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HENRY GIROUX A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo In: GIROUX, Henry. Cruzando as fornteiras do Discurso.

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1 HENRY GIROUX A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo In: GIROUX, Henry. Cruzando as fornteiras do Discurso Educacional. Porto Alegre: Artmed, 1999

2 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo Ênfase do capítulo (p. 214): - PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO + INVESTIMENTOS EMOCIONAIS + PRODUÇÃO DO PRAZER Constituem os alunos: identidade, opinião sobre si mesmos e plano de futuro Constituem os alunos: identidade, opinião sobre si mesmos e plano de futuro - REVISAR ALGUMAS VISÕES CONSERVADORAS E RADICAIS DA CULTURA POPULAR E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - TENTAR DESENVOLVER OS ELEMENTOS BÁSICOS QUE CONSTITUEM UMA TEORIA DA CULTURA POPULAR QUE POSSA BASEAR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICA (Ex.: filme Darty Dancing) - DEBATER ESSAS ANÁLISES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICA

3 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo DESENVOLVIMENTO DO TEXTO INTRODUÇÃO: POSTURA DOS EDUCADORES RADICAIS COMO AS TEORIAS CRÍTICAS TRATAM DA QUESTÃO DA PEDAGOGIA ABORDAGENS RADICAIS E CONSERVADORAS À CULTURA POPULAR A HEGEMONIA COMO UM PROCESSO PEDAGÓGICO A CULTURA COMO UM LOCAL DE LUTA E DE RELAÇÕES DE PODER A CULTURA POPULAR E O CONSENTIMENTO: A DIALÉTICA DA IDEOLOGIA E DO PRAZER INVESTIMENTO E PRAZER EM DIRTY DANCING IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICA

4 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo INTRODUÇÃO ( pp) Debate de educadores radicais (desde déc. 80): experiência do aluno para desenvolver teoria educacional e da política cultural COMO AS ESCOLAS AUTORIZAM E PRODUZEM FORMAS PARTICULARES DE SIGNIFICADO E PARA IMPLEMENTAR PRÁTICAS DE ENSINO CONSISTENTES COM OS PRINCÍPIOS IDEOLÓGICOS DA SOCIEDADE DOMINANTE? MUDANÇA DE POSTURA DOS EDUCADORES RADICAIS ANTES: modo como as escolas reproduzem a ordem social; como os alunos contestam a lógica dominante pela resistência HOJE: educação como uma luta por modos de vidas particulares Educação = parte da produção e legitimação das formas e das subjetividades sociais que são organizadas nas relações de poder e significado que habilitam ou limitam o potencial humano para a capacitação social e do self

5 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo CRÍTICA DE GIROUX À POSTURA DOS EDUCADORES RADICAIS - Ignoram a importância da cultura popular tanto para entender de forma mais crítica a experiência do aluno (expansão critica & problema da pedagogia) (expansão critica & problema da pedagogia) - Desconsideram que a experiência do aluno é moldada pela cultura popular - Não questionam por que a cultura popular não é objeto sério de estudo no currículo, nas reformas curriculares dos educadores liberais críticos GIROUX TENTA EXPLICAR A LACUNA DA POSTURA DOS ED. RADICAIS - Objetivam a correção ideológica da posição política do aluno – politicamente correto e pedagogicamente errado - Poucas tentativas de analisar como podem estar ligadas as relações pedagógicas e as relações de poder não somente ao que as pessoas sabem, mas também a maneira pela qual chegam a saber de um modo particular dentro das restrições das formas sociais específicas (p. 212) não somente ao que as pessoas sabem, mas também a maneira pela qual chegam a saber de um modo particular dentro das restrições das formas sociais específicas (p. 212)

6 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo COMO AS TEORIAS CRÍTICAS TRATAM DA QUESTÃO DA PEDAGOGIA Método com status definido por sua relação funcional com formas particulares de conhecimento Observa-se o conhecimento escolhido para ser trabalhado em dada classe Deveria ser considerado a técnica de procedimento (aula expositiva, seminário, etc) Processo de desconstrução ideológica de um texto Preocupação com os interesses políticos que estruturam as formas particulares de conhecimento; maneiras de se conhecer e os métodos de ensino AMBAS abordagens ignoram a pedagogia como forma de produção e intercâmbio cultural que trata o modo como o conhecimento é produzido, mediado, recusado e representado nas relações de poder dentro e fora da escola

7 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo OPINIÃO DE GIROUX - Educadores não devem ignorar as formas culturais e sociais consentidas pelos jovens e que servem para capacitá-los ou incapacitá-los risco de cumplicidade no silêncio e na negação dos alunos - Educadores ainda recusam em reconhecer a importância de práticas fora da escola Importante não é motivar os alunos a aprender MAS estabelecer as condições de aprendizagem – permitir aos alunos se interrogar questão política e pedagógica - ed. radicais: o que falta CONHECIMENTO DA ESCOLA + VIDA COTIDIANA DOS ALUNOS - INCLUIR A CULTURA POPULAR NUMA PEDAGOGIA CRÍTICA COMO A POLÍTICA DE PRAZER SERVE PARA LIDAR COM ALUNOS RELACIONANDO A EDUCAÇÃO E A VIDA COTIDIANA (QUE PARECEM CONTRADITÓRIOS)?

8 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo ABORDAGENS RADICAIS E CONSERVADORAS À CULTURA POPULAR (p. 214) PARA ESQUERDA (DUAS POSIÇÕES) PRIMEIRA POSIÇÃO PRIMEIRA POSIÇÃO - Cultura popular carece de expressões criativas, produtivas ou autênticas - Terreno da ideologia e imposição cultural às massas para ordem social - Padronização, uniformidade e passividade Adorno e Horkheimer: cultura popular = cultura de massa produtora de neuroses Adorno e Horkheimer: cultura popular = cultura de massa produtora de neuroses ESCOLA DE FRANKFURT: razão em crise e declínio Cultura como ignorância e mercadoria: cultura superior cultura de massa Cultura Superior = autonomia, criatividade, pode ser ensinada e praticada

9 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo ABORDAGENS RADICAIS E CONSERVADORAS À CULTURA POPULAR SEGUNDA POSIÇÃO Historiadores e sociólogos que estudam história dos povos ou práticas de grupos subculturais Cultura popular = cultura do povo e variedade contemporânea Cultura da classe trabalhadora é escavada como expressão da resistência popular Pedagogia para apropriação da própria cultura Cultura superior X cultura da classe trabalhadora CONCLUSÕES SOBRE POSIÇÕES DE ESQUERDA Explica o fato das pessoas não se rebelam ante as injustiças do capitalismo A DIREITA se apropriou dessa lógica

10 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo ABORDAGENS RADICAIS E CONSERVADORAS À CULTURA POPULAR PARA DIREITA Cultura popular: ajuda a explicar & condenar os fracassos da escola igualitária e das instituições culturais para educar as massas para a responsabilidade política CRÍTICOS CONSERVADORES JOSÉ ORTEGA Y GASSETEZRA POUNDT.S. ELIOT Cultura Popular: ameaça a civilização & é vulgarização e decadência das massas X Cultura Erudita: não exige crítica social e fora de interesses ideológicos Princípios pedagógicos: semelhantes à celebração da cultura superior presente na posição da esquerda da Escola de Frankfurt Princípios pedagógicos: semelhantes à celebração da cultura superior presente na posição da esquerda da Escola de Frankfurt

11 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo ABORDAGENS RADICAIS E CONSERVADORAS À CULTURA POPULAR CONCLUSÕES DO GIROUX - Defensores da cultura superior (esquerda e direita) declaram que a cultura do povo tem de ser substituída por conhecimentos e valores da cultura dominante - As visões da esquerda dominante não analisa a penetração do poder nas lutas pelo domínio do senso comum e do cotidiano por processos pedagógicos de base política - Consentimento, resistência, produção de subjetividade formados por processos pedagógicos - Discorda de ambos pontos de vista pois são posições binárias

12 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo A HEGEMONIA COMO UM PROCESSO PEDAGÓGICO ANTONIO GRAMSCI Redefine o significado de cultura popular importância pedagógica e política Cultura Popular = local de luta e dominação Cultura Popular = local de luta e dominação O controle das classes subordinadas é caracterizado pelo uso de uma força oficial, mas pela luta por uma liderança hegemônica O controle das classes subordinadas é caracterizado pelo uso de uma força oficial, mas pela luta por uma liderança hegemônica Consentimento para à dominação pelos grupos subordinados

13 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo A HEGEMONIA COMO UM PROCESSO PEDAGÓGICO - ANTONIO GRAMSCI CONSENTIMENTO Legitimação dos interesses e autoridades do bloco dominante Não há polaridade cultura dominante opressiva X culturas subordinadas fracas/autênticas TODA HEGEMONIA É UM RELACIONAMENTO EDUCACIONAL UM BLOCO DOMINANTE SÓ PODE SE ENVOLVER EM UMA LUTA POLÍTICA E PEDAGÓGICA VIA CONSENTIMENTO DOS GRUPOS SUBORDINADOS E SE ESTIVER DISPOSTO A ARTICULAR ALGUNS VALORES E INTERESSES DESSES GRUPOS

14 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo A HEGEMONIA COMO UM PROCESSO PEDAGÓGICO - ANTONIO GRAMSCI COMO AS CULTURAS SUBORDINADAS PODEM CRIAR ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA E AFIRMAÇÃO? LUTA NO PROCESSO HEGEMÔNICO ENTRE CULTURA POPULAR E PROCESSOS DE CONSENTIMENTO = REJEIÇÃO DE QUALQUER CONCEITO DE CULTURA POPULAR DE VISÃO ESSENCIALISTA Significado de cultura popular prática e relações contextuais e temporais Forma dual de atuação do popular referência semântica e ideológica realiza experiência de prazer, afeto e corporalidade realiza experiência de prazer, afeto e corporalidade

15 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo A HEGEMONIA COMO UM PROCESSO PEDAGÓGICO - ANTONIO GRAMSCI CARACTERIZAÇÃO GERAL DA CULTURA POPULAR COMO ESFERA DE RELAÇÕES SOCIAIS ( aspectos teóricos básicos) Conceito de hegemonia = poder cultural que penetra na vida cotidiana Terreno cultural de vida cotidiana = local de luta e acomodação + um lugar no qual a produção de subjetividade é um processo pedagógico com princípios políticos de estruturação Terreno cultural de vida cotidiana = local de luta e acomodação + um lugar no qual a produção de subjetividade é um processo pedagógico com princípios políticos de estruturação Noção de consentimento = identificar os limites e possibilidades dos princípios pedagógicos em ação dentro das formas culturais que capacitam & incapacitam (contraditório) os grupos

16 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo A CULTURA COMO UM LOCAL DE LUTA E DE RELAÇÕES DE PODER PRÁTICA CULTURAL = LOCAL E FORMA DE POLÍTICA CULTURAL PROJETO DE GIROUX: CONSTRUIR PRÁTICA EDUCACIONAL PARA POTENCIALIDADE HUMANA (último § pp) CULTURA POPULAR = LOCAL DE POLÍTICA DIFERENCIADA – PESOS IDEOLÓGICOS E AFETIVOS MÚLTIPLOS CONCEITOS TEÓRICOS CATEGORIA PRODUTIVO construção e organização de práticas envolvidas por grupos dominante e subordinados para garantir espaço para produzir e legitimar experiências e formas sociais que constituem diferentes modos de vida nessas relações assimétricas de poder

17 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo A CULTURA COMO UM LOCAL DE LUTA E DE RELAÇÕES DE PODER CATEGORIA PRODUTIVO 2 CONJUNTOS DE RELAÇÕES DIFERENTES NA ESFERA DO POPULAR Maneiras de atuação da cultura dominante para estruturar dentro & através das forças populares Cultura dominante busca, através da semântica e da afetividade, a cumplicidade com grupos subordinados Apropriação e da transformação da ideologia e da cultura popular Produção seletiva; distribuição controlada e noções regulamentadas da narrativa e do discurso do consumidor Maneiras como os grupos subordinados articulam conteúdos e/ou envolvimento nas formas populares mais sociais Recusa em se envolver em práticas sociais definidas por uma racionalidade abstrata (negam afeto e prazer) Socialidade das formas populares pode conter potencialidades não realizadas e possibilidades necessárias para formas mais democráticas e humanas de comunidade e formação coletiva

18 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo A CULTURA COMO UM LOCAL DE LUTA E DE RELAÇÕES DE PODER PIERRE BOURDIEU Formas culturais dos grupos dominantes = Celebração do formalismo; distância do mundo real - paixões, emoções e sentimentos Formas culturais dos grupos subordinados = Participação do público (momento produtivo da corporalidade) Corporalidade pode ser inscrita em ações repressivas ou emancipatórias. Celebração não políticas é teórica e politicamente deslocada Produtivo mistura dialética de prazer, consentimento e envolvimento inconsciente, mapeia um aspecto importante do popular dentro da vida cotidiana

19 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo A CULTURA POPULAR E O CONSENTIMENTO: A DIALÉTICA DA IDEOLOGIA E DO PRAZER Processos Persuasivos poder político nunca atua sem mediação ideológica (processo pedagógico) Modo como as pessoas se tornam envolvidas nas Modo como as pessoas se tornam envolvidas nas Consentimento ideologias e nas relações sociais da cultura dominante Imposição da cultura dominante aos grupos subordinados por mecanização da indústria da cultura Imposição da cultura dominante aos grupos subordinados por mecanização da indústria da cultura OPINIÃO DE GIROUX Consentimento é aprendido. Que processos pedagógicos estão em ação pelos quais as pessoas identificam suas necessidades e desejos com formas e relações de significado específicas? Como Educadores radicais analisam: desconstrução das ideologias; modo como os leitores organizam os textos segundo seus próprios significados e experiências = Educadores radicais tem interesse limitado na produção de ideologia

20 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo A CULTURA POPULAR E O CONSENTIMENTO: A DIALÉTICA DA IDEOLOGIA E DO PRAZER OPINIÃO DE GIROUX A pedagogia está presente na produção do discurso Pedagogia constitui um momento em que o corpo aprende, se movimenta, deseja e anseia por afirmação Consentimento abre a pedagogia para o incerto que legitima o concreto de uma maneira experimentada e não falada IDÉIA QUE GIROUX QUER DESENVOLVER (retomando pp) Reteorizar a noção de ideologia com uma teoria que retome o prazer Educadores podem desenvolver uma pedagogia com possibilidade mais crítica de tratar o propósito & o significado da cultura popular como terreno de luta e esperança

21 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo A CULTURA POPULAR E O CONSENTIMENTO: A DIALÉTICA DA IDEOLOGIA E DO PRAZER COLIN MERCER Influências Walter Benjamin Roland Barthes Os investimentos afetivos tem uma capacidade cultural real e podem ser indiferentes ao conceito do significado em si, construído através das lentes do ideológico PRINCÍPIOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS IMPORTANTES Lutas hegemônicas e contra-hegemônicas produção e regulamentação do desejo = constituição do significado Ideia e experiência do prazer são constituição política corpo sujeito do prazer. Prazer = consentimento da vida do corpo Reconhecer que cultura popular pode constituir um campo de possibilidades alunos podem se apropriar das formas culturais para ampliar suas possibilidades

22 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo INVESTIMENTO E PRAZER EM DIRTY DANCING Por que o Comentado sobre o Filme? Maneira de analisar as formas populares usando como parte de um processo pedagógico crítico. É um relato incorporado e não observação abstrata Para envolver alunos para uma consideração crítica (textos ou relações sociais da vida) inicialmente deve-se reconhecer como os sujeitos históricos e sociais (nós) estamos implicados (ligados) nos significados e prazeres que atribuímos a essas formas. Baby descobre que o corpo humano não é um objeto eterno (...) foi construído pela história, pelas sociedades, pelos regimes e pelas ideologias ( citação de Barthes, p. 231) DIRTY DANCING e processos de persuasão a relação de Baby com pessoas da classe operária é mediada de duas formas: posição de sujeito no discurso do liberalismo & experimenta os prazeres do corpo dentro das formas culturais populares da classe operária

23 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICA CULTURAS POPULARES + PEDAGOGIA = FORMA PARTICULAR DE ENSINAR E APRENDER Pedagogia crítica – realidade da diferença é o campo para questionar teoria e prática Experiência da diferença uma tarefa a ser discutida e recurso fundamental para uma pedagogia da possibilidade Tensões (lutas) provocadas pela discussão da experiência vivida e que não devem ser vencidas pela pedagogia sobre o significado atribuído; sobre em que direção desejar; sobre os modos de expressão particulares; sobre versões múltiplas e até contraditórias do self O CONHECIMENTO É CONCEBIDO COMO UM ASPECTO INTEGRANTE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

24 GIROUX - A CULTURA POPULAR COMO U M PEDAGOGIA DO PRAZER E SIGNIFICADO: descolonizando o corpo IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICA PROFESSORES E ALUNOS SÃO DESAFIADOS A ENCONTRAR FORMAS ONDE UM ÚNICO DISCURSO NÃO SE TORNA O LOCAL DE CERTEZA E DE CERTIFICAÇÃO POPULAR COMO UM CAMPO DE PRÁTICAS QUE CONSTITUI A TRÍADE INDISSOLÚVEL SABER+PODER+PRAZER MICHEL FOUCAULT MICHEL FOUCAULT ALERTA: É UM CAMINHO PERIGOSO O PROFESSOR FAZER UMA PEDAGOGIA ARTICULANDO CONHECIMENTO E PRAZERES INERENTES À VIDA COTIDIANA DO ALUNO OBJETIVO DA LUTA PEDAGÓGICA usar a base material e discursiva para produzir significado que represente os sujeitos, as relações com os outros e com o ambiente e também considerar possibilidades ainda não realizadas PRÁTICA UTÓPICA NECESSÁRIA E LIMITADA


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