A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A TEORIA Z E A ESCOLA W. Ouchi. As principais características da Teoria Z são: Desenvolvimento de uma cultura de empresa tendente à criação de valores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A TEORIA Z E A ESCOLA W. Ouchi. As principais características da Teoria Z são: Desenvolvimento de uma cultura de empresa tendente à criação de valores."— Transcrição da apresentação:

1 A TEORIA Z E A ESCOLA W. Ouchi

2 As principais características da Teoria Z são: Desenvolvimento de uma cultura de empresa tendente à criação de valores e objectivos comuns; Desenvolvimento de uma cultura de empresa tendente à criação de valores e objectivos comuns; Sentido de pertença a uma comunidade organizacional (obtido, entre outros, através do emprego de longa duração, do contacto de cada trabalhador com diferentes sectores da empresa e da circulação ampla de informação por todos os membros; Sentido de pertença a uma comunidade organizacional (obtido, entre outros, através do emprego de longa duração, do contacto de cada trabalhador com diferentes sectores da empresa e da circulação ampla de informação por todos os membros; Decisões tomadas com recurso à participação dos diferentes membros da organização. Decisões tomadas com recurso à participação dos diferentes membros da organização.

3 1. O emprego é de longa duração; 2. O processo de avaliação e de promoção do pessoal é bastante lento; 3. As carreiras são caracterizadas por uma certa errância nos diferentes serviços que permitem aos trabalhadores um conhecimento mais aprofundado da empresa; 4. A informação circula; 5. Uma importância crucial é dada ao desenvolvimento de uma filosofia ou cultura de empresa; 6. As decisões são tomadas através de processos participativos.

4 A teoria Z e a vida nas escolas:

5 Um emprego de longa duração Os professores – e mesmo o pessoal não docente das escolas – estão, na sua maioria, ligados à profissão com um certo grau de estabilidade; Os professores – e mesmo o pessoal não docente das escolas – estão, na sua maioria, ligados à profissão com um certo grau de estabilidade; À medida que os quadros de escola se estabilizam é possível encontrar professores que trabalham numa mesma escola durante décadas. À medida que os quadros de escola se estabilizam é possível encontrar professores que trabalham numa mesma escola durante décadas.

6 Processo de avaliação e de promoção bastante lentos Estas duas características são, para Ouchi, elementos importantes para o desenvolvimento de um clima de confiança e de trabalho em comum necessários ao desenvolvimento de uma cultura própria e à prática de participação. Estas duas características são, para Ouchi, elementos importantes para o desenvolvimento de um clima de confiança e de trabalho em comum necessários ao desenvolvimento de uma cultura própria e à prática de participação.

7 Desenvolvimento de uma cultura / filosofia de organização A ênfase que tem vindo a ser posta, na legislação portuguesa e na prática de algumas escolas, na definição de um projecto educativo de escola, evidencia preocupações semelhantes às que Ouchi atribui às empresas de tipo Z. A ênfase que tem vindo a ser posta, na legislação portuguesa e na prática de algumas escolas, na definição de um projecto educativo de escola, evidencia preocupações semelhantes às que Ouchi atribui às empresas de tipo Z.

8 Decisões tomadas através de processos participativos A dimensão fulcral da teoria Z é a dimensão da participação; A dimensão fulcral da teoria Z é a dimensão da participação; Nos círculos de qualidade prevê-se que cada empregado pertença simultaneamente a 8 a 10 grupos de trabalho; Nos círculos de qualidade prevê-se que cada empregado pertença simultaneamente a 8 a 10 grupos de trabalho; Na organização e dinâmica da escola, temos os exemplos dos conselhos de turma ou de grupo; Na organização e dinâmica da escola, temos os exemplos dos conselhos de turma ou de grupo; O novo modelo de administração das escolas prevê a participação de toda a comunidade educativa. O novo modelo de administração das escolas prevê a participação de toda a comunidade educativa.


Carregar ppt "A TEORIA Z E A ESCOLA W. Ouchi. As principais características da Teoria Z são: Desenvolvimento de uma cultura de empresa tendente à criação de valores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google