina de Infectologia Everaldo Costa – Prof. Adjunto Dengue no sudeste da Ásia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google