A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição Drogas / Alcool Introdução Uso, Abuso e Dependência O que leva uma pessoa a usar Drogas?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição Drogas / Alcool Introdução Uso, Abuso e Dependência O que leva uma pessoa a usar Drogas?"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Definição Drogas / Alcool Introdução Uso, Abuso e Dependência O que leva uma pessoa a usar Drogas?

4 O que fazer? Ações Preventivas Complicações Dicas – Pais, Mães, Amigos Dicas – Para o Dependente Químico

5 De acordo com os estudiosos atuais a melhor forma de combate ao uso de drogas é a EDUCAÇÃO através de uma postura realista e principalmente baseada em informações obtidas em fontes seguras e confiáveis. Alguns aspectos essenciais do problema devem ser abordados com jovens, adultos e toda a sociedade em especial: Conceito de Drogas; Os motivos que levam ao uso de Drogas; Os efeitos no organismo; A dependência Física, Psíquica e Espiritual; e, A sua recuperação.

6 O QUE SÃO DROGAS? A MEDICINA DEFINE COMO SENDO QUALQUER SUBSTÂNCIA QUE É CAPAZ DE MODIFICAR A FUNÇÃO DOS ORGANISMOS VIVOS, RESULTANDO EM MUDANÇAS FISIOLÓGICAS OU DE COMPORTAMENTO. ESTAS ALTERAÇÕES VARIAM DE ACORDO COM: CARACTERÍSTICAS DA PESSOA DROGA UTILIZADA CIRCUNSTÂNCIAS QUE A PESSOA USA

7 Tipos de Drogas L ícitas: Álcool, Cigarros de Tabaco, Medicamentos, Inalantes (Como por exemplo a Cola de Sapateiro). I lícitas: Maconha, Cocaína, Crack, Alucionógenos e derivados do Ópio (Que vem da papoula) como a Heroína. Na definição famacológica, é qualquer substância capaz de produzir uma modificação no funcionamento do organismo e tanto as Drogas Lícitas como Ilícitas tem essa substância que poderiamos chamar de SUBSTÂNCIA PSICOATIVA. A OMS define essa SUBSTÂNCIA PSICOATIVA como sendo todas aquelas de origem natural ou sintética incluindo o álcool que uma vez utilizadas modificam as percepções sensoriais. (SNC)

8 O QUE SÃO DROGAS? A Organização Mundial da Saúde tem um Código Internacional de Doenças para classificá-las. Dentro desta classificação, designou o código CID-10 e preconiza que a Dependência Química é uma enfermidade Incurável e Progressiva, apesar de poder ser Estacionada pela Abstinência.

9 O QUE SÃO DROGAS? A dependência química não é uma doença aguda. Trata-se de um distúrbio Crônico e recorrente. E essa recorrência é tão contundente, que raramente ocorre abstinência pelo resto da vida depois de uma única tentativa de tratamento. A dependência química deve ser abordada com uma doença CRÔNICA, como se fosse Diabetes ou Hipertensão Arterial.

10 O que é o Alcoolismo? É uma Doença Crônica, tratável, como as demais doenças e muito comum que se caracteriza pelo uso descontrolado do álcool trazendo uma série de prejuízos para a vida da pessoa.

11 Algumas Características do Álcool É uma Droga. É uma substância que age no cérebro e modifica o estado mental.

12 Algumas Características do Álcool Pode levar a Dependência. Síndrome de Abstinência.

13 A cada ano, o uso abusivo de Drogas, como álcool, maconha, anfetaminas, calmantes e cocaína custam ao Brasil, 8% do PIB – em tratamento médico, perda de produtividade e acidentes, isso significa 48 BILHÕES DE DÓLARES. 10% de qualquer contingente populacional esta envolvido com a problemática da Dependência Química. Neste percentual não esta incluído o uso eventual visto que não há registro. Em considerando o Tabaco, esse numero sobe para 20%.

14 Dados da Associação Brasileira de Acidentes e Medicina de Tráfego afirmam que 35% dos acidentes de trânsito com vitimas são causados pelo álcool e 75% dos acidentes tem relação direta com a embriaguez. Outro dado importante da OMS é que o cigarro é a principal causa evitável de doenças e mortes em todo o mundo, supera a soma dos óbitos causados por AIDS, Cocaína, Heroína, Álcool, Incêndios, Acidentes de Automóvel e Suicídios.

15 O Hospital do Câncer de São Paulo, mostra que o cigarro é a causa direta de 90% dos casos de cancer de pulmão. Nos casos de câncer de cabeça e pescoço, ou seja, língua, boca, garganta, etc é a causa em 98% dos casos. O cigarro aparece sozinho como causa de 35% do total de casos de câncer de qualquer tipo, e quando associado ao álcool esse numero sobre para 40%. O cigarro é responsável por 85% dos casos de aposentadoria por invalidez no trabalho, 30% dos casos de câncer, 25% nos casos de angina e 25% das doenças cérebro-vascular.

16 O QUE SERÁ QUE TORNA DIFÍCIL ADMITIR A DEPENDÊNCIA DE DROGAS? A PRESENÇA DE SENTIMENTOS COMO: PRECONCEITO VERGONHA NEGAÇÃO

17 Uso, Abuso e Dependência Em torno de 70% dos Dependentes Químicos sofrem algum transtorno mental. As áreas cerebrais que a droga atua provoca disfunções, que são as mesmas dos casos de crises de angústia, crises compulsivas ou da Psicose Paranóide. Os psiquiatras não podem ignorar este novo fenômeno clínico a essa informação da neurobiologia.

18 Uso, Abuso e Dependência Neurologicamente a drogadição deve ser considerada uma doença. Ela está ligada a alterações na estrutura e funções cerebrais, e isso torna a drogadição fundamentalmente uma doença cerebral. Inicialmente, o uso de drogas é um comportamento voluntário, mas com o uso prolongado um Interruptor no cérebro parece ligar-se, e quando o Interruptor é ligado, o indivíduo entra em estado de Dependência Química caracterizado pela busca e consumo compulsivo da droga.

19 Uso, Abuso e Dependência O tema Drogas é muito complexo, multidimensional e tem atraído a atenção da maioria dos países. Nas últimas duas décadas, importantes avanços nas ciências do comportamento e nas neurociências estão contribuindo para uma melhora no entendimento da questão do abuso de drogas e da drogadição.

20 A DEPENDÊNCIA TEM CARACTERÍSTICA MULTIDIMENSIONAL??? ELA DEPENDE INDIVÍDUO SOCIEDADE MOMENTO HISTÓRICO DROGAS Amarante e Eli/2003 Os parâmetros que definem estes elementos ou subsistemas são diferentes para cada situação, motivo pelo qual é necessário conhecer quais são esses parâmetros em cada caso especial...

21 Acabe com a Arrogância A arrogância de achar que sabe tudo, que é o bom, que não precisa acatar criticas, não tem mais vez. Cuidado ! A arrogância é o começo do fim de uma pessoa e da Instituição. Pratique a humildade. Tenha a atitude de aprender sempre Procure não perder nenhuma oportunidade de crescer, aperfeiçoar-se com a experiência alheia, troque idéias, e procuremos aprender a cada momento de nossas vidas.

22 O QUE LEVA UMA PESSOA A USAR DROGAS?

23 NÃO TEM INFORMAÇÕES ADEQUADAS SOBRE OS EFEITOS DAS DROGAS; SEGUNDO A OMS, ESTÁ MAIS SUJEITO A USAR DROGAS QUEM: INSATISFEITO COM SUA QUALIDADE DE VIDA (FALTA OU EXCESSO), CURIOSIDADE; É POUCO INTEGRADO NA FAMÍLIA, E NA SOCIEDADE; COM FÁCIL ACESSO ÀS DROGAS.

24 COMPLICAÇÕES ESCOLARES PROFISSIONAIS FAMILIARES LEGAIS

25 COMPLICAÇÕES MUDA DE COMPORTAMENTO. TROCA DE HORÁRIOS. AS OBRIGAÇÕES FICAM EM SEGUNDO PLANO. MUDANÇA DE AMIZADES ( MÁS COMPANHIAS). EXCESSO OU FALTA DE APETITE.

26 COMPLICAÇÕES Vida Sedentária. Geralmente a pessoa fica agressiva, se irrita com pouca coisa e agride quem estiver na frente. É fácil ver quem se entregou à dependência, essa pessoa simplismente muda todo o seu perfil psicológico, físico e moral. Sem que se perceba, ela já virou outra.

27 COMPLICAÇÕES n n ESTÁ RELACIONADO COM 80% A 90% DOS ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS NA FAIXA DE 16 A 20 ANOS. n n VIOLÊNCIA (BRIGAS, ACIDENTES, SUICÍDIO, HOMICÍDIOS). n n ESTÁ NO SANGUE DE 70% DAS VÍTIMAS DE MORTES VIOLENTAS.

28 QUAL A DROGA MAIS PERIGOSA? OVERDOSE - COCAÍNA, HEROÍNA E ÁLCOOL LONGO PRAZO - CIGARRO E ÁLCOOL MAIS USADAS - CIGARRO E ÁLCOOL MAIOR GRAU DE DEPENDÊNCIA - COCAÍNA, CRACK E HEROÍNA

29 O QUE FAZER?

30 DESESPERO: para quê? para quê?

31 Sinta Coragem e Avance Temos que olhar o novo problema como oportunidade de medir a nossa capacidade de vencer os obstáculos. Sintamos coragem e avancemos em direção a solução.

32 3 REGRAS BÁSICAS NUNCA É CEDO DEMAIS PARA PREVENIR Muitos fatores determinantes, como por exemplo juízo de valores e auto-estima, vão se formando desde a mais tenra idade. NADA SAI BEM FEITO SEM INFORMAÇÃO E PLANEJAMENTO O ideal é estar sempre atualizado e supervisionado por especialistas COERÊNCIA E CONSTÂNCIA SÃO ESSENCIAIS Vale mais um exemplo que mil palavras e os resultados são visíveis a longo prazo

33

34 A prevenção ao USO INDEVIDO DE DROGAS deve ser orientada por idéias construtivas, considerando as necessidades biopsicosociais do homem, objetivando a VALORIZAÇÃO DA VIDA que preconiza o homem enquanto um ser social dotado de vontade e capaz de transformar a si e a seu meio.

35 EDUCAR corresponde a muito mais do que a simples transmissão de informações. Uma abordagem centrada na educação preventiva é aquela que oferece subsídios para o posicionamento do homem no mundo, oferecendo instrumental para que este possa lidar com os desequilíbrios sociais.

36 As propostas educativas devem estar preocupadas não apenas com a transmissão de informações ao indivíduo, mas, também, com a sua formação, com a CONSTRUÇÃO do cidadão onde ela possa estar criando possibilidades de superar os desafios impostos pela automatização da sociedade.

37 Qualquer abordagem da questão do USO e ABUSO de drogas deve atender a esses três vértices: o INDIVÍDUO, a DROGA e o MEIO SOCIAL no qual ocorre o encontro entre os dois primeiros. Se considerarmos apenas uma dessas questões isoladamente, estaremos correndo o risco de fazer uma interpretação falha de uma situação onde haja um consumo de drogas.

38 É este conjunto, com suas numerosas interfaces transculturais, que órgãos internacionais deram o nome de MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA, focalizando mais do que o COMBATE AS DROGAS, não o produto, mas o homem enquanto cidadão, pessoa, sujeito, bem como o meio no qual está inserido.

39 n n NÃO CONTE PARA A PESSOA QUE VOCÊ DESCOBRIU O QUE ESTÁ ACONTECENDO; AGUARDE ATÉ VOCÊ SABER COM O QUE ESTÁ LIDANDO PARA ENTÃO COMEÇAR A AJUDÁ-LA. n n SAIBA QUE DEPENDÊNCIA QUÍMICA É UMA DOENÇA, SEJA ELA ÁLCOOL, MACONHA, COCAÍNA, CIGARRO ETC.

40 n n Para cada tipo de dependência existe uma forma diferente de tratamento, mas todas se baseiam em um só princípio. ABANDONAR A DROGA. n n Leia a respeito das Drogas. Cuidado com as informações obtidas, nem todas são VERDADEIRAS.

41 n n Procure um profissional. Como Psicólogo, Psiquiatra, Clínicas, AA, NA, AL-Anon (Familiares de Alcoólicos) Alateen (Adolescentes filhos de Dependentes) FA (Familiares Anônimos) e tantas outras Instituições. Etc.

42 n n Nunca se CULPE ou o CULPE por essa situação, isso é uma doença. Você já culpou alguém por ser diabético?

43 n n Saiba diferenciar uma boa de uma má amizade, nem todo mundo é ruim como se pensa quando estamos com problemas.

44 n n ESCOLHA A PESSOA CERTA PARA FALAR, NÃO FALE COM QUEM NÃO SABE NADA A RESPEITO, PROCURE A EXPERIÊNCIA.

45 TRATE-O COMO UM AMIGO E NÃO COMO ALGUÉM QUE PRECISA DE AJUDA, LEMBRE-SE QUE QUEM ESTÁ NO MUNDO DAS DROGAS ESTÁ FORA DA REALIDADE, ENTÃO NA CABEÇA DELE NÃO PRECISA DE AJUDA.

46 n n A Codependência é uma síndrome definível Crônica que segue uma progressão previsível. O Codependente é qualquer pessoa cuja vida ficou incontrolável por viver uma relação comprometida com um dependente químico.

47 n DIAGNOSTICADA n A Codependência é uma doença emocional que foi DIAGNOSTICADAnos Estados Unidos por volta das década de 70 e 80, em uma clinica para dependentes químicos, através do atendimento a seus familiares. Com o avanço hoje já atinge não apenas os familiares mas um grande número de pessoas.

48 n n Os Codependentes são aqueles que vivem em funçao do(s) outro(os), fazendo destes a razão de sua felicidade e bem estar. São pessoas que têm baixo auto-estima e intenso sentimento de culpa. A codependência também pode ser FATAL, causando morte por depressão, suicídio, assassinato, câncer e outro.

49 n n Ter Fé em DEUS, em você, na vida, em qualquer coisa, mas muita FÉ. n n QUERER PARAR, QUERER DE VERDADE. n n Acreditar em você, não nos outros dependentes e pessoas que só te colocam para baixo.

50 Coloque todos seus passos e idéias em um papel e leia-os, veja se é normal. Evitar e ficar longe dessas pessoas, sem esse passo, missão impossível. (Amigos da Ativa).

51 Comece a organizar sua vida, com metas e objetivos visto que a sua vida esta totalmente desorganizada.

52 PRATIQUE ESPORTES, OU ALGUM TIPO DE EXERCÍCIO FÍSICO. E preste atenção. SÓ DEPENDE DE VOCÊ PREOCUPE-SE EM ESTAR SÓBRIO HOJE, VIVA UM DIA DE CADA VEZ!

53 DÚVIDAS ?

54 SEJAM FELIZES

55


Carregar ppt "Definição Drogas / Alcool Introdução Uso, Abuso e Dependência O que leva uma pessoa a usar Drogas?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google