A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mestrado em Educação Didáctica da Matemática FCUL-ESELx Metodologia de Investigação I João Filipe Matos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mestrado em Educação Didáctica da Matemática FCUL-ESELx Metodologia de Investigação I João Filipe Matos."— Transcrição da apresentação:

1 Mestrado em Educação Didáctica da Matemática FCUL-ESELx Metodologia de Investigação I João Filipe Matos

2 15 semanas em aulas de 2.5 horas semanais (total de 37.5 horas) tempo semanal de 3 horas de leitura e preparação pretende constituir um espaço de aprendizagem em que os mestrandos são imersos no campo da investigação em educação através fundamentalmente de (i) leitura, análise e discussão de trabalhos de investigação, e (ii) exposição a princípios, estratégias e modalidades de realizar e organizar investigação em educação.

3 Finalidades: Introduzir os mestrandos às questões chave da investigação em educação Proporcionar oportunidades aos mestrandos para desenvolver a capacidade de ler, compreender e avaliar investigação em educação Desenvolver a capacidade de analisar criticamente a validade, fidedignidade e possibilidade de generalização de resultados de investigação Desenvolver conhecimentos e capacidades necessárias para conduzir uma investigação em educação

4 Contribuir para a compreensão dos elementos chave de um design e de um plano de investigação Contribuir para a compreensão de questões metodológicas de instrumentação, recolha de dados, análise de dados e interpretação Contribuir para o desenvolvimento de sensibilidade e compreensão das questões de natureza ética envolvidas na investigação em educação Apoiar a preparação da tese de Mestrado subsequente à parte curricular do curso

5 Objectivos para os mestrandos: Compreensão dos princípios, paradigmas e elementos base de uma investigação que inclua ou não um campo empírico Compreensão, apreciação crítica e planeamento de designs de investigação no quadro de um determinado problema Capacidade de operacionalização dos propósitos de uma investigação e formulação de questões de investigação Apreciação crítica de artigos de investigação Compreensão das questões éticas envolvidas na investigação

6 Capacidade de discutir e planear metodologias apropriadas, a instrumentação, a amostra / participantes e o estilo de investigação relativamente a um dado problema Capacidade de seleccionar e/ou adaptar instrumentos de investigação (e.g. guiões de observação, de entrevista, questionários, testes) Desenvolver a compreensão sobre os problemas envolvidos na análise de dados de natureza qualitativa.

7 26 SetApresentação dos objectivos, temas, métodos de trabalho e de avaliação na disciplina. A investigação em educação. Princípios, paradigmas e bases 3 OutObjecto de investigação. Metodologias e métodos. Formulação de problemas e questões de investigação. Papel da teoria na investigação. O campo teórico e o campo empírico. Elementos de uma investigação. 10 OutFenomenologia, interaccionismo simbólico, etnometodologia. Identificação de diferentes metodologias de investigação 17 OutSurvey, estudo experimental, estudos de correlação, estudos interpretativos, estudos etnográficos, estudos de caso. Investigação narrativa, histórias de vida. Investigação-acção

8 24 Out Recolha de dados no campo empírico. Estratégias e problemas. A instrumentação e a sua adequação ao problema e às questões. Guiões de entrevista e de observação, questionários, escalas, testes. 31 Out Aula de Fundamentos da Didáctica da Matemática 7 Nov A Entrevista. Problemas e estratégias. 14 Nov A Observação. Problemas e estratégias. 21 Nov Análise de dados qualitativos. Estratégias e problemas 28 Nov Análise de dados qualitativos. Estratégias e problemas. 5 Dez Narrativa.

9 12 Dez Análise de dados qualitativos. O QRS.NUDIST como recurso de trabalho. 19 Dez Recolha de dados no campo teórico. A noção de revisão da literatura. 9 Jan Critérios de qualidade na investigação em educação. Validade interna e externa; fidedignidade. Avaliação e legitimação da investigação. 16 Jan Representação e relato da investigação. A audiência e os estilos de relato da investigação. Problemas e estratégias de representação.

10 Avaliação A avaliação das actividades desenvolvidas pelos mestrandos na disciplina assume um carácter eminentemente formativo. Valoriza-se o trabalho presencial no âmbito das actividades realizadas em grupo e individualmente. Acrescenta-se a esta avaliação a elaboração de um ensaio crítico incidindo sobre um artigo de investigação numa área a escolher pelo mestrando (guião disponível no site da disciplina).

11 Recursos É colocado à disposição dos mestrandos um conjunto de recursos bibliográficos (textos e partes de capítulos de livros) no respectivo dossier da disciplina (organizar com o grupo). O site da disciplina na internet reflecte o desenvolvimento das aulas e oferece recursos adicionais resultantes das direcções de trabalho de diferentes grupos na turma.

12 Livros referidos explicitamente nas aulas: André, M. (1995). Etnografia da prática escolar. São Paulo. Papirus. Bodgan, R. & Biklen, S. (1994/1991). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e métodos. Porto: Porto Editora. Brown, A. & Dowling, P. (1998). Doing research / reading research: A mode of interrogation for educatíon. London: Falmer Press. Cohen, L., Manion, L. & Morrison, K. (2000). Research methods in education. New York: Routledge. Delamont, S. (1992). Fieldwork in educational settíngs. London: Falmer Press. Denzin, N. & Lincoln, Y. (1994). Handbook of qualitative research. Newbury Park: Sage. Goetz, J. & LeCompte, M. (1984/1988). Etnografia e diseño qualitativo en investigación educativa. Madrid: Morata. Lessard-Hebert, M., Goyette, G. & Boutin, G. (1990). Investigação qualitativa - Fundamentos e Práticas. Lisboa: Instituto Piaget. Miles, M. & Huberman, A. (1994). Qualitative data analysis. Thousand Oaks: Sage. Silva, M. I. (1996). Práticas educativas e construção de saberes. Lisboa: HE. Spradley, J. (1979). The ethnographic interview. New York: Holt, Rinehart & Winston. Tuckman, B. (1994/2000). Manual de investigação em educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

13 Centro de Investigação da FCUL Edif. C4, piso 0 R/C

14


Carregar ppt "Mestrado em Educação Didáctica da Matemática FCUL-ESELx Metodologia de Investigação I João Filipe Matos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google