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Unidade 8 COMPETIÇÃO IMPERFEITA

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Apresentação em tema: "Unidade 8 COMPETIÇÃO IMPERFEITA"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 8 COMPETIÇÃO IMPERFEITA
I PARTE MONOPÓLIO Causas do monopólio . Maximização do lucro em monopólio . O preço mark-up . Efeito dos impostos sobre o lucro do monopólio Economia I Contabilidade

2 CONCEITOS DA UNIDADE 8: . O que diferencia um mercado de concorrência perfeita dum mercado de concorrência imperfeita? . O que significa poder de mercado? . Como se revela esse poder? . Porque é que um monopólio (oligopólio) é ineficiente? . Falhas de mercado .Necessidade dos mercados serem regulamentados Economia I Contabilidade

3 COMPETIÇÃO IMPERFEITA
PODER DE MERCADO PRODUTO HETEROGÉNEO: DIFERENCIAÇÃO COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO INFORMAÇÃO ASSIMÉTRICA Economia I Contabilidade

4 COMPETIÇÃO IMPERFEITA
MODELOS: MONOPÓLIO OLIGOPÓLIO COMPETIÇÃO MONOPOLISTA Economia I Contabilidade

5 Os quatro tipos de estrutura de mercado
Nº de empresas? Uma empresa Algumas empresas Muitas empresas Tipo de produtos? Produtos diferenciados Produtos Idênticos Vestuário marca Competição Monopolista Competição perfeita leite Prod hortícolas àguas CP Monopólio TMN, Optimus Vodafone… Oligopólio Economia I Contabilidade

6 Economia I Contabilidade
Monopólio Puro Um único produtor (vendedor). A curva de procura que um monopolio enfrenta tem inclinação descendente Deste modo, o monopolista pode modificar o preço de mercado ajustando o nível de produção. Economia I Contabilidade

7 Economia I Contabilidade
Monopólio Puro $/unid.prod. Maior quantidade produzida diminui o preço de mercado, p(q). p(q) Nível de produção, q Economia I Contabilidade

8 Economia I Contabilidade
Monopólio Puro Suponha que o monopolio pretende maximizar o lucro Qual o nível de produção q* que maximiza o lucro? Economia I Contabilidade

9 Economia I Contabilidade
Monopólio Puro Maximizando o lucro em ordem a q Assim, para q = q*, Economia I Contabilidade

10 Economia I Contabilidade
Curva de receita total $ R(q) = p(q)q q Economia I Contabilidade

11 Curvas de Receita e custo
$ R(q) = p(q)q c(q) q Economia I Contabilidade

12 Economia I Contabilidade
Profit-Maximization $ R(q) = p(q)q c(q) q P(q) Economia I Contabilidade

13 Economia I Contabilidade
Profit-Maximization $ R(q) = p(q)q c(q) q* q P(q) Economia I Contabilidade

14 Economia I Contabilidade
Profit-Maximization $ R(q) = p(q)q c(q) q* q P(q) Economia I Contabilidade

15 Economia I Contabilidade
Profit-Maximization $ R(q) = p(q)q c(q) q* q P(q) Economia I Contabilidade

16 Economia I Contabilidade
Profit-Maximization $ R(q) = p(q)q c(q) q* q O nível de produção que maximiza o lucro o declive das curvas de receita e de custo total são iguais: Rm(q*) = Cm(q*). P(q) Economia I Contabilidade

17 Economia I Contabilidade
Receita marginal A receita marginal dá-nos o incremento de receita pelo aumento de uma unidade de produção q. Economia I Contabilidade

18 Economia I Contabilidade
Receita marginal dp(q)/dq dá-nos o declive da inversa da função de procura. Assim dp(q)/dq < 0. Para q > 0. Economia I Contabilidade

19 Economia I Contabilidade
Receita marginal Exemplo: Se p(q) = a - bq então Rt(q) = p(q)q = (a-bq)*q = aq - bq2 E assim, Rm (q) = a - 2bq < a - bq = p(q) Para q > 0. a p(q) = a - bq q a/2b a/b Rm(q) = a - 2bq Economia I Contabilidade

20 Economia I Contabilidade
Custo marginal Custo marginal é o incremento do custo total pelo aumento de uma unidade de produção. Exemplo Se c(q) = F + aq + bq2 então Economia I Contabilidade

21 Economia I Contabilidade
Custo marginal $ c(q) = F + aq + bq2 F q $/Unid prod Cm(q) = a + 2bq a q Economia I Contabilidade

22 Maximização do lucro Exemplo
O Nível optimo q*, Rm(q*) = Cm(q*). Assim se p(q) = a - bq e c(q) = F + aq + bq2 então E o nível d eprodução que maximiza o lucro é Economia I Contabilidade

23 Economia I Contabilidade
E o preço de mercado será Economia I Contabilidade

24 Economia I Contabilidade
$/unid produção a p(q) = a - bq Cm(q) = a + 2bq a q Rm(q) = a - 2bq Economia I Contabilidade

25 Economia I Contabilidade
$/unid prod a p(q) = a - bq Cm(q) = a + 2bq a q Rm(q) = a - 2bq Economia I Contabilidade

26 Economia I Contabilidade
$/unid prod a p(q) = a - bq Cm(q) = a + 2bq a q Rm(q) = a - 2bq Economia I Contabilidade

27 Preço de monopólio e elasticidade do preço na função de procura
Suponha que o mercado se torna menos sensível às mudanças de preço (ie a elasticidade preço-quantidade da procura fica menos negativa. Poderá o monopólio explorar esta situação? Economia I Contabilidade

28 Conceito de elasticidade da procura
Elasticidade da procura: variação percentual da quantidade procurada por variação percentual do preço: (d(q)/q) /(dp(q)/p) = (d(q)/p) *(p/dp(q)) Elasticidade (procura) = d(q) /dp(q) * p/q = p/q* d(q)/dp(q) Economia I Contabilidade

29 Preço de monopólio e elasticidade do preço na função de procura
Elasticidade preço quantidade da procura é assim Economia I Contabilidade

30 Preço de monopólio e elasticidade do preço na função de procura
Suponha que o custo marginal é constante. Na maximização do lucro No qual Se e = -3 então p(q*) = 3k/2, e se e = -2 então p(q*) = 2k. Assim, logo que e aumenta até -1 o monopólio diminui o seu nível De produção de modo a que o preço de monopólio aumente. Economia I Contabilidade

31 Preço de monopólio e elasticidade do preço na função de procura
Isto é, O monopolio maximiza a sua produção escolhendo Um nível de produção onde a função de procura for elastica. Economia I Contabilidade

32 Economia I Contabilidade
Mark-up pricing O preço de monopolio situa-se acima do preço de competição perfeita . Definimos a quantidade de Pm que excede Ppc como o mark-up. Quanto o monopólio poderá fazer de “mark-up” e como é determinado? Vamos estabelecer a associação entre o mark-up e a elasticidade preço-quantidade da função de procura, d. Economia I Contabilidade

33 Economia I Contabilidade
Preço Mark-up A elasticidade preço-quantidade da função de procura mede a percentagem de variação da procura em resultado de uma quebra de 1% do preço do bem … d = -(P/q)(q/P) Quanto maior for a sensibilidade dos consumidores a uma alteração do preço, mais elástica é a procura e maior d. Quanto menor for a sensibilidade dos consumidores a uma alteração do preço, menos elástica é a procura e menor d. Economia I Contabilidade

34 Economia I Contabilidade
Preço Mark-up Então em monopóio Rm=Cm. e Cm = Rm = P+q(P/q) Cm = P+q(P/q)(P/P) Cm = P+P(q/P)(P/q) P = Cm+P(1/d) O mark-up do monopolio acima de Pc é: P(1/d). Mais (menos) elástica for a procura menor (maior) é o mark-up. Economia I Contabilidade

35 O índice de Lerner do poder de mercado
Rearranjando a expressão: (P-Cm)/P = 1/d É o Indice de Lerner do poder de mercado Mede a variação de preço relativamente ao custo marginal O indice de lerner será maior (menor), mais (menos) elastica for a procura. Economia I Contabilidade

36 Efeito dos Impostos sobre o lucro do monopolio
$/unid produção p(q) Cm(q) + t p(q*) t Cm(q) q* q Rm(q) Economia I Contabilidade

37 Ineficiência do monopólio
Dollars per unit b c p Sc = Cmarg = CTM c D = RM RMm Q'm Q'c Quantity per period Carlos Arriaga Economia política

38 Efeito dos Impostos sobre o lucro do monopolio
$/unid prod Um aumento de imposto aumenta o preço e uma diminuição da quantidade procurada p(q) p(qt) Cm(q) + t p(q*) t Cm(q) qt q* q Rm(q) Economia I Contabilidade

39 Economia I Contabilidade
Conclusão A concentração dá poder de mercado e contraria a concorrência Os monopólios naturais são situações especiais em que devido a custos elevados, o mercado não comporta mais do que uma empresa. Os monopólios e oligopólios geram ineficiências, isto é, há uma parte dos recursos que não são aproveitados. O bem estar social não se encontra maximizado em monopólio ou oligopólio. A regulamentação torna-se necessária para evitar a anti-concorrência e abuso de poder. Economia I Contabilidade


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