A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Procura_PALavras (P_PAL): Um software para avaliação de palavras do Português Europeu Ana Paula Soares, Montserrat Comesaña, José João Almeida, Alberto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Procura_PALavras (P_PAL): Um software para avaliação de palavras do Português Europeu Ana Paula Soares, Montserrat Comesaña, José João Almeida, Alberto."— Transcrição da apresentação:

1 Procura_PALavras (P_PAL): Um software para avaliação de palavras do Português Europeu
Ana Paula Soares, Montserrat Comesaña, José João Almeida, Alberto Simões & Álvaro Sanroman Iriarte Universidade do Minho

2 Conteúdos O que é? Para que serve? Quem envolve? O que implicará?

3 P-PAL (Procura - PALavras)
O que é? P-PAL (Procura - PALavras) Uma base lexical que contenha informações relevantes (objectivas e subjectivas) sobre palavras do PE Uma ferramenta electrónica que suporte a base lexical, e que disponibilize tais informações num formato user-friendly e disponibilizado gratuitamente a partir de um web-site. Recurso com inúmeras aplicações Linguística Inteligência Artificial (Proces. de Linguagem Natural) Neurociências cognitivas…

4 O que é? Base lexical Repositório de informações sobre cada palavra de uma dada língua…. frequência de uso da palavras número de letras, fonemas, sílabas, pronunciação da palavra,... distância semântica entre palavras, co-ocorrência de palavras,... Baseia-se na análise de amostras reais de produção linguística (oral e escrita) das pessoas de um dado idioma (Corpora) Ferramenta de uso incontornável na investigação científica actual nos mais variados campos (psicolinguística, linguística, neurociências…)

5 Realização de estudos que utilizam palavras como estímulos:
Para que serve? Realização de estudos que utilizam palavras como estímulos: Comportamentais (TRs e % acerto) movimentos oculares (Eye Tracker) medidas de neuroimagem (ERP, fMRI)

6 Já disponível em várias línguas…
O que é? Já disponível em várias línguas… MRC Psycholinguistic Database LEXIQUE: A French Lexical Database CELEX: A Dutch lexical database (CD-ROM) LEXESP: Léxico informatizado del español (CD-ROM)

7 O que é? Adaptação do software N-Watch (Davis, 2005)

8 O que é?

9 Adaptado para o Espanhol (B-PAL) e para o Basco (E-Hitz)
O que é? Adaptado para o Espanhol (B-PAL) e para o Basco (E-Hitz) Na adaptação para o PE, o P-PAL permitirá: analisar listas de palavras previamente constituídas pelo investigador nos índices psicolinguísticos considerados relevantes para a investigação (ex. frequência, estrutura, familiaridade, imaginabilidade, vizinhos ortográficos/fonológicos…) obter listas de palavras de palavras que obedeçam aos critérios psicolinguísticos previamente definidos pelo investigador.

10 Projecto claramente inter-disciplinar…
Quem envolve? Projecto claramente inter-disciplinar… Ana Paula Soares Montserrat Comesaña Linguística Psicolinguística PLN José João Almeida Alberto Simões Álvaro Iriarte

11 Contratação 3 bolseiros de investigação para as 3 áreas
O que implicará? Contratação 3 bolseiros de investigação para as 3 áreas Linguística Psicolinguística PLN

12 Bolseiro para a Psicolinguística
O que implicará? Bolseiro para a Psicolinguística Habilitações: mestrado Duração: 1 ano (renovável a três) Pode funcionar como doutoramento Tarefas planeamento e condução dos estudos normativos dos índices psicolinguísticos subjectivos incluídos na base recolha de dados a nível nacional tratamento estatístico dos dados 12

13 Bolseiro para a Lexicografia
O que implicará? Bolseiro para a Lexicografia Habilitações: licenciatura Duração: 1 ano Tarefas compilação e análise de vários corpora do PE definição das entradas lexicais para a base inserção semi-automática de informação linguística base (a partir da qual outra será calculada) verificação e correcção da base 13

14 Bolseiro para Proc. de Ling. Natural
O que implicará? Bolseiro para Proc. de Ling. Natural Habilitações: licenciatura Duração: 1 ano (renovável até três) Pode funcionar como dissertação de mestrado Tarefas compilação e análise de vários corpora do PE definição das entradas lexicais para a base desenvolvimento das aplicações para a computação dos índices derivados da informação base construção do interface do software construção do web-site 14


Carregar ppt "Procura_PALavras (P_PAL): Um software para avaliação de palavras do Português Europeu Ana Paula Soares, Montserrat Comesaña, José João Almeida, Alberto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google