A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Jovens no Mundo O Suicídio. O que é o Suicídio? O suicídio é um acto que consiste em pôr fim à própria vida. Para a maioria das religiões o suicídio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Jovens no Mundo O Suicídio. O que é o Suicídio? O suicídio é um acto que consiste em pôr fim à própria vida. Para a maioria das religiões o suicídio."— Transcrição da apresentação:

1 Os Jovens no Mundo O Suicídio

2 O que é o Suicídio? O suicídio é um acto que consiste em pôr fim à própria vida. Para a maioria das religiões o suicídio é um pecado e ao mesmo tempo um crime. Por outro lado, há quem veja o suicídio como uma maneira digna de se escapar a algumas situações humilhantes.

3 Sintomas do suicídio ComportamentosPensamentos e emoções Infringe as leis; Mudança de comportamento; Impulsividade; Escreve sobre a morte e o suicídio; Auto-mutilação. Sente-se muito triste ou culpado; Rejeição Ansiedade e fadiga; Falta de dignidade; Solidão – falta de apoio familiar e dos amigos;

4 Estas frases pretendem informar de forma rápida numa perspectiva médico-psicológica: Quando uma pessoa pensa ou diz: Não tenho razão para viver (…); Não tenho vontade de viver; Morrer seria um alívio; Tenho ideia de pôr fim à vida. Outros Sintomas

5 O Suicídio pode ser evitado Muita gente pensa que o suicídio é uma livre escolha da pessoa, que é como uma manifestação da sua autonomia, mas isso está errado; o suicídio é em geral, expressão final de um estado mental deprimido, produzido normalmente por uma doença que é possível de tratar. É necessário reconhecer as principais ideias de suicídio que são de facto: expressão de uma doença que tem remédio. Pensar no suicídio é o pensamento de pôr fim à sua própria vida (é um sintoma das depressões). Quando alguém se encontra numa situação de depressão é urgente que conte ao seu médico ou a uma pessoa em que confia.

6 Reconhecer o risco e evitá-lo Há muitos estudos sobre factores de risco do suicídio. O mais importante é, sem dúvida, a doença mental. Quando não são tratadas as depressões mais graves são doenças que podem levar ao suicídio. Doenças como a esquizofrenia, crises ansiosas graves, a necessidade de álcool e outras drogas podem levar ao suicídio, quando não são tratadas ou conduzem a situações de desespero prolongado. Quando se junta a uma doença psiquiátrica o isolamento da pessoa, a falta de apoios, a falta de tratamento e complicações aparentemente insolúveis no viver, os riscos para um caso desesperado podem aumentar mais.esquizofrenia

7 Causas do suicídio Abuso físico ou sexual; Morte de um amigo ou familiar; Mau aproveitamento escolar; Desemprego; Vergonha e desonra; Desilusões amorosas; Problemas de trabalho; Medo do futuro;…

8 Métodos para o suicídio O método escolhido por um indivíduo para suicidar-se frequentemente é determinado pela disponibilidade e por factores culturais. Os métodos frequentes são: 1ª- revolver (tiro); 2ª- enforcamento; 3ª- overdose 3ª- saltar de um edifício ou penhasco; 4ª- auto-mutilação

9 Tratamento das Tentativas de Suicídio Remoção do máximo possível da droga ou veneno do organismo, impedindo a sua absorção e acelerando a sua excreção; Monitorização dos sinais vitais e tratamento dos sintomas, para manter o indivíduo vivo; Ingerir um antídoto, quando se conhece exactamente a droga ingerida e se o antídoto existir.

10 Impacto do Suicídio Um suicídio consumado tem um forte impacto emocional em todos os envolvidos. A família, os amigos e o médico do suicida podem sentir culpa, vergonha e remorsos por não terem conseguido evitar o acto. Também podem sentir raiva contra aquele que se suicidou.

11 Estatísticas do Suicídio No Mundo, no ano 2000, pessoas suicidaram-se. O suicídio é cometido mais frequentemente pelos homens do que pelas mulheres. O numero de tentativas com sucesso é maior nos homens do que nas mulheres, pois os homens usam métodos mais violentos (enforcamento, revólver), mas as mulheres a maior parte das vezes suicidam-se por intoxicação de medicamentos.

12 Estatística de suicídio por overdose de medicamentos

13 Esquizofrenia A Esquizofrenia é uma doença mental grave, que caracteriza-se por uma colecção de sintomas, entre os quais realçam alterações do pensamento, alucinações auditivas, delírios, embotamento emocional, com perda de contacto com a realidade, causando um desfuncionamento social crónico. O que é?


Carregar ppt "Os Jovens no Mundo O Suicídio. O que é o Suicídio? O suicídio é um acto que consiste em pôr fim à própria vida. Para a maioria das religiões o suicídio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google