A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DE ENSINO EXPOENTE. VALORES As atitudes são mais importantes do que os fatos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DE ENSINO EXPOENTE. VALORES As atitudes são mais importantes do que os fatos."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE ENSINO EXPOENTE

2 VALORES

3 As atitudes são mais importantes do que os fatos.

4 Os valores são imprescindíveis para a compreensão do mundo e de nós mesmos, servem de parâmetros pelos quais fazemos escolhas e orientamos nossas ações.

5 Nascemos biologicamente humanos, mas precisamos transformar esta natureza e desenvolver saberes necessários para o convívio em grupo. Assim, ao longo de nossas vidas, vamos construindo nosso modo de ser, pensar, agir e relacionar com os outros.

6 Pensando assim, em 2008, o Expoente tem a oportunidade de explorar o tema e contribuir de forma efetiva na formação de seus alunos.

7 Objetivo das capas Resgatar, refletir, reforçar e orientar ações humanas.

8 Educação Infantil

9

10

11

12 Ensino Fundamental 1ª a 4ª série

13

14

15

16 Ensino Fundamental 5ª a 8ª série e Ensino Médio

17

18

19

20

21

22 O QUE SIGNIFICA UM MATERIAL DIDÁTICO APRESENTADO DE FORMA SISTEMATIZADA ? SIGNIFICA APRESENTAR UM MATERIAL QUE OFEREÇA: *Uma metodologia pedagógica que propicie a interação do aluno ao material e que proporciona ao professor, trabalhar dentro da proposta pedagógica de sua escola.

23 VANTAGENS DE TRABALHAR COM O MATERIAL DIDÁTICO EXPOENTE. * Os conteúdos propostos, valorizam o conhecimento do aluno, permitindo o seu crescimento e aceitando seus erros e seus acertos como elementos construtivos e agentes do desenvolvimento. *Possibilita ao aluno, interagir, trocar, compreender diferentes leituras de mundo, assim como pesquisar, participar de atividades diversificadas e aprender significativamente.

24 MATERIAL DIDÁTICO O professor desenvolve e aprimora o seu conhecimento, busca a pesquisa e amplia a sua criatividade.

25 * O Material Didático não repassa conhecimentos prontos e acabados, mas propõe atividades onde o aluno é o construtor do seu conhecimento de forma criativa, participativa e significativa. * O Material Didático é um referencial para o professor, uma forma de consulta, pois cada professor tem a sua prática, e deve adequar os conteúdos aos interesses dos alunos. AO UTILIZAR O MATERIAL DIDÁTICO O PROFESSOR DEVE CONSIDERAR QUE:

26 PROJETO GRÁFICO. Tamanho das páginas é adequado a faixa etária valorizando o desenvolvimento motor. Ilustrações com crianças e pessoas de várias etnias. Paisagens onde apresentam o mundo letrado ( placas de trânsito, símbolos como os de reciclagem). Ilustrações e fotografias.

27 CEEE – Centro de Excelência em Educação Expoente Seleção de autores, análise, edição, ilustrações, diagramação ao Material Didático. Implantação do Material didático para coordenadores e professores. Como trabalhar com o MD. Atendimento personalizado com professores especialistas Portal Escola Interativa Assessoria Pedagógica Congressos e Eventos

28 As senhas para o Portal estarão na primeira página do material do 1º bimestre: do aluno e do professor. Válida para o ano todo.

29 interagir; trocar idéias e conceitos; compreender diferentes leituras de mundo; pesquisar; participar de atividades diversificadas; aprender significativamente. AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO MATERIAL DIDÁTICO PERMITEM AO ALUNO:

30 FUNDAMENTAÇÃO LDB – Lei de Diretrizes e Bases – 9394/96 Projeto educacional que: Estimula o conhecimento; Exercício da cidadania; Formação ética; Autonomia.

31 PILARES DA EDUCAÇÃO Aprender a ser; Aprender a fazer; Aprender a conhecer; Aprender a conviver.

32 EDUCAÇÃO INFANTIL

33 Primeira etapa da educação básica Finalidade Desenvolver integralmente a criança COGNITIVOFÍSICOSOCIALAFETIVO

34 Educação Infantil Proposta pedagógica do material. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – 9394/96 Referencial Nacional para a Educação Infantil - RNEI

35 REFERENCIAIS RCNEI – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Indicam metas de qualidade a ser atingidas e que contribuam para o desenvolvimento integral da criança;

36 REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL CONHECIMENTO DE MUNDO MOVIMENTO – MÚSICA – MATEMÁTICA LING ORAL E ESCRITA – NATUREZA E SOCIEDADE – ARTES VISUAIS IDENTIDADE E AUTONOMIA ÂMBITOS EIXOS

37 MATERIAL DIDÁTICO EDUCAÇÃO INFANTIL Incentiva o professor a construir diversas formas de atuação, tais como: Brincar – forma privilegiada de a criança ser e estar no mundo. Desenvolver múltiplas linguagens: corporal, plástica, musical, oral, escrita, virtual.

38 Integrado com todas as áreas; Peso e tamanho adequados; Materiais de apoio encartados no livro; Projeto gráfico de acordo com o segmento de ensino. MATERIAL DIDÁTICO Aluno

39 Professor Orientações metodológicas, com sugestões de encaminhamentos e atividades. Citações teóricas; Gabaritado; Ícones; Material de apoio encartado no livro; Programa anual dos conteúdos; CD de música infantil- Níveis II - III. MATERIAL DIDÁTICO

40

41 Educação Infantil Nível II Nível III Nível IV Nível V MATERIAL DIDÁTICO (Níveis de Ensino)

42 ESTRUTURA DO MATERIAL: NÍVEL II Material Didático destinado a crianças de 2 a 3 anos. Volume único. Material blocado. Orientações ao professor no verso de cada página, músicas inéditas e de domínio público ( no material do Professor, acompanha CD), material complementar contendo adesivos, jogo, figuras ilustrativas picotadas e cartazetes. 4

43 NÍVEL III Material Didático destinado a crianças de 3 a 4 anos. 2 volumes semestrais.Material espiralado. Orientações ao professor no verso de cada página; músicas inéditas de domínio público ( no material do Professor, acompanha CD), material complementar contendo adesivos, jogo, figuras ilustrativas picotadas cartazetes, alfabeto e numerais móvel.

44 NÍVEL IV Material Didático destinado a crianças de 4 a 5 anos. 4 volumes bimestrais. Nestes volumes, as orientações ao professor estão no início do material, estão presentes no final dos conteúdos.O material complementar apresenta adesivos, atividades de recorte, quebra-cabeça, jogo da memória, do percurso, dominó, dedoches, máscaras.

45 NÍVEL V Material Didático destinado a crianças de 5 a 6 anos, para as escolas que não fizeram a opção pelo ensino fundamental de 9 anos. 4 volumes. Um volume em cada bimestre. Atividades para alfabetização. Nestes volumes, as orientações ao professor estão no início do material as datas comemorativas estão no final dos conteúdos,apresenta material complementar, com adesivos, atividades de recorte, quebra-cabeça, jogo diferenciados,fantoches, máscaras, dentre outros.

46 NOSSOS ÍCONES Com o objetivo de valorizar a leitura de imagens e ressaltar a importância dos símbolos, o Material Didático Expoente apresenta alguns ícones, cuja função é sinalizar e orientar as atividades, indicando ações.

47

48

49

50

51

52 A criança é sujeito e não objeto da aprendizagem.

53 ENSINO FUNDAMENTAL 1º e 2º ano 1ª a 4ª série

54 CONCEPÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO EXPOENTE CRIANÇA - sujeito social e histórico que sente, expressa- se e interage com o meio de muitas maneiras.

55 ESCOLA - espaço privilegiado do saber, das buscas, das intervenções e dos questionamentos.Trata-se do lugar onde brincar, refletir, fazer e representar são meios de apropriação de conhecimentos, hábitos e valores.

56 APRENDIZAGEM - Processo dinâmico de construção que ocorre por meio da relação entre o indivíduo e o conhecimento.A aprendizagem contribui com os alunos para que adquiram competências necessárias ao desenvolvimento de cidadãos plenos e atuantes.

57 ESTRUTURA DO MATERIAL 4 VOLUMES BIMESTRAIS. Pautado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

58 ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS 1º ano MATERIAL COM CONTEÚDOS INTEGRADOS CONTEMPLANDO AS QUATRO ÁREAS DO CONHECIMENTO ESTABELECIDAS PELO MEC. CIÊNCIAS SOCIAIS CIÊNCIAS NATURAIS NOÇÕES LÓGICO-MATEMÁTICAS LINGUAGENS..

59 TRABALHO PEDAGÓGICO – 1º ANO Ciências Sociais – desenvolvimento da reflexão crítica sobre os grupos humanos, suas histórias, formas de se organizar e de viver em diferentes épocas e locais. Ciências Naturais – Ampliar a curiosidade, incentivar a levantar hipóteses e a construir conhecimentos sobre os seres vivos e sua relação entre o homem e a natureza. ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

60 TRABALHO PEDAGÓGICO – 1º ANO Noções Lógico- Matemática – Oportunizar as crianças a identificar semelhanças e diferenças entre elementos, classificando, ordenando e seriando. Linguagens – Oportunizar o desenvolvimento da sensibilidade e da expressão, vivenciando atividades em que possa ver, reconhecer, sentir, imaginar e atuar sobre as diversas manifestações da arte. Incentivar a produção e recepção de textos orais e escritos. ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS Sistema Educacional Expoente

61 INGLÊS 1º ano - Material Didático opcional - volume único anual. Acompanha CD. 2º ao 5º ano - inserido no Material Didático. Acompanha CD.

62 * Atividades diversificadas : A roda de conversa que inicia cada tema com a problematização trabalhada pelo professor ; Obras de arte com leitura de imagens,desenho, recorte, colagem, pintura, dobradura; tipologia textual (contos, músicas de domínio público,poemas, fábulas, histórias em quadrinhos, textos informativos, charadas). a alfabetização vai permeando as atividades de forma significativa com a utilização do alfabeto móvel que está no material complementar, os números traçados que anteriormente são apresentados por meio de atividades com materiais de contagem ( palitos, tampinhas, canudos).

63

64

65

66

67

68 Disciplinas: 2o. ao 5o. ano * Língua Portuguesa * Inglês * História * Geografia (Material Didático Regionalizado na 3ª série) * Ciências * Matemática * Arte * Filosofia

69

70

71

72

73

74 Não é possível fazer uma reflexão sobre o que é Educação sem refletir sobre o próprio homem. Paulo Freire

75 ERRATAS Responsável: Angela Basso fone: (41)


Carregar ppt "SISTEMA DE ENSINO EXPOENTE. VALORES As atitudes são mais importantes do que os fatos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google