A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA Pesquisadora Coord. Prof. Dra. Maria de Fátima Pereira Alberto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA Pesquisadora Coord. Prof. Dra. Maria de Fátima Pereira Alberto."— Transcrição da apresentação:

1 CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA Pesquisadora Coord. Prof. Dra. Maria de Fátima Pereira Alberto

2 CONCEITUANDO

3 CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA: são meninos e meninas, com idade até 18 anos, que ocupam as ruas (compreendendo logradouros públicos, incluindo casas abandonadas, terrenos baldios, mercados, feiras e calçadas de pontos comerciais), que passam a maior parte do dia ou noite nas ruas (dormindo ou não), em busca de moradia, renda, alimentação, local de repouso, lazer, com ou sem vínculo familiar, desacompanhadas ou acompanhadas de adultos, famílias ou responsáveis.

4 Pesquisas em João Pessoa A UFPB fez várias pesquisas (de caráter qualitativo) Contagens em 1997, 2000,2003, : identificou 348 crianças e adolescentes. 2000: identificou 335 crianças e adolescentes. 2003: identificou crianças e adolescentes.

5 METODOLOGIA

6 METODOLOGIAS DE CONTAGEM SIMPLES: identifica quantos estão nas ruas, e não entrevista (cena estática) CONTAGEM POR CENSO: as crianças e adolescentes são identificados e entrevistados, abordagem mais demorada porque trata de vários aspectos, cobertura de toda a cidade

7 METODOLOGIA MISTA Fizemos um misto de contagem rápida com algumas questões de censo (havia uma demanda: de identificação, origem, comparação entre período cotidiano e atípico). A cidade foi dividida em áreas onde pessoas treinadas contaram e entrevistaram rapidamente as crianças e adolescentes em situação de rua. As áreas, os roteiros, dias da semana e horários foram definidos previamente. Dezembro, 3 dias (quarta, sexta e sábado) durante 24 horas. A equipe de pesquisa compunha-se de uma coordenadora, equipe de apoio, 16 educadores do Projeto Ruartes e 70 pesquisadores.

8 Coberturas de áreas Áreas do Complexo de Feira Áreas do Complexo Noturno

9 ÁREAS DO COMPLEXO DE BAIRROS E FEIRAS Epitácio Pessoa Praça da Independência, Supermercado Extra até o sinal do Jardim Luna Praia 4 Golfinho do Bessa, Superbox do Bessa, e Feirinha do Bessa, Bairros: Bancários da Farmácia Rede Med até Bem Mais Jardim Cidade Universitária Valentina: Feira e arredores Bairros dos Estados: Mercado Público e Mercado Menor Preço Bairros: Feira de Oitizeiro Feiras de Jaguaribe Feira da Torre e arredores pegando a Beira Rio Feira do Rangel Feira do Grotão Feira da Ceasa

10 ÁREAS DO COMPLEXO NOTURNO Cidade Baixa: Rodoviária, Pça Pedro Américo, Cemitério Boa Esperança, Shopping, Primavera Centro: Lagoa, Pavilhão do Chá, Viaduto Damásio Franca, Mercado Central, Diogo Velho, Shopping Terceirão Praia 1: do Busto até final da Praça de Iemanjá Praia 2: do Busto de Tamandaré até Quadra de Manaíra, incluindo Mercado de Artesanato, Sinal do MCDonalds Praia 3 Forrock, Shopping Manaira, Habibs, Pão de Açúcar, Mag Shopping, Argemiro Figueiredo, Areoclube Mangabeira: Barraminhas, Bem Mais, Mercado de Mangabeira e Pão de Açúcar

11 ASPECTOS ABORDADOS Local Identificação do participante Levantamento das Atividades nas Ruas Escola Família

12 DADOS

13 IDENTIFICAÇÃO

14 Identificados e Entrevistados Identificou crianças e adolescentes em situação de rua. Por motivos diversos: não autorização dos acompanhantes, a recusa em participar da pesquisa, o fato de encontrar-se dormindo ou consumindo drogas, não foi possível entrevistar 122. Entrevistou-se crianças e adolescentes.

15 DIAS EM QUE FORAM IDENTIFICADOS

16 Os dados revelam a concentração nos dias de sábado e sexta-feira O que pode ser explicado pelo fato de serem dias usados pelos moradores de João Pessoa para a realização de suas compras e feiras

17 Áreas demarcadas

18 Locais onde crianças e adolescentes foram encontrados

19 Grandes áreas de concentração de crianças e adolescentes

20 LOCAL ONDE FORAM ENCONTRADOS A pesquisa identificou a presença de crianças e adolescentes em 68 locais dentro das 15 áreas Destacam-se: Mercados de feira livre com 43,3%, Logradouros públicos com 23,7% Calçadas de pontos comerciais com 19,4%.

21 Grandes Áreas x Voltam para casa

22 Grandes áreas x onde moram

23 Perfis e uso das ruas Percebe-se que os perfis das crianças e adolescentes em situação de rua, que estão no Centro e nas Praias, são semelhantes, com características de maior permanência nas ruas e menor qualidade e quantidade de vínculo familiar. Já os das feiras apresentam um perfil mais de trabalhador,que retorna para casa após um dia de trabalho, com maior quantidade e qualidade de vínculo familiar. 71% moram com a mãe e 47% moram com o pai.

24 Perfil e uso das ruas Dorme em casa, volta para casa (dia/noite) 959 Dorme nas ruas 66 (5,8%) Mora nas ruas 45 (3,5%) Volta raramente para casa 92 (8,11%)

25 Uso das ruas A análise desses três aspectos: onde moram, se voltam para casa todo dia e onde dormem revela uma aparente incoerência. Todavia para crianças e adolescentes em situação de rua, na maioria das vezes, a referência ao lugar de moradia continua sendo o da família sanguínea ou por afinidade. Enfim a residência de um membro familiar que tenha como referência. Há uma variabilidade na qualidade e na quantidade do contato com esses familiares.

26 Mobilidade A pesquisa também verificou a mobilidade em situação de rua. Os dados detectaram que 127 crianças e adolescentes, ou 11,19% dentre as 1.134, foram identificadas repetidas vezes num mesmo dia ou em outro dia da semana.

27 Mobilidade Se dá, muitas vezes, dentro de um mesmo território. Entretanto há aqueles cuja mobilidade é de um território para outro Por exemplo, os que permanecem no Centro, cuja mobilidade é no sentido da Praia 2 (Tambaú e Manaíra) e da Cidade Baixa. Os que permanecem na Cidade Baixa movimentam-se para o Centro. Já os que permanecem nas Praias de Cabo Branco e Tambaú movimentam-se no espaço entre essas duas praias. Por outro lado, os do Complexo de Feira permanecem no mesmo território, embora sejam encontrados mais de uma vez em horários diferentes

28 PERFIL

29 Faixa etária

30 Sexo

31 Cor da pele/etnia

32 Escolaridade

33 Nível de escolaridade

34 Séries que freqüentam

35 Origem 62,4% são nascidos em João Pessoa 37,6% migraram

36 Motivo da migração para a cidade de João Pessoa

37 Análise perfil Dimensão geracional: predomina 11 a 15 anos. Dimensão étnica: 69,3% das crianças e adolescentes em situação de rua da cidade de João Pessoa são afrobrasileiros. Dimensão gênero: as ruas são predominantemente o lugar do masculino. Esses dados corroboram outros autores que têm identificado na cidade de João Pessoa, as meninas se encontram predominantemente nas atividades de trabalho infantil doméstico.

38 Perfil e escolaridade Em termos das escolas que freqüentam, foram citadas 214 escolas. Dessas, apenas 10 não são públicas, sendo que algumas são filantrópicas.

39 TRABALHO

40 Motivos para estarem nas ruas

41 Análise A questão sobre o que fazem nas ruas era de múltipla escolha, pois a literatura sobre a criança e o adolescente em situação de rua indica que elas usam a rua com diversos fins, além do trabalho identificou-se que 24,5% fazem uso da rua para brincar, 13,5% perambulam, 9,4% pedem esmola, 4,1% usam drogas.

42 Quantos trabalham

43 830 trabalham. 185 não trabalham 119 não respondeu

44 Atividades de trabalho desempenhados nas ruas

45 Atividades de trabalho desempenhadas nas ruas Vendedor (25,7%) (dos mais variados produtos: frutas, hortaliças, bijouterias, lanches, etc), Fretista (13,8%), Olheiro (7,8%), Catador de lixo (5,8%), Feirante (4,3%).

46 Análise A análise revela que, a presença de crianças e adolescentes nas ruas está ligada predominantemente a uma situação de trabalho. Confirma uma tendência já identificada em outras pesquisas, feitas na Paraíba, de que o Trabalho Infantil se dá predominantemente no setor Informal e em condição de rua.

47 CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA Pesquisadora Coord. Prof. Dra. Maria de Fátima Pereira Alberto


Carregar ppt "CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA Pesquisadora Coord. Prof. Dra. Maria de Fátima Pereira Alberto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google