A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil"— Transcrição da apresentação:

1 A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Secretaria Municipal De Educação DOT Educação Infantil 2007 – Fase 2

2 Objetivos dos Formadores Centrais
Subsidiar os CPs no desenvolvimento de projetos de formação continuada de seus professores que possam aprimorar as formas como as práticas sociais e culturais de cada linguagem são trabalhadas em cada U.E. Explicitar para os CPs, sempre que possível, possibilidades de interface de uma linguagem com as demais. Abrir espaço de debate, estudo, sistematização e apropriação pelos CPs de uma metodologia de formação continuada. Apoiar as equipes de DOT-P das CEs no acompanhamento dos Planos de Formação nas U.E.s que os CPs programaram desenvolver.

3 Tarefas do Formador Central
Promover a imersão do CP no universo da linguagem escolhida por ele como objeto de estudo: divulgar agenda cultural, recursos etc. Mediar a construção pelo CP de um modelo de formação continuada de seus professores. Discutir algumas propostas de trabalho com a linguagem-foco no CEI e EMEI, ajudando o CP a construir: conhecimentos sobre o objeto de conhecimento em questão; conhecimentos sobre o modo como a cça produz na linguagem; prioridades no planejamento do trabalho nessa área; critérios de avaliação das produções das crianças na linguagem. possibilidades de articular a linguagem-foco com outras linguagens.

4 Objetivos dos Formador Local
Potencializar o desenvolvimento dos trabalhos pessoais propostos pelos formadores Centrais para os CPs. Debater como o uso da observação e registro pelos professores podem se tornar menos burocráticos e melhor apropriados pelos CPs. Explicitar ao conjunto dos CPs o eixo comum a todos os grupos, revelando a unidade formativa do programa. Possibilitar a socialização das aprendizagens nas diferentes linguagens.

5 Tarefas do Formador Local:
Proporcionar momentos de troca das agendas culturais de cada grupo. Proporcionar momentos de troca dos conteúdos das linguagens. Organizar com os CPs uma síntese das principais aprendizagens. Criar com os CPs roteiros para cada um deles avaliar seus encontros de formação da unidade e ajustar suas propostas. Registrar as sínteses de cada encontro com os CPs em planilha própria para ser entregue aos coordenadores do Rede em rede.

6 Pauta dos encontros com os FLs:
Sistematização do conjunto de informações trazidas. Socialização e avaliação das intervenções do formador local no encontro com as CPs. Leitura da pauta do FC, em especial do TP deixado por ele, para orientar o planejamento do encontro seguinte do F.L. Elaboração pelo FL da pauta do seu encontro seguinte. Sistematização dos conteúdos que devem mediar o encontro do FL com os CPs de sua CE.

7 Como vai funcionar

8 Como vai funcionar

9 Como vai funcionar

10 Como vai funcionar

11 Como vai funcionar

12 Como vai funcionar

13 Como vai funcionar

14 Organização dos encontros
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Semana 1 Reunião de coordenação do programa DOT + Ass. Planejamento com os FCs Encontro de formação dos FLs + CPs Semana 2 Planejamento Com os FLs Semana 3 Encontro de formação FCs + CPs Semana 4

15 Programa de EI da rede municipal
Por que sistematizar um programa de EI? Como adensar consensos e acordos quanto a uma prática pedagógica de EI? A busca de uma qualidade na EI A responsabilidade por cuidar e educar crianças nos CEIs, Creches e EMEIs Conviver, significar, comunicar, expressar, criar, imaginar.

16 Temáticas básicas do documento
A construção de uma EI de qualidade Princípios orientadores do programa Planejar situações de aprendizagem O trabalho com diferentes linguagens Interações mediadoras de aprendizagem Avaliação do contexto e da aprendizagem

17 Alguns Pilares de Qualidade na U.E.
A presença de atividades que incluem as crianças em práticas culturais mediadas por diferentes linguagens. A existência de formação continuada dos professores. A efetivação de formas de relação com as famílias.


Carregar ppt "A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google