A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética Profissional www.asmayr.pro.br Ética e formação profissional Por uma abordagem crítica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética Profissional www.asmayr.pro.br Ética e formação profissional Por uma abordagem crítica."— Transcrição da apresentação:

1 Ética Profissional Ética e formação profissional Por uma abordagem crítica

2 Ética Profissional 2 Palavras Chaves Ética e Moral, Valor e Normas, Liberdade e Determinismo, Autonomia e Heteronomia, Educação e Aprendizado.

3 Ética Profissional 3 Premissa O homem é um ser cultural, capaz de transformar a natureza conforme suas necessidades existenciais, por meio de uma ação intencional e planificada Tal ação acontece em função dos valores que presidem o agir humano

4 Ética Profissional 4 Premissa Na medida em que atendemos ou transgredimos certos padrões, nossos comportamentos são avaliados bons ou maus, e o que produzimos é julgado belo ou feio.

5 Ética Profissional 5 Premissa Como todas as ações humanas possuem um caráter de valor, podemos dizer que é impossível viver sem estes mesmos valores. São constitutivos da vida humana.

6 Ética Profissional 6 Juízos de realidade e valor Existem dois tipos de juízos: os juízos de realidade e os juízos de valor. Os primeiros, enquanto constatação da realidade (ex.: isto é uma mesa) e os últimos, enquanto qualidade do conteúdo, podendo ser atrativa ou repulsiva, boa ou má e assim por diante( ex: esta atitude é correta)

7 Ética Profissional 7 Juízos de realidade e valor Os valores não são, mas valem. Quando dizemos de algo que vale, não dizemos nado do seu ser, mas dizemos que não é indiferente. A não- indiferença constitui esta variedade ontológica (constitutiva do ser) que contrapõe o valor ao ser. A não indiferença é a essência do valor

8 Ética Profissional 8 Valorar é um ato humano O ato de valorar é uma tarefa humana e coletiva que nunca termina. Ele fundamentará o projeto comum de dar um sentido ao nosso mundo. O homem é responsável por si mesmo e por todos. Escolhendo-me, escolho o homem porque minha opção engaja todos os outros homens.

9 Ética Profissional 9 Moral: dimensão prática A moral é um conjunto de regras de conduta adotadas pelos indivíduos de um grupo social e tem a finalidade de organizar as relações interpessoais segundo os valores do bem e do mal. A moral é a aplicação da ética no cotidiano, é a prática concreta.

10 Ética Profissional 10 Moral: construção contínua O homem não nasce moral, mas torna- se moral. O convívio humano é o grande responsável pelo aprender-se moral do homem. Por conseguinte, podemos afirmar que a educação tem como tarefa formar pessoas capazes de bem viver, agir de maneira virtuosa ou segundo princípios aceitos pela coletividade.

11 Ética Profissional 11 Moral: o sujeito autônomo O verdadeiro homem moral não recebe passivamente as regras do grupo, mas as aceita (ou recusa) livre e conscientemente. Tornar-se moral é assumir livremente as regras propostas. Autonomia x Heteronomia.

12 Ética Profissional 12 Educação e liberdade O destaque conferido aos valores de caráter moral, político e estético trazem consigo a tentativa de compreender a intencionalidade dos atos humanos. Atos, em última instância, livres. A liberdade não é algo dado, mas resultado de uma conquista, de um aprendizado constante. Mas em suma, o que é a liberdade?

13 Ética Profissional 13 Determinismo x liberdade Determinismo: o homem, como as coisas, sofre constrangimentos externos e internos, tendo apenas a ilusão de escolher livremente. Autonomismo: o homem possui uma liberdade absoluta, podendo agir de uma forma ou de outra, independente das formas que o constrangem. Nesse caso, ser livre é ser incausado.

14 Ética Profissional 14 Determinismo x liberdade Admitimos inicialmente que o homem é, sim um ser situado e, portanto, sofre múltiplas determinações, mas como é também um ser consciente, quando toma conhecimento da situação em que se encontra inserido, e dos obstáculos a ele antepostos, é capaz de agir sobre a realidade, transformando-a.

15 Ética Profissional 15 Determinismo x liberdade Assim, fica clara a idéia de que a liberdade é algo construído a partir de uma situação dada e de condições históricas concretas. Em outras palavras, a liberdade é um ato por natureza humano, histórico- cultural, inserido no tempo e espaço.

16 Ética Profissional 16 Liberdade e autonomia Todo o processo de adquirir autonomia é um processo de aprendizado. Parafraseando George Gusdorf, a liberdade adolescente é uma adolescência da liberdade.

17 Ética Profissional 17 Educação Moral O exercício concreto da aprendizagem a partir da relação mestre e aluno sempre está circunscrito no binômio: relação hierárquica ou relação igualitária. Esta relação é assimétrica, pois parte de uma diferença no ponto de partida e busca uma igualdade no ponto de chegada.

18 Ética Profissional 18 Relação Professor / Aluno Assim, a autoridade do professor ao longo do processo educacional vai sendo exercida de forma decrescente, em relação simétrica com a maturidade do aprendiz adquirida ao longo do processo. É passar da assimetria e heterogenia para a homogenia e simetria.

19 Ética Profissional 19 Liberdade x Tirania O pressuposto aqui é a noção positiva de que o conflito é uma das condições principais para a existência de um mundo livre. Para não sucumbir à tentação da tirania, temos de aprender a trabalhar o conflito.

20 Ética Profissional 20 Papel da Educação Pais e mestres precisam ser: Tolerantes o suficiente para reconhecer que nem sempre seus valores são tão universais quanto imaginam.

21 Ética Profissional 21 Papel da Educação Pais e mestres precisam ser: Humildes para admitir que eventualmente eles mesmos podem estar enganados.

22 Ética Profissional 22 Papel da Educação Pais e mestres precisam: Abandonar o desejo de onipotência, pois, se o homem é livre, não há como obrigá-lo a não errar. Isto implica que toda educação comporta um risco de malogro, pois os homens são reais e não abstratos. O erro é constitutivo de sua história.

23 Ética Profissional 23 Educação A práxis educativa está toda permeada por valores, sendo conscientes ou não por parte dos educadores. Daí a importância de um enfoque especial aos valores moral, político e estético.


Carregar ppt "Ética Profissional www.asmayr.pro.br Ética e formação profissional Por uma abordagem crítica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google