A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de Professores: um percurso através da matemática para a infância. Correspondendo Portugal e Brasil Departamento de Ciências da Educação Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de Professores: um percurso através da matemática para a infância. Correspondendo Portugal e Brasil Departamento de Ciências da Educação Universidade."— Transcrição da apresentação:

1

2 Formação de Professores: um percurso através da matemática para a infância. Correspondendo Portugal e Brasil Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro

3 Brasil Oficina Pedagógica de Matemática - USP Portugal Universidade de Aveiro Jardins Infância de Aveiro e São João da Madeira

4 O que é? Projecto de Investigação e Formação de professores Projecto de Investigação e Formação de professores Projecto de intercâmbio cultural entre Portugal e Brasil Projecto de intercâmbio cultural entre Portugal e Brasil Projecto que privilegia a partilha de formação e experiências entre educadores e crianças, através das Tecnologias da Informação e da Comunicação Projecto que privilegia a partilha de formação e experiências entre educadores e crianças, através das Tecnologias da Informação e da Comunicação

5 Porquê matemática? Lacunas na formação inicial dos educadores de infância na área da matemática Lacunas na formação inicial dos educadores de infância na área da matemática Desmistificação da matemática como algo longínquo, de difícil acesso, com conteúdos estanques e desligados de um contexto histórico e cultural Desmistificação da matemática como algo longínquo, de difícil acesso, com conteúdos estanques e desligados de um contexto histórico e cultural

6 Participantes Portugal Coordenadores: 3 Coordenadores: 3 J. Infância: 14 J. Infância: 14 Educadores: 28 Educadores: 28 Crianças: 600 Crianças: 600 Brasil Coordenadores: 7 J. Infância: 7 Educadores: 48 Crianças:1692

7 Objectivos do Projecto Reflectir sobre a acção pedagógica; Reflectir sobre a acção pedagógica; Compreender a importância da interacção como facilitadora do desenvolvimento e da aprendizagem; Compreender a importância da interacção como facilitadora do desenvolvimento e da aprendizagem; Compreender que educadores e crianças são co- responsáveis na construção do conhecimento; Compreender que educadores e crianças são co- responsáveis na construção do conhecimento; Desenvolver diferentes competências de comunicação Desenvolver diferentes competências de comunicação

8 Desenvolver diferentes competências de comunicação Educador/Criança ConquistaInovaçãoInteracção Porquê?

9 O Projecto 1ª Fase: -Formação de Educadores em contexto de escola. 2ª Fase: -Actividades de correspondência entre Portugal e Brasil; -Proposta de realização de uma vídeo-conferência

10 3ª Fase: I Fórum Luso-Brasileiro de Matemática na Infância.

11 4ª Fase Intensificação da utilização das TIC pelas crianças e educadores, com o objectivo de desenvolver comunidades de aprendizagem que optimizem a qualidade da intervenção em educação de infância; Realização de vídeo-conferência; Realização de vídeo-conferência; Construção de um site sobre o projecto. Construção de um site sobre o projecto.

12 Comunicação Acessibilidade Acessibilidade Facilidade Facilidade Eficácia Eficácia Esforço económico Esforço económico

13 Comunicação Humanização Humanização Emoção Afectividade Autenticidade

14 ? ? ? Comunicação Projecto Distância

15 Formação de Professores: um percurso através da matemática para a infância. Correspondendo Portugal e Brasil Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro


Carregar ppt "Formação de Professores: um percurso através da matemática para a infância. Correspondendo Portugal e Brasil Departamento de Ciências da Educação Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google