A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Bíblia é o livro que contém a Palavra de Deus, expressa em palavras humanas escritas. É uma grande obra literária; um conjunto único de livros, inesgotável,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Bíblia é o livro que contém a Palavra de Deus, expressa em palavras humanas escritas. É uma grande obra literária; um conjunto único de livros, inesgotável,"— Transcrição da apresentação:

1

2 A Bíblia é o livro que contém a Palavra de Deus, expressa em palavras humanas escritas. É uma grande obra literária; um conjunto único de livros, inesgotável, onde se encontra tudo o que se refere a Deus e ao homem. Inspiração Bíblica é a iluminação da mente do autor humano para que possa, com os dados de sua cultura religiosa e profana, transmitir uma mensagem fiel ao pensamento de Deus.

3 UM LIVRO INSPIRADO POR DEUS A entrega das Tábuas da lei a Moisés - Giotto

4 A Bíblia é a aventura de um pequeno povo espicaçado pela paixão de Deus. Um povo que Deus escolhe, a quem se vai revelando e que chama a ser sua testemunha no meio de todos os outros povos.

5 A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa os rolos, os livros. Byblos é também o nome de uma famosa cidade Fenícia (actual Líbano), onde os barcos egípcios faziam escala ao transportarem os papiros egípcios (em grego: byblos) para o ocidente.

6 A Bíblia é uma autêntica biblioteca, reunida num único livro. Esta pequena biblioteca está dividida em duas partes: Antigo e Novo Testamento. A Bíblia não é um único livro, mas um conjunto de livros: 73 livros – livros de história, orações, poemas, leis, narrações, cartas…

7 O ANTIGO TESTAMENTO corresponde à Bíblia do povo judeu. Foi escrita antes de Jesus Cristo. O NOVO TESTAMENTO foi escrito pelos primeiros cristãos ao longo do primeiro século, depois de Jesus Cristo.

8 O ANTIGO TESTAMENTO compreende 46 livros, e recolhe a história do povo de Israel desde as suas origens até uma época próxima de Jesus O NOVO TESTAMENTO compreende 27 livros. No geral, narra a vida e a mensagem de Jesus e o nascimento da Igreja.

9 ANTIGO TESTAMENTO PentateucoHistóricosDidácticosPoéticosProféticosSapienciais Génesis Êxodo Levítico Números Deuteronómio Josué Juízes 1 Samuel 2 Samuel 1 Reis 2 Reis 1 Crónicas 2 Crónicas Esdras Neemias 1 Macabeus 2 Macabeus Rute Tobias Judite Ester Salmos Cânticos dos Cânt Lamentações Isaías Jeremias Baruc Ezequiel Daniel Oseias Joel Amós Jonas Abdias Miqueias Naum Habacuc Sofonias Ageu Zacarias Malaquias Provérbios Job Eclesiastes Eclesiástico Sabedoria NOVO TESTAMENTO Evangelhos e ActosCartas de PauloCartas Católicas e Apocalipse Mateus Marcos Lucas João Actos dos Apóstolos Romanos 1 Coríntios 2 Coríntios Gálatas Efésios Filipenses Colossenses 1 Tessalonicenses 2 Tessalonicenses 1 Timóteo 2 Timóteo Tito Filémon Hebreus S. Tiago 1 Pedro 2 Pedro 1 João 2 João 3 João Judas Apocalipse

10 Os textos da Bíblia foram escritos em diversos materiais, pequenas placas de argila, em papiro (que era feito através do cruzamento de folhas muito finas da planta do papiro) e em pergaminho (feito de peles de animais curtidas).

11 O tipo de livro mais comum era o rolo – uma folha grande que podia ser enrolada. Os rolos antigos eram guardados em segurança em potes de barro. O papel chegou ao Ocidente na Idade Média e, desde então, substituiu pouco a pouco o pergaminho na confecção de livros. Até então, o texto dos livros eram escrito à mão. No século XV, o empresário Johannes Gutenberg inventou a impressora o que facilitou a produção de livros.

12 Um alemão, Johann Gutemberg, inventou a imprensa e, em 1455, publicou o primeiro livro em escala relativamente grande, 200 exemplares. Em que línguas foi escrita a Bíblia? Foi redigida em três línguas: hebraico aramaico grego O Antigo Testamento foi traduzido em grego a partir do séc. III a. C., em Alexandria. Esta tradução, muito cuidada é chamada «Os Setenta» O Novo Testamento foi escrito inteiramente em grego. A tradução latina foi feita em diversas épocas. A que se chama «A Vulgata», é obra de S. Jerónimo (fim do séc. IV – princípio do séc. V)

13 Diversos géneros literários Há diferentes formas de contar uma mesma coisa. A Bíblia também usa diversos géneros literários, de acordo com a intenção que tinham os diferentes autores. Conhecer estes géneros literários é muito importante para entender bem a Bíblia. Alguns desses géneros são: Epopeia Poesia Profecia Narração didáctica Relatos criacionais Relato histórico

14 O mais importante da Bíblia é a mensagem religiosa que transmite. A Bíblia é a história de um encontro entre Deus e o seu povo. Ao longo da sua história, o povo de Israel vai descobrindo que o Deus o acompanha e guia.

15 A Bíblia é uma história contada a partir da fé O Antigo Testamento narra a história olhando-a a partir da sua fé em Deus. Qual é o processo que dá lugar aos diversos livros da Bíblia? Produz-se um acontecimento histórico O povo reflecte sobre esse acontecimento vivido e dá um significado religioso ao que aconteceu.: Deus ama-nos e conduz a nossa história. O facto histórico narra-se de uma forma particular para nos ajudar a ver esta relação estreita entre Deus e o seu povo. Esta reflexão transmite-se oralmente de geração em geração. Chega um momento em que estas tradições orais se põem por escrito, formando os livros da Bíblia.

16 Deus revela-se na história A Bíblia é a comunicação desta profunda experiência religiosa de encontro com Deus. Por isso se diz que nessa história se manifesta a história da salvação, quer dizer, a história do que Deus fez para libertar e salvar o seu povo. Nesta história, Deus aparece como: Um Deus libertador Um Deus próximo Um Deus salvador

17 Para encontrarmos um texto bíblico, a primeira informação que temos de ter é: nome do livro

18

19

20 os nomes dos livros da Bíblia são abreviados ÊXODO = Ex capítulo 20, versículos Deve haver um traço entre o primeiro e o último 1-5 Exemplo: Ex 20, 1-5

21 Uma citação é a indicação do livro, capítulo e versículo (ou versículos) necessários para se encontrar um determinado texto. exemplos que te ajudam a compreender: Ex 20, 1-2 : esta citação refere-se ao livro do Êxodo, capítulo 20, versículos 1 e 2. Ex 20, 1-10 : esta citação refere-se ao livro do Êxodo, capítulo 20, versículos 1 até ao 10. Ex 20, : Esta citação refere-se ao livro do Êxodo, capítulo 20, versículos 1 até ao 10 e versículos 12 até ao 17.

22 AbraãoChamamento/AliançaSéc. XIX – XVIII a. C. MoisésÊxodo/Salvação/Lei/AliançaSéc. XIII a. C. DavidDeus governa o seu povoSéc. X a. C. Profetas Deus exorta, ensina e conduz o povo Séc. VIII a. C. e seguintes ExílioSéc. XVI a. C. Regresso do Exílio Deus não abandona o seu povo Séc. VI – V a. C. João BaptistaO Messias está a chegarSéc. I Jesus CristoO Verbo fez-se carne e veio habitar connosco Séc. I PRINCIPAIS ETAPAS DA HISTÒRIA DA SALVAÇÃO

23 Elaborado por: Departamento da Catequese da Infância e Adolescência Arquidiocese de Évora


Carregar ppt "A Bíblia é o livro que contém a Palavra de Deus, expressa em palavras humanas escritas. É uma grande obra literária; um conjunto único de livros, inesgotável,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google