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08-11-2013 Economia I Contabilidade 1 Unidade 8 COMPETIÇÃO IMPERFEITA I PARTE MONOPÓLIO Causas do monopólio. Maximização do lucro em monopólio monopólio.

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1 Economia I Contabilidade 1 Unidade 8 COMPETIÇÃO IMPERFEITA I PARTE MONOPÓLIO Causas do monopólio. Maximização do lucro em monopólio monopólio. O preço mark-up. Efeito dos impostos sobre o lucro do monopólio

2 Economia I Contabilidade CONCEITOS DA UNIDADE 8:. O que diferencia um mercado de concorrência perfeita dum mercado de concorrência imperfeita?. O que significa poder de mercado?. Como se revela esse poder?. Porque é que um monopólio (oligopólio) é ineficiente?.. Falhas de mercado.Necessidade dos mercados serem regulamentados

3 COMPETIÇÃO IMPERFEITA PODER DE MERCADO PRODUTO HETEROGÉNEO: DIFERENCIAÇÃO COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO INFORMAÇÃO ASSIMÉTRICA Economia I Contabilidade 3

4 COMPETIÇÃO IMPERFEITA MODELOS:MONOPÓLIOOLIGOPÓLIO COMPETIÇÃO MONOPOLISTA Economia I Contabilidade 4

5 Economia I Contabilidade àguas CP Monopólio Vestuário marca Competição Monopolista TMN, Optimus Vodafone… Oligopólio Nº de empresas? Competição perfeita leite Prod hortícolas Tipo de produtos? Produtos Idênticos Produtos diferenciados Uma empresa Algumas empresas Muitas empresas Os quatro tipos de estrutura de mercado

6 Economia I Contabilidade 6 Monopólio Puro Um único produtor (vendedor). A curva de procura que um monopolio enfrenta tem inclinação descendente Deste modo, o monopolista pode modificar o preço de mercado ajustando o nível de produção.

7 Economia I Contabilidade 7 Monopólio Puro Nível de produção, q $/unid.prod. p(q) Maior quantidade produzida diminui o preço de mercado, p(q).

8 Economia I Contabilidade 8 Monopólio Puro Suponha que o monopolio pretende maximizar o lucro Qual o nível de produção q* que maximiza o lucro?

9 Economia I Contabilidade 9 Monopólio Puro Maximizando o lucro em ordem a q Assim, para q = q*,

10 Economia I Contabilidade 10 q $ R(q) = p(q)q Curva de receita total

11 Economia I Contabilidade 11 $ R(q) = p(q)q c(q) Curvas de Receita e custo q

12 Economia I Contabilidade 12 Profit-Maximization $ R(q) = p(q)q c(q) q (q)

13 Economia I Contabilidade 13 Profit-Maximization $ R(q) = p(q)q c(q) q (q) q*

14 Economia I Contabilidade 14 Profit-Maximization $ R(q) = p(q)q c(q) q (q) q*

15 Economia I Contabilidade 15 Profit-Maximization $ R(q) = p(q)q c(q) q (q) q*

16 Economia I Contabilidade 16 Profit-Maximization $ R(q) = p(q)q c(q) q (q) q* O nível de produção que maximiza o lucro o declive das curvas de receita e de custo total são iguais: Rm(q*) = Cm(q*).

17 Economia I Contabilidade 17 Receita marginal A receita marginal dá-nos o incremento de receita pelo aumento de uma unidade de produção q.

18 Economia I Contabilidade 18 Receita marginal dp(q)/dq dá-nos o declive da inversa da função de procura. Assim dp(q)/dq < 0. Para q > 0.

19 Economia I Contabilidade 19 Receita marginal Exemplo: Se p(q) = a - bq então Rt(q) = p(q)q = (a-bq)*q = aq - bq2 E assim, Rm (q) = a - 2bq < a - bq = p(q) Para q > 0. p(q) = a - bq a q a/b Rm(q) = a - 2bq a/2b

20 Economia I Contabilidade 20 Custo marginal Custo marginal é o incremento do custo total pelo aumento de uma unidade de produção. Exemplo Se c(q) = F + q + q 2 então

21 Economia I Contabilidade 21 Custo marginal F q q c(q) = F + q + q 2 $ Cm(q) = + 2 q $/Unid prod

22 Economia I Contabilidade 22 Maximização do lucro Exemplo O Nível optimo q*, Rm(q*) = Cm(q*). Assim se p(q) = a - bq e c(q) = F + q + q 2 então E o nível d eprodução que maximiza o lucro é

23 Economia I Contabilidade 23 E o preço de mercado será

24 Economia I Contabilidade 24 $/unid produção q Cm(q) = + 2 q p(q) = a - bq Rm(q) = a - 2bq a

25 Economia I Contabilidade 25 $/unid prod q Cm(q) = + 2 q p(q) = a - bq Rm(q) = a - 2bq a

26 Economia I Contabilidade 26 $/unid prod q Cm(q) = + 2 q p(q) = a - bq Rm(q) = a - 2bq a

27 Economia I Contabilidade 27 Preço de monopólio e elasticidade do preço na função de procura Suponha que o mercado se torna menos sensível às mudanças de preço (ie a elasticidade preço- quantidade da procura fica menos negativa. Poderá o monopólio explorar esta situação?

28 Conceito de elasticidade da procura Elasticidade da procura: variação percentual da quantidade procurada por variação percentual do preço: (d(q)/q) /(dp(q)/p) = (d(q)/p) *(p/dp(q)) Elasticidade (procura) = d(q) /dp(q) * p/q = p/q* d(q)/dp(q) Economia I Contabilidade 28

29 Economia I Contabilidade 29 Preço de monopólio e elasticidade do preço na função de procura Elasticidade preço quantidade da procura é assim

30 Economia I Contabilidade 30 Preço de monopólio e elasticidade do preço na função de procura Suponha que o custo marginal é constante. Na maximização do lucro No qual Se e = -3 então p(q*) = 3k/2, e se e = -2 então p(q*) = 2k. Assim, logo que e aumenta até -1 o monopólio diminui o seu nível De produção de modo a que o preço de monopólio aumente.

31 Economia I Contabilidade 31 Preço de monopólio e elasticidade do preço na função de procura Isto é, O monopolio maximiza a sua produção escolhendo Um nível de produção onde a função de procura for elastica.

32 Economia I Contabilidade 32 O preço de monopolio situa-se acima do preço de competição perfeita. Definimos a quantidade de P m que excede P pc como o mark-up. Quanto o monopólio poderá fazer de mark-up e como é determinado? Vamos estabelecer a associação entre o mark-up e a elasticidade preço-quantidade da função de procura, d. Mark-up pricing

33 Economia I Contabilidade 33 A elasticidade preço-quantidade da função de procura mede a percentagem de variação da procura em resultado de uma quebra de 1% do preço do bem … d = -(P/q)( q/ P) Quanto maior for a sensibilidade dos consumidores a uma alteração do preço, mais elástica é a procura e maior d. Quanto menor for a sensibilidade dos consumidores a uma alteração do preço, menos elástica é a procura e menor d. Preço Mark-up

34 Economia I Contabilidade 34 Então em monopóio Rm=Cm. e Cm = Rm = P+q( P/ q) Cm = Rm = P+q( P/ q) Cm = P+q( P/ q)(P/P) Cm = P+P(q/P)( P/ q) P = Cm+P(1/ d ) P = Cm+P(1/ d ) O mark-up do monopolio acima de Pc é: P(1/ d ). Mais (menos) elástica for a procura menor (maior) é o mark-up. Preço Mark-up

35 Economia I Contabilidade 35 Rearranjando a expressão: (P-Cm)/P = 1/ d É o Indice de Lerner do poder de mercado Mede a variação de preço relativamente ao custo marginal O indice de lerner será maior (menor), mais (menos) elastica for a procura. O índice de Lerner do poder de mercado

36 Economia I Contabilidade 36 Efeito dos Impostos sobre o lucro do monopolio $/unid produção q Cm(q) p(q) Rm(q) Cm(q) + t t q* p(q*)

37 Carlos Arriaga 37 Economia política Ineficiência do monopólio p' m p 0 Q' m Quantity per period c Sc = Cmarg = CTM D = RM RM m m b a c Q' c Dollars per unit

38 Economia I Contabilidade 38 Efeito dos Impostos sobre o lucro do monopolio $/unid prod q Cm(q) p(q) Rm(q) Cm(q) + t t q* p(q*) qtqt p(q t ) Um aumento de imposto aumenta o preço e uma diminuição da quantidade procurada

39 Conclusão A concentração dá poder de mercado e contraria a concorrência Os monopólios naturais são situações especiais em que devido a custos elevados, o mercado não comporta mais do que uma empresa. Os monopólios e oligopólios geram ineficiências, isto é, há uma parte dos recursos que não são aproveitados. O bem estar social não se encontra maximizado em monopólio ou oligopólio. A regulamentação torna-se necessária para evitar a anti- concorrência e abuso de poder Economia I Contabilidade 39


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