A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Básica e Secundária de Santa Maria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Básica e Secundária de Santa Maria"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Básica e Secundária de Santa Maria
Ano Lectivo 2009/2010 História Docente: Leonilde Resendes Discentes: Diogo Santos, nº 10 Sara M. Sousa, nº 20

2 Os Loucos anos 20 Os Loucos anos 20
Devido ao facto dos E.U.A terem contribuído para a vitória dos Aliados na 1ª Guerra Mundial, a Europa tomou a sua extravagância e os seus modos de vida como exemplo a seguir. Então, imitou e admirou a originalidade dos americanos. A guerra levou a que houvesse uma grande diferença entre as classes da sociedade: ao lado da miséria em que se encontravam tantas famílias, cheias de trabalho e tentando arranjar dinheiro, outros trabalham nos negócios, na indústria, na exploração de serviços financeiros e de outra ordem, o que levou à transformação e modificação rápida da sociedade.

3 Inovações e Desenvolvimento
Com as inovações, podiam ser satisfeitos outras necessidades não tão básicas de uma sociedade, como o luxo e a cultura. O lazer deu lugar às longas viagens feitas por mar ou por terra, aproveitando o grande desenvolvimento das vias férreas e dos comboios agora cómodos e luxuosos. As famílias mais ricas queriam conhecer monumentos, cidades famosas e divertimentos. Surgia, então, os grandes nomes que praticavam desporto, a Ciência teve um grande desenvolvimento, e a fotografia e o cinema tiveram um grande aperfeiçoamento, sendo o cinema considerado a Sétima Arte.

4 Mudanças nas várias áreas
A música conheceu grandes modificações, nos ritmos e no predomínio de alguns instrumentos musicais (o saxofone, trombone de varas e bateria), que tudo junto fez aparecer novas acompanhar formas de dança e novos estilos de música. A pintura, a literatura e a arquitectura foram invadidas por novos conceitos de expressão artística, por isso se encontram novos estilos e formas de expressão das mesmas. Picaso, Dali, Miró e Munch acompanharam este movimento e impuseram-se pelos temas escolhidos e pela forma e, sendo já conhecidos, passam a ser mais bem compreendidos, no surrealismo e no uso das cores vivas e fortes. Entre os escritores notáveis contam-se Somerset Maughman, Thomas Mann (prémio Nobel), T.S.Eliot, Fernando Pessoa, Almada Negreiros e tantos outros. Os bailados desta época deram um grande incremento a esta actividade artística, fazendo conhecer danças lindíssimas, de difícil execução, tendo por tema lendas e histórias de amor.

5 A Mulher Nestes anos a vida das pessoas se transformou. Algumas pessoas sofreram mais rapidamente os efeitos dessas modificações e outras, sofreram mais lentamente estas transformações. A mulher teve, um papel relevante no que se refere à liberdade. A guerra, terminada há pouco tempo, era um pesadelo. Dado ao facto dos homens terem ido para a guerra, a mulher libertou-se da vida de prisão e trabalho que levava. Começou a vestir-se de modo diferente e a frequentar bares, clubes nocturnos, salas de espectáculos e clubes desportivos e a ter um maior grau de responsabilidade. Passou também a ocupar o lugar do homem, no que se refere ao trabalho.

6 Final dos Loucos Anos 20 No dia 29 de Outubro de 1929, a Bolsa da Valores de Nova Iorque registou a maior baixa da sua história e os investidores perdem todos os seus valores. Os Estados Unidos, que eram a potência económica e o dominador dos mercados, arrastam, na sua queda, a Europa e a economia de todos os continentes. Assim, o desemprego e a miséria trazem consigo a desordem e a instabilidade social. Nalguns países houve a instalação de regimes ditatoriais, como na Itália, Alemanha e países ibéricos. Para trás ficaram o sonho, a fantasia, a extravagância, a vida descuidada e desoprimida. Dez anos depois, em Setembro de 1939, a população assistiu de novo ao deflagrar da 2ª Guerra Mundial, bem mais devastadora e globalizante do que a de 1914.


Carregar ppt "Escola Básica e Secundária de Santa Maria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google