A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Naturais Turma A 8º Ano Ano Lectivo 2006/2007 Autores: Ângela Mota Nº6 Sandra Araújo Nº22.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Naturais Turma A 8º Ano Ano Lectivo 2006/2007 Autores: Ângela Mota Nº6 Sandra Araújo Nº22."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Naturais Turma A 8º Ano Ano Lectivo 2006/2007 Autores: Ângela Mota Nº6 Sandra Araújo Nº22

2 A poluição é a contaminação do meio ambiente pelos desperdícios humanos. O conceito de água poluída compreende não só as modificações das propriedades físicas, químicas e biológicas da água, mas também a adição de substâncias líquidas, sólidas ou gasosas capazes de tornar as águas impróprias para os diferentes usos a que se destinam. A poluição da água esta associada a diversos factores: - ao aumento da população - ao desenvolvimento urbanístico - e à expansão industrial.

3 A poluição da água pode ter várias origens: Térmica ; Biológica ; Sedimentar ; Química.

4 Origem Biológica: A poluição biológica é causada geralmente por detritos orgânicos susceptíveis à fermentação. Os detritos são representados principalmente por esgoto domiciliares e despejo industrial. Os processos biológicos que ocorrem em ambientes aquáticos são responsáveis pela degradação dessas substâncias. Podem ser subdivididos em dois grupos: aeróbios e anaeróbios.

5 Origem Térmica: Consiste no aquecimento das águas naturais pela introdução de águas quentes utilizadas na refrigeração de refinarias, siderúrgicas e indústrias diversas. A poluição térmica combinada e reforçada com outras formas de poluição pode empobrecer o ambiente de forma imprevisível.

6 Origem Sedimentar: Resulta do acumulo de partículas em suspensão. Esses sedimentos poluem de várias maneiras: Os sedimentos bloqueiam a entrada dos raios solares na lâmina de água, interferindo na fotossíntese das plantas aquáticas e diminuindo a capacidade dos animais aquáticos de vir e encontrar comida. Os sedimentos também conduzem poluentes químicos e biológicos neles absorvidos.

7 Origem Biológica : É talvez, a mais problemática de todas as formas de poluição aquática, é causada pela presença de produtos químicos nocivos ou indesejáveis. Seus efeitos podem ser subtis e levar muito tempo para serem sentidos.

8 A poluição da água pode ser gerada através de várias situações : Poluição por fertilizantes agrícolas; Poluição por esgotos doméstico e industrial; Poluição por compostos orgânicos sintéticos; Poluição por petróleo.

9 Poluição por fertilizantes agrícolas

10 Poluição por esgotos doméstico e industrial

11 Poluição por compostos orgânicos sintéticos

12 Poluição por metais pesados

13 Poluição por petróleo O petróleo vaza e se espalha no mar ou no rio. A mancha recobre a superfície das águas e mata o fitoplâncton e o zooplâncton. Sem a luz do sol as algas param de fazer fotossíntese.

14 A quantidade de oxigénio diminui e outras espécies acabam morrendo. Os peixes da superfície morrem por intoxicação e falta de oxigénio. Peixes que vivem no fundo e se alimentam de resíduos, morrem envenenados Poluição por petróleo

15 As aves marinhas ficam com o corpo impregnado de óleo. O óleo penetra no bulho causando intoxicação. Mesmo as aves tratadas acabam morrendo. Deixam de reter o ar entre as penas e morrem afogadas ao mergulhar.

16 Controle da poluição Evitar poluir novamente o meio ambiente. Ter consciência da necessidade de diminuir o volume de detritos gerados. Proteger áreas de mananciais da ocupação humana. Implantar métodos mais eficientes de irrigação minimizando o desperdício da água utilizada na agricultura.

17


Carregar ppt "Ciências Naturais Turma A 8º Ano Ano Lectivo 2006/2007 Autores: Ângela Mota Nº6 Sandra Araújo Nº22."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google