A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEDIUNIDADE DE CURA Conceito de cura Mecanismos das curas espirituais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEDIUNIDADE DE CURA Conceito de cura Mecanismos das curas espirituais"— Transcrição da apresentação:

1 MEDIUNIDADE DE CURA Conceito de cura Mecanismos das curas espirituais
Mediunidade de efeitos físicos Conceito de cura Mecanismos das curas espirituais

2 MEDIUNIDADE DE EFEITOS FÍSICOS
FENÔMENOS DE HYDESVILLE MESAS GIRANTES TIPTOLOGIA OU LINGUAGEM DAS PANCADAS SEMATOLOGIA OU LINGUAGEM DOS SINAIS VOZ DIRETA OU PNEUMATOFONIA ESCRITA DIRETA OU PNEUMATOFONIA FENÔMENOS DE ECTOPLASMIA: materializações de Espíritos, transporte de objetos, fotografias de Espíritos, curas espirituais etc.

3 MEDIUNIDADE DE EFEITOS
AS CURAS ESPIRITUAIS FAZEM PARTE DA MEDIUNIDADE DE EFEITOS FÍSICOS

4 A mediunidade curadora “consiste (
A mediunidade curadora “consiste (...) no dom que certas pessoas possuem de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o concurso de qualquer medicação. O fluido magnético desempenha aí importante papel.” Kardec: O Livro dos Médiuns, cap. 14. item 175 (médiuns curadores).

5 MECANISMOS DAS CURAS ESPIRITUAIS

6 A ação curadora depende da intervenção dos Espíritos que, associando os fluidos dos médiuns e os da natureza aos seus, produzem curas, segundo os ditames da lei de causa e efeito.

7 O Espírito, encarnado ou desencarnado, é o agente propulsor que infiltra num corpo deteriorado uma parte do seu envoltório fluídico. Allan Kardec: A Gênese, cap. 14. O ectoplasma - utilizado nas materializações, nas cirurgias espirituais e nos processos de cura intensos – é formado de 3 tipos de fluidos: A (forças superiores do plano espiritual); B (dos encarnados) C (da natureza terrestre: minerais e vegetais). André Luiz:Nos Domínios da Mediunidade, cap. 28.

8 Allan Kardec: A Gênese, cap. 14.
A cura se opera pela substituição de uma molécula malsã por uma molécula sã. Depende ainda das intenções daquele que deseje realizar as curas. O poder curativo estará, pois, na razão direta da pureza da substância inoculada; mas depende também da energia da vontade que, quanto maior for, tanto mais abundante emissão fluídica provocará e tanto mais força de penetração dará ao fluido. Allan Kardec: A Gênese, cap. 14.

9 1. O Paralítico de Cafarnaum
“E vieram ter com ele, conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seu coração, dizendo: Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: (...) Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa.” (Marcos, 2:2-12)

10 1. Exercício Analise o papel da fé na cura do paralítico. Explique, a luz do entendimento espírita, o que significa estas palavras de Jesus: “Filho, perdoados estão os teus pecados.” Porque Jesus “tem na Terra poder para perdoar pecados”?

11 2. O Cego de Betsaida “Então, chegaram a Betsaida; e lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse. Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa? Este, recobrando a vista, respondeu: Vejo os homens, porque como árvores os vejo, andando. Então, novamente lhe pôs as mãos nos olhos, e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito.” (Marcos, 8:22-25)

12 2. Exercício Analise, à luz do Espiritismo: 1) o sentido do verbo tocar na frase “e lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse”; 2) por que a cura da visão exigiu duas ações de Jesus: usar saliva sobre os olhos do doente e fazer imposição de mãos?

13 3. O Homem da mão seca “E aconteceu também, em outro sábado, que entrou na sinagoga e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada [seca]. E os escribas e fariseus atentavam nele, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar. Mas ele, conhecendo bem os seus pensamentos, disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé. Então, Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem ou fazer mal? Salvar a vida ou matar? E, olhando para todos ao redor, disse ao homem: Estende a mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra.” (Lucas, 6:6-10)

14 3. Exercício A lei moisaica determinava que o sábado era dia de servir ao Senhor, proibindo qualquer atividade que não se relacionasse às práticas do culto, dentro ou fora do templo, inclusive fazer o bem. Explique por que Jesus rompeu esta tradição. Analise a manifestação da lei de causa e efeito na cura realizada por Jesus.


Carregar ppt "MEDIUNIDADE DE CURA Conceito de cura Mecanismos das curas espirituais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google