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ENADE 2012 Ética e Responsabilidade Social Profa. Jeanete Pilger

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Apresentação em tema: "ENADE 2012 Ética e Responsabilidade Social Profa. Jeanete Pilger"— Transcrição da apresentação:

1 ENADE 2012 Ética e Responsabilidade Social Profa. Jeanete Pilger

2 Por que o assunto ética está em evidência?
Desencanto: não cremos naquilo que gostaríamos de crer [religião, tradição, horóscopo]. Democratização: transparência & evidenciação Descrédito dos políticos e governantes. Novos relacionamentos: globalização, novas formas de organização, novas formas de trabalho. Economicidade das organizações; custos de controle; imagem.

3 Diferença entre..... Modo pessoal de agir Modo social de agir
MORAL Lida com o Certo x Errado ÉTICA DIREITO Modo pessoal de agir (É adquirida e formada ao longo da vida, por experiências) Modo social de agir (Implica no consenso e na adesão da sociedade) Modo legal de agir (É imposta aos cidadãos; exige cumprimento e obediência) Normas e regras pessoais (É guiada pela consciência) Normas e regras sociais (É guiada pela cultura da sociedade) Normas e regras legais (É guiada pelas instituições jurídicas/leis) Individual (é o que fundamenta a ética) Grupal e/ou coletivo (Se constrói a partir do consenso de várias ‘morais’) Jurídico (Torna lei um pensamento geral)

4 A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
MORAL: são os valores que nos orientam a cada instante de nossa vida. ÉTICA: É o modo social de agirmos de acordo com valores morais. É a base usada na tomada de decisões. A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.

5 Ética empresarial refere-se a padrões e princípios que orientam o comportamento e as relações das empresas e de seus negócios. Código de Ética - é documento formal que tem como objetivo guiar/orientar o comportamento e a tomada de decisão pelos integrantes de uma empresa.

6 Stakeholder é o termo utilizado para designar pessoas físicas ou jurídicas que podem afetar uma empresa, direta ou indiretamente, por meio de suas opiniões ou ações ou, ainda, serem afetados por ela.

7 Partes interessadas ou stakeholders
O que os stakeholders esperam da organização Acionistas Preservação do patrimônio. Empregados Salário justo; condições de trabalho; segurança. Fornecedores Respeito aos contratos. Clientes Qualidade e preço justo dos produtos. Propaganda honesta. Comunidade/sociedade Respeito, contribuição à melhoria da qualidade de vida, conservação e proteção dos recursos naturais. Governo Obediência às leis; pagamento de tributos. Concorrentes Lealdade na concorrência.

8 a) Visão utilitarista da ética toma as decisões com base em resultados ou conseqüências dos resultados. O objetivo do utilitarismo é extrair os maiores benefícios para a maior quantidade possível de pessoas. b) Visão legal da ética procura respeitar e proteger os direitos básicos dos indivíduos. c) Visão da teoria da justiça da ética procura impor e fazer cumprir as regras de forma justa e imparcial. d) Visão altruísta da ética procura atender os interesses da sociedade visando o bem comum, onde todos podem usufruir do benefício.

9 a condição por ser responsável por algo ou alguém;
Segundo dicionário Aurélio: Responsabilidade é: a condição por ser responsável por algo ou alguém; a condição de cumprir com suas obrigações ou deveres; Social é: da sociedade (grupos de pessoas que vivem por vontade própria sob normas comuns). Profissional é: Atividade ou ocupação especializada, da qual se podem tirar os meios de subsistência.

10 ResponsabilidadexSocialxProfissional
As pessoas convivem em espaços: da comunidade (ambiente fora do espaço de trabalho) e da organização (ambiente de trabalho). Diante disso, não existe a separação ou diminuição de responsabilidade como cidadão e como profissional.

11 Responsabilidade Social
A empresa com responsabilidade social assume atitude condizente junto a toda cadeia produtiva da empresa, incluindo-se clientes, funcionários, fornecedores e ambiente. A responsabilidade atinge a todas as partes interessadas que são impactados por suas atividades.

12 Grau de envolvimento das organizações
Obrigação Social: são as empresas que buscam apenas satisfazer as obrigações sociais mínimas impostas pela lei. Explo: rancho, vale refeição, transporte, doações.... Responsabilidade Social: são as empresas que procuram receber ganhos financeiros com o seu trabalho e ganhos de aceitação das partes interessadas (stakeholders). Desde que estes ganhos de responsabilidade social não gerem despesas para empresa. Explo: programas educativos, ambientais... Sensibilidade Social: são as empresas que atuam com responsabilidade social, mas também estão se antecipando aos problemas sociais do futuro. São empresas que querem garantir a sua permanência no mercado em que atua socialmente.

13 Responsabilidade Social
As atividades e atitudes de uma empresa socialmente responsável precisam caracterizar-se por: preocupação com atitudes éticas e moralmente corretas que afetam todas as partes interessadas. promoção de valores e comportamentos morais que respeitem os padrões universais de direitos humanos e de cidadania e de participação na sociedade. respeito ao meio ambiente e contribuição para sua sustentabilidade em todo o mundo. maior envolvimento nas comunidades em que se insere a organização, contribuindo para o desenvolvimento econômico e humano dos indivíduos ou até atuando diretamente na área social, em parcerias com governos ou isoladamente.

14 Responsabilidade Social
A Responsabilidade Social pode estar apoiada no: Assistencialismo (doações, ajudas pontuais) Sustentabilidade (capacidade de transformação e continuidade)

15 Os pilares da SUSTENTABILIDADE
Cidadania Geração de Emprego Engajamento das partes interessadas SOCIAL Maximização do retorno do capital do investidor Empreendedorismo Lucratividade Preservação de recursos naturais Eco-eficiência Energia renovável DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ECONÔMICO AMBIENTAL

16 O desafio da Responsabilidade Social
Internalizar a Responsabilidade Social como parte integrante do negócio: faz parte da cultura organizacional. Compromisso de todos e de longo prazo: expressa os valores éticos da empresa. Compreensão de todos que a Responsabilidade Social possa trazer uma vantagem competitiva: é bom para o negócio. Visão de longo prazo: processo progressivo e permanente. Transversalidade: não é a criação de um novo departamento dentro da empresa. Integrar todas as áreas da empresa: política corporativa. Capacidade de monitorar e avaliar o processo de maneira permanente: processo contínuo e aperfeiçoamento.

17 Prova Enade 2009 Questão 35 Ao longo do tempo, filósofos têm identificado várias formas de encarar o comportamento ético nas organizações. Entre elas, a visão utilitarista considera o comportamento ético como aquele que traz o maior bem para o maior número possível de pessoas. Sob a lógica da visão utilitarista, considere os itens a seguir: Fechamento de uma fábrica em uma cidade, para que a matriz da corporação continue sendo lucrativa e operacional em outras cidades; Deslocamento dos habitantes de um vilarejo à beira-mar, para a construção de um condomínio de alto luxo, pequeno e reservado; Suspensão do bônus da alta administração, apesar de seu ótimo desempenho, para preservar a sobrevivência da empresa. Está(ão) CORRETO(S) somente o(s) item(ns): a) I e III b) II c) III d) I e) II e III


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