A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Verónica Ferreira8 de Dezembro de 20041 A Filosofia do Vegetarianismo Universidade do Algarve Ciências da Comunicação Introdução à Informática em Comunicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Verónica Ferreira8 de Dezembro de 20041 A Filosofia do Vegetarianismo Universidade do Algarve Ciências da Comunicação Introdução à Informática em Comunicação."— Transcrição da apresentação:

1

2 Verónica Ferreira8 de Dezembro de A Filosofia do Vegetarianismo Universidade do Algarve Ciências da Comunicação Introdução à Informática em Comunicação

3 2 «Enquanto os homens massacrarem os animais, vão-se matar uns aos outros. Na verdade, aquele que espalha a semente de morte e de dor não pode colher amor e alegria.» – Pitágoras

4 3 Objectivos Breve definição de vegetarianismo Vs. veganismo; Mitos sobre o Vegetarianismo; Porquê ser vegetariano; Algumas celebridades vegetarianas; Conclusão; Bibliografia.

5 4 O que é ser vegetariano? É uma filosofia e prática de vida e compaixão para com os animais; Um vegetariano é alguém que vive basicamente de produtos alimentares do mundo vegetal, com a adição ou sem uso de ovos, leite e derivados; O termo vegetariano refere-se unicamente a um tipo de dieta alimentar e não a algum tipo de produto ou alimento animal; As pessoas adoptam uma dieta vegetariana por diversos motivos, entre eles a preocupação com a saúde, com os animais, o meio ambiente e a fome no mundo.

6 5 Veganismo? O que é? «É uma forma de vida que exclui todas as formas de exploração e crueldade contra o reino animal. Inclui o respeito por todas formas de vida. Isto aplica-se no uso da prática de viver somente de produtos derivados do mundo vegetal». - Sociedade Vegan Britânica; Um vegan: não come nenhuma carne, nem qualquer derivado animal; não usa produtos derivados de animais tais como: lã,couro, peles, roupas, artesanatos, sabões ou cosmético que contenha produtos de origens animal, etc. ; não pesca, não caça e não aprova a utilização de animais nos circos ou zoológicos, rodeios ou touradas.

7 6 Então, qual é a diferença? Vegetarianismo Veganismo É uma filosofia e prática de vida e compaixão; A alimentação vegetariana não tem pretensões terapêuticas. No entanto, está provado que pode reduzir alguns dos factores de risco para certas doenças; Existem 3 formas de dieta vegetariana: Ovo-lacto-vegetariana; Lacto-vegetariana; Vegetalista ou Vegan. O Veganismo é muito mais do que uma questão de dieta; O Veganismo pode ser definido como uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do prático, todas as formas de exploração e tratamento cruel de animais na alimentação, no vestuário e com qualquer outro fim; Uma das principais preocupações do veganismo é dar maior significado e dignidade a vida humana e diminuir o sofrimento dos animais.

8 7 Mitos sobre o Vegetarianismo Preconceito: Os vegetarianos não consomem proteínas suficientes. Realidade: Os vegetarianos consomem proteínas suficientes. O que os vegetarianos não consomem são proteínas em excesso. Preconceito: Os vegetarianos adoecem mais facilmente. Realidade: Pesquisas têm demonstrado que as dietas vegetarianas podem proporcionar melhores condições para uma vida mais longa e saudável, existem muito menos probabilidades de ataques cardíacos, Câncro de mama, osteoporose e outras doenças relacionadas com excesso de consumo de proteínas e gorduras saturadas.

9 8 Preconceito: Os vegetarianos (em especial os vegans) não consomem cálcio suficiente. Realidade: Os vegetarianos e vegans consomem cálcio suficiente porque absorvem melhor o cálcio dos alimentos. Nas dietas convencionais, os excessos de proteínas dificultam a boa absorção de cálcio. Preconceito: Todos os vegetarianos são activistas ecológicos ou de protecção aos animais. Realidade: O primeiro motivo pelo qual as pessoas se tornam vegetarianas é a saúde. O segundo motivo mais comum é o respeito pelos animais. Não são todos os vegetarianos que assumem uma postura activa contra as crueldades cometidas contra os animais, mas a dieta vegetariana em si já é um enorme acto de compaixão para com eles.

10 9 Porquê ser vegetariano? Por questões éticas ou de saúde; Económicas ou religiosas; Ou por uma combinação entre estas. As razões para se tornar um vegetariano são basicamente quatro:

11 10 No entanto as pessoas também adoptam esta dieta pela preocupação com os animais, com o meio ambiente e com a fome no mundo. Além da morte violenta e injusta, recebem ainda tratamento desumano durante toda a vida. Mutilados e mantidos em instalações superlotadas, são manipulados sem escrúpulos de forma a produzir maiores lucros para os criadores. Com a constante necessidade de áreas de pasto cada vez maiores, as actividades pecuárias são actualmente responsáveis por cerca de 30% do actual ritmo de desflorestação das florestas equatoriais. Pelos Animais Pelo Ambiente

12 11 Algumas celebridades vegetarianas Albert Einstein; Beethoven; Bryan Adams; Bob Dylan; Buda; Gandhi; George Harrison; Leibniz; Leonardo da Vinci; Pascal; Paul e linda McCartney; Pitágoras; Platão; Prince; Schoppenhauer; Sinead O Conner; Sócrates; Voltaire.

13 12 Conclusão Consumir carne, ovos e laticínios é desnecessário para nós...podemos e devemos abandonar este hábito principalmente porque o actual sistema de produção maciça destes produtos causa dor, aflição e, finalmente, a morte de milhões de animais todos os dias. Quando nos sentamos à mesa, temos uma escolha a fazer: podemos contribuir para com a continuação dos horrores das unidades de criação intensiva e dos matadouros ou, adoptando uma dieta vegetariana, assumir uma postura de respeito pela vida... Será isso uma nova forma de vida ? Talvez não, mas é, sem dúvida, uma forma de expressão de amor e compaixão pelo meio ambiente, é um caminho para a harmonia do meio ambiente.

14 13 Bibliografia Vegetarianismo ; Viva Vegetariano ; Por que algumas pessoas são vegetarianas ; Seja Vegetariano Vegetarianismo e Veganismo narv00.htm Sítio Vegetariano

15 14 «Tempo vir em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassino de um homem». Leonardo da Vinci «Se experiências em animais fossem abandonadas, a humanidade teria tido um avanço fundamental». Richard Wagner «Os animais são meus amigos...e eu não como meus amigos». George Bernard Shaw (Nobel 1925)

16 15


Carregar ppt "Verónica Ferreira8 de Dezembro de 20041 A Filosofia do Vegetarianismo Universidade do Algarve Ciências da Comunicação Introdução à Informática em Comunicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google