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Adelson Aparecido da Silva, prof.. Nossa abordagem contempla os diferentes enfoques da Qualidade, discutindo os seus objetivos e sua relação com a imagem.

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1 Adelson Aparecido da Silva, prof.

2 Nossa abordagem contempla os diferentes enfoques da Qualidade, discutindo os seus objetivos e sua relação com a imagem corporativa. OBJETIVO GERAL Comprovar que a Qualidade no Atendimento é um importante diferencial competitivo nas empresas, capaz de influenciar nas decisões dos consumidores.

3 Qualidade para a empresa, funcionários e clientes Satisfação dos clientes: a sua maior propaganda. Colocando as pessoas em primeiro lugar. Cliente interno e externo.

4 Melhorando o atendimento aos clientes internos e externos A qualidade é responsabilidade de todos: inclusive sua! Desenvolvendo a qualidade pessoal. Criando uma filosofia orientada para a satisfação dos clientes. Identificando clientes e fornecedores internos. Identificando as expectativas e necessidades de nossos clientes internos. Avaliando a satisfação de nossos clientes internos. Verificando a qualidade do trabalho e evitando erros. Empregando bem os recursos materiais. Empregando bem os recursos humanos e o tempo das pessoas.

5 Marketing Comportamento do Consumidor Qualidade

6 Qualidade baseada no produto Qualidade baseada na produção Qualidade baseada no cliente

7 Se o fornecedor desenvolver seu produto ou serviço com a melhor das intenções, com características bem definidas, e se este for entregue ao cliente em conformidade com esses padrões, estaremos diante de uma QUALIDADE DE FATO. Para que a empresa tenha na qualidade um fator diferencial e uma vantagem competitiva, terá que estar bastante próxima de seus clientes, ouvido-os, avaliando suas reações e satisfazendo suas expectativas, isto é, produzindo uma QUALIDADE EM PERCEPÇÃO.

8 Compete ao Marketing estabelecer com os clientes uma relação duradoura de troca, oferecendo-lhes soluções capazes de satisfazer suas necessidades e expectativas. Tais soluções se materializam na forma de produtos e serviços que devem ser entregues ao cliente certo, com o padrão de qualidade adequado, na hora certa e no lugar certo, com maior eficiência e rapidez do que os concorrentes.

9 Suas necessidades...

10 A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS NECESSIDADES FISIOLÓGICAS NECESSIDADES SEGURANÇA E ESTABILIDADE NECESSIDADES DE PARTICIPAÇÃO NECESSIDADES DE ESTIMA NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO

11 1. À SEGURANÇA contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à saúde. 2. À ESCOLHA entre vários produtos e serviços de qualidade satisfatória e preços competitivos. 3. A Ser Ouvido. 4. À Indenização. 5. À Educação Para O Consumo. 6. A Um Meio Ambiente Saudável. 7. À Informação 8. À Proteção Contra A Publicidade Enganosa. 9. À Proteção Contra Contratos Abusivos.

12 ATENDIMENTO DIFERENCIADO PRODUTO MELHORADO O Desenvolvimento de uma Filosofia da Qualidade CULTURA DIFERENCIADA ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS Pressão do Mercado Mercado Empresa Desenvolvimento da Qualidade CONSUMIDOR EXIGENTE MERCADO COMPETITIVO

13 FUNCIONÁRIO Maior satisfação no trabalho Bem-estar na relação com os colegas Menor giro de pessoal Maiores chances de promoção EMPRESA Produto melhor a custo menor Lealdade dos clientes Lucratividade Reputação e imagem CLIENTE Melhores produtos e serviços Preços mais baixos Maior confiança na empresa QUALIDADE TOTAL

14 Sabe resolverNão sabe resolver ConsciênciaA partir da percepção do problema, encontra-se formas de solucioná-lo Percebe que tem problema, mas não sabe como resolvê-lo Inconsciência As soluções do problema tornam-se automáticas e inconscientes. Não sabe que tem problema e assim, não tem como resolvê-lo. 3ª. fase2ª. fase 4ª. fase1ª. fase

15 Para fins didáticos – e não como sugestão de etapas de mudanças, uma vez que, na prática, torna-se difícil perceber os limites desses níveis que estão fortemente interligados uns aos outros. MUDANÇAS COGNITIVAS MUDANÇAS DE ATITUDES E COMPORTAMENTOS MUDANÇAS DE CRENÇAS E VALORES

16 Responda rápido...

17 Ato ou efeito de atender; Maneira como habitualmente são atendidos os usuários de determinado serviço. Dicionário houaiss

18 1% morte 3% mudam 5% adotam novos hábitos 9% acham o preço alto demais 14% estão desapontados com a qualidade dos produtos insatisfeitos com a atitude do pessoal 68% estão insatisfeitos com a atitude do pessoal ( má qualidade do serviço) US NEWS AND WORLD REPORT

19 O cliente bem tratado volta sempre. O profissional de atendimento tem 70% da responsabilidade sobre a satisfação do cliente. Nem sempre se tem uma segunda chance de causar boa impressão. Relações eficazes com os clientes, aliadas à qualidade técnica e preço justo, fortalecem a opinião pública favorável à Empresa.

20 Opinião pública favorável suscita lucros e boas relações profissionais geram produtividade. Recuperar o cliente custará pelo menos 10 vezes mais do que mantê-lo. cliente insatisfeito 20 pessoas, Cada cliente insatisfeito conta para aproximadamente 20 pessoas, enquanto que os satisfeitos contam apenas para cinco.

21 Leve as coisas pelo lado profissional, não pessoal. Detecte o estresse prematuramente e previna-o. Trate cada pessoa como um cliente para conseguir mais cooperação. Vise à satisfação do cliente e não apenas ao serviço.

22 Solucione problemas sem culpar a si próprio ou aos outros. Pratique técnicas comprovadas. Estimule o feedback continuo.

23 1 - Desenvolver a confiança e fidelidade dos clientes. 2 - Colocar-se no lugar do cliente = empatia. 3 - Comunicar-se bem. 4 - Dominar a tensão. 5- Prestar atenção. 6 - Estar sempre alerta. 7 - Trabalhar bem em equipe. 8 - Demonstrar confiança e lealdade.

24 9 - Demonstrar motivação pessoal. 10- Resolver problemas. 11- Manter o profissionalismo. 12- Entender a empresa e o setor. 13- Conservar a energia. 14- Aplicar conhecimentos e habilidades técnicas. 15- Organizar as atividades de trabalho. Fonte: Learning Internacional

25 Prometer e não cumprir. Indiferença e atitudes indelicadas. Não ouvir o cliente. Dizer que ele não tem o direito de estar irado. Agir com sarcasmo e prepotência. Questionar a integridade do cliente.

26 Discutir com o cliente. Não dar retorno ao cliente. Usar palavras inadequadas. Apresentar aparência e postura pouco profissionais

27 Ser levados a sério. Ser tratados com respeito. Que se tome uma ação imediata. Ganhar compensação/ restituição. Ver punido ou repreendido quem errou com eles. Tirar a limpo o problema, para que nunca aconteça outra vez. Ser ouvidos

28 ERA UMA VEZ... quatro pessoas que se chamavam Todomundo, Alguém, Qualquerum e Ninguém. Havia um importante trabalho a ser feito e Todomundo acreditou que Alguém iria executá-lo. Todomundo poderia fazê-lo, mas Ninguém o fez. Alguém ficou aborrecido com isso, porque entendia que sua execução era responsabilidade de Todomundo. Todomundo pensou que Qualquerum poderia executá-lo, mas Ninguém imaginou que Todomundo não o faria. Final da história: Todomundo culpou Alguém quando Ninguém fez o que Qualquerum poderia ter feito!

29 Adelson Aparecido da Silva /


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