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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE BIBLIOTECONOMIA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES I SELEÇÃO.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE BIBLIOTECONOMIA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES I SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO: Aspectos Conceituais, Procedimentos e Políticas Prof. Edivanio Duarte de Souza Maceió, Alagoas

2 Fundamentos da Seleção Seleção: processo de escolha de um ou mais elementos, num conjunto mais amplo. Envolve critérios e objetivos bem definidos. A seleção não é uma arte: independe de capacidade ou aptidões individuais; não é inata ao indivíduo. A seleção é uma atividade pragmática ou científica: técnica e especializada (conhecimento e experiência); intelectual (procedimentos e princípios gerais). Objetivos da seleção de materiais informacionais: formar e desenvolver uma coleção específica (FDC) (meio); atender a necessidades específicas de informação (fim). Fundamentos da seleção de materiais informacionais: expansão da produção editorial (conteúdos e formatos); insuficiência de recursos (econômico, espaço e pessoal); adequação do material a ser incorporado ao acervo (VEGUEIRO, 1989).

3 Inexistência de critérios universalmente aceitos; O estabelecimentos de critérios é uma tarefa bastante subjetiva; Devem ser considerados diversos elementos: comunidade a ser atendida; recursos disponíveis para aquisição; características do assunto ou do material objeto da seleção. Responsabilidade da seleção: individual (Bibliotecário ou alta administração da mantenedora*); coletiva (comissão de seleção - Bibliotecários e usuários). * inadequada: alijamento do Bibliotecário da tomada de decisão. (VERGUEIRO, 1989). Critérios e Responsabilidade na Seleção

4 Na seleção, o recorte será diferenciado para cada demanda; Diversos tipos de unidades de informação traduzem-se em diversos critérios de seleção; Bibliotecas públicas: a comunidade usuária diversificada; a abrangência ampla; as necessidades de informação são diversas (escolar formal, utilitária e recreacionais, etc.); a seleção deverá centrar no nível mediano (entre o simples e o complexo); a seleção deverá atender às necessidades mais imediatas (assume caráter justificado) (VERGUEIRO, 1989). As Particularidades na Seleção

5 Bibliotecas escolares: a comunidade usuária é relativamente homogênea; a abrangência é restrita a escola; as necessidades de informação são vinculadas às práticas de ensino e aprendizagem; a seleção deverá centrar nos objetivos dos cursos e no nível do aluno; a seleção deverá considerar os aspectos pedagógicos do material informacional (manuais, textos didáticos, etc.) (VERGUEIRO, 1989). As Particularidades na Seleção

6 Bibliotecas acadêmicas e universitárias: a comunidade usuária é relativamente homogênea; a abrangência é restrita à faculdade e afins, ou à universidade; as necessidades de informação são vinculadas às práticas de ensino, pesquisa e extensão; a seleção deverá centrar no apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão; a seleção, em função do atendimento à pesquisa, deverá considerar a diversidade de material necessário (VERGUEIRO, 1989). As Particularidades na Seleção

7 A função decisória do Bibliotecário: individualmente (responsável pela seleção); coletivamente (coordenador da comissão de seleção). Fundamentos básicos da função do Bibliotecário: tem (deveria ter) o conhecimento sobre acervo (pontos fracos e fortes); tem (deveria ter) o conhecimento sobre as necessidades de informação dos usuários: demandas duradouras; demandas ocasionais ou esporádicas. A crítica: nem sempre o Bibliotecário conhece aquelas realidades (a coleção e a comunidade usuária) (VERGUEIRO, 2010). A Função do Bibliotecário na Seleção

8 Critérios pré-determinados segundo razões objetivas; Critérios comuns considerados nos diversos tipos de unidades de informação/bibliotecas: o assunto (área de cobertura da coleção estudo de comunidade); o usuário; o documento (em si, sua relação com os demais itens da coleção avaliação da coleção); o preço; outras questões complementares: material mais suscetível a furto, vandalismo ou mutilações; assuntos polêmicos; qualidade do material (VERGUEIRO, 2010). Critérios Gerais de Seleção

9 Segundo o conteúdo: autoridade; precisão; imparcialidade; atualidade; cobertura/tratamento. Segundo a adequação ao usuário: conveniência; idioma; relevância/interesse; estilo. Segundo os aspectos adicionais: características físicas do documento; aspectos especiais; contribuição potencial; custo (VERGUEIRO, 2010). Critérios Específicos de Seleção

10 Os responsáveis pela seleção: Alternativa 1: comissão deliberativa de seleção – o Bibliotecário participa como membro ou coordenador; Alternativa 2: comissão consultiva de seleção – visa à assessorar o responsável pela seleção; Alternativa 3: o Bibliotecário faz a seleção dos materiais. Os mecanismos para identificação, avaliação e registro dos itens a serem selecionados: formulários para indicação e seleção de títulos (sujeito da indicação e o material indicado); instrumentos auxiliares da seleção. A política de seleção: elementos constitutivos da seleção; instrumento formal de Política de Seleção (documento) (VERGUEIRO, 2010). Organização do Processo de Seleção

11 Importância do documento formal de política de seleção: administrativa: continuidade dos critérios além da presença física de um Bibliotecário; comunicativa: relações públicas entre a biblioteca e os usuários; política: instrumento de resistência e gerência de conflitos em torno da coleção. Componentes do documento de uma política de seleção: a identificação dos responsáveis pela seleção; os critérios adotados no processo; os instrumentos auxiliares; as políticas específicas; os documentos correlatos (VEGUEIRO, 2010). Política de Seleção

12 Referências VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis, APB, p. ______. Seleção de materiais de informação. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos livros, p.


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