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PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA

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Apresentação em tema: "PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA"— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
VIDEOCONFERÊNCIA Brasília-DF, 09 Ago 05

2 “DEVE-SE TER EM MENTE QUE NÃO HÁ NADA MAIS DIFÍCIL DE EXECUTAR, NEM DE SUCESSO MAIS DUVIDOSO, NEM MAIS PERIGOSO DE SE CONDUZIR, DO QUE INICIAR UMA NOVA ORDEM NAS COISAS.” NICOLAU MAQUIAVEL

3 OBJETIVOS: - Identificar os conceitos preco-
nizados pelo PEG-EB relaciona- dos ao processo de melhoria contínua (ênfase na avaliação sistêmica). - Apresentar o SISPEG 4.0.

4 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2.DESENVOLVIMENTO - Modelo de Excelência do EB
- Enfoque Sistêmico na Auto-avaliação - Processo de Melhoria Contínua - SISPEG 4.0 - Debates 3. CONCLUSÃO

5 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2.DESENVOLVIMENTO - Modelo de Excelência do EB
- Enfoque Sistêmico na Auto-avaliação - Processo de Melhoria Contínua - SISPEG 4.0 - Debates 3. CONCLUSÃO

6 INTENÇÃO DO COMANDANTE DO EXÉRCITO
A situação futura desejada, com a implantação do PEG-EB é: uma Adm aberta à evolução permanente e flexível para adaptar-se com rapidez a novas metodologias gerenciais e às evoluções de cenários; a valorização da criatividade, do comportamento pró-ativo e da auto-avaliação contínua, para inovação e melhoria permanentes; Portaria n° 348, 01 julho 03.

7 INTENÇÃO DO COMANDANTE DO EXÉRCITO
que os militares e servidores civis incorporem e adotem conscientes, confiantes e voluntariamente a última palavra em termos de metodologia de gestão de recursos(*), tendo como ideal a busca da excelência de desempenho e resultados; e consolidar o alto conceito do EB na sociedade, também, como Instituição modelar no gerenciamento dos recursos que ela lhe disponibiliza.

8 Satisfação da Sociedade
(Público Interno) Operacionalidade Projetos Processos Motivação Capacitação dos Recursos Humanos PILARES BÁSICOS

9 PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
Início Seleção dos Avaliadores Planejamento da Melhoria Auto- Avaliação Elaboração do Perfil Validação Auto-avaliação PIM 1

10 P A D C A P D C MELHORIA CONTÍNUA ANO 3 ... ANO 2
NÍVEL DE GESTÃO - ANO 1

11 Fundamentos da Melhoria da Gestão
Visão Sistêmica Excelência dirigida ao usuário/cliente Gestão Participativa Gestão Baseada em Processos Valorização das Pessoas Visão de Futuro Aprendizado Organizacional Foco nos Resultados Inovação Responsabilidade e Controle social Gestão baseada em fatos e informações

12 4. Informação e conhecimento
MODELO DE EXCELÊNCIA P D C 2 Estratégias Planejamento 5 Pessoas 1 Liderança 7 Resultados 3 Cidadãos e Sociedade 6 Processos A 4. Informação e conhecimento

13 Fundamentos X Critérios de Excelência
1 2 3 4 5 6 7 Gestão Participativa Visão de futuro Excelência dirigida ao usuário/cidadão Responsabilidade e controle social Gestão baseada em fatos e informações Valorização das pessoas Gestão baseada em processos Foco nos resultados Visão sistêmica Aprendizado organizacional Agilidade Inovação

14 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2.DESENVOLVIMENTO - Modelo de Excelência do EB
- Enfoque Sistêmico na Auto-avaliação - Processo de Melhoria Contínua - SISPEG 4.0 3. CONCLUSÃO

15 VISÃO SISTÊMICA As organizações são constituídas por uma complexa combinação de recursos (capital humano, capital intelectual , instalações, equipamentos, softwares etc), interdependentes e inter-relacionados, que devem perseguir os mesmos objetivos e cujos desempenhos podem afetar, positiva ou negativamente, a organização em seu conjunto. Um sistema organizacional pode ser dividido em subsistemas e componentes, com menor grau de complexidade, permitindo maior facilidade no gerenciamento das atividades e processos, porém a tomada de decisão, o gerenciamento de processos e a análise do desempenho da organização devem considerar o conjunto dos subsistemas e suas inter-relações.

16 VISÃO SISTÊMICA A visão sistêmica pressupõe que as pessoas da organização entendam o seu papel no todo, as inter – relações entre o elementos que compõem a organização bem como a interação desta com o mundo externo. A visão sistêmica direciona o uso do sistema de indicadores para correlacionar as estratégias com os principais processos para melhoria do desempenho, visando o atendimento às necessidades de todas as partes interessadas. O conjunto dos sete critérios de Excelência se constitui na estrutura básica para a visão sistêmica da organização, que a direcionará para a excelência do desempenho e o sucesso no negócio.

17 4. Informação e conhecimento
MODELO DE EXCELÊNCIA P D C 2 Estratégias Planejamento 5 Pessoas 1 Liderança 7 Resultados 3 Cidadãos e Sociedade 6 Processos A 4. Informação e conhecimento

18 Gestão baseada em processos e informações
O centro prático da ação da gestão de excelência é o processo, entendido como um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas ) em serviços/ produtos (saídas ) com alto valor agregado.

19 Diagrama de Sistema Organizacional
SISTEMAS FORNECEDORES INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS GERAIS; (Governo, Economia, Cultura, Meio-ambiente) RECEPTORES Capital Mat-prima Tecnologia Recursos Humanos ENTRADAS Produtos/Serviços PROCESSO D PROCESSO B PROCESSO E PROCESSO C GERENCIAMENTO "Feedback" (pedidos, reclamações, etc.) Energia SAÍDAS CONCORRÊNCIA PROCESSO A

20 Processos e Sistemas “Mas pensar em termos de processos é talvez a mudança mais profunda que ocorre durante a transformação para a Liderança em Qualidade”. “Já que a organização trabalha através de processos, só podemos melhorar nosso trabalho melhorando os processos. Melhores processos significam melhor qualidade, o que significa maior produtividade.” “Uma série de tarefas correlatadas pode ser chamado de processo, e um grupo de processos correlatados pode ser visto como um sistema.” Peter Scholtes (Times da Qualidade)

21 Gerência de Processos F - Fornecedor I - Insumo
Subprocesso 2 Subprocesso 1 Subprocesso 6 Subprocesso 5 Subpr 3 Subpr 4 F I P/S C F - Fornecedor I - Insumo P/S - Produtos/Serviços C - Cliente/Usuário/Consumidor Processo

22 “A ‘idéia sistêmica’ afirma, por um lado, que o todo é mais do que a soma das partes, no sentido de que a organização de um todo produz qualidade ou propriedades novas em relação às partes consideradas individualmente” .... “ao mesmo tempo o todo é igualmente menos do que a soma das partes cujas qualidades são inibidas (parcialmente) pela organização do todo” Perspectivas e cenários - uma breve Introdução Metodológica

23 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2.DESENVOLVIMENTO - Modelo de Excelência do EB
- Enfoque Sistêmico na Auto-avaliação - Processo de Melhoria Contínua - SISPEG 4.0 - Debates 3. CONCLUSÃO

24 AVALIAÇÃO DA GESTÃO 1 Início Seleção dos Avaliadores Planejamento da
Melhoria Auto- Avaliação Elaboração do Perfil Validação Auto-avaliação PIM 1

25 AVALIAÇÃO DA GESTÃO Pessoas indicadas pelo Cmdo/Ch/Dir
e que possam representar o sistema para condução da Auto-avaliação. (EM, representantes das OMDS, etc.) Essas pessoas, juntas, devem ter o seguinte perfil: conhecimento da organização; trânsito por todo o sistema; acesso fácil ao Cmdo/Dir; capacidade de trabalho em grupo; fluência verbal e escrita; bom relacionamento interpessoal. Início Seleção dos Avaliadores

26 AVALIAÇÃO DA GESTÃO VISUALIZAR A ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA
Início Seleção dos Avaliadores Planejamento da Auto-avaliação VISUALIZAR A ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA E NÃO COMO UMA PARTE ISOLADA Descrição do perfil da organização Perfil 1

27 O SISTEMA ORGANIZACIONAL
MELHOR DESEMPENHO DIREÇÃO DESEJADA SISTEMA ORGANIZACIONAL DIREÇÃO ATUAL SISTEMA DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO TEMPO

28 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO MISSÃO, VISÃO DE FUTURO E VALORES FORNECEDORES
CLIENTES Capital Matéria-prima Tecnologia Recursos Humanos INSUMOS Produtos/Serviços PROCESSOS DE APOIO FINALÍSTICOS "Feedback" Energia SAÍDAS CONCORRENTES INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS GERAIS; (Governo, Economia, Cultura, Meio ambiente) GERENCIAMENTO

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30 Clientes, insumos e produtos EB
-Poderes Constitucionais -Sociedade -Militares -Família Militar PRODUTO (Bens e Serviços) E X É R C I T O SEGURANÇA (Serviço/Bem intangível) Métrica: -Dissuasão -Projeção de Poder INSUMOS -Rec Humanos -Rec Materiais -Rec Financeiros -Rec Tecnológicos -Informação -Legislação PESSOAL CAPACITADO (Bem tangível) -RESERVA MOBILIZÁVEL (Homens p/ o Combate) -CIDADÃOS (Capacitação social) Métrica: -Quantidade -Qualidade

31 Sistema EB Sistema Exército Brasileiro CLIENTES -Poderes Constituídos
Política e Estratégia Pessoal Ensino Tecnologia da Informação Ciência e Tecnologia Preparo e Emprego (Operacional) Logística Engenharia e Construção Economia e Finanças Comando e Controle Inteligência Comunicação Social FUNÇÕES (DEPARTAMENTOS) EME DGP DEP DCT COTER D LOG DEC SEF Comando Sistema Exército Brasileiro Resultado CLIENTES -Poderes Constituídos -Sociedade -Militares -Família Militar CLIENTES -Poderes Constituídos -Sociedade -Militares -Família Militar Resultado PRODUTO (Bens e Serviços) INSUMOS -Rec Humanos -Rec Materiais -Rec Financeiros -Rec Tecnológicos -Informação -Legislação MP/F 01 - PREPARO DA FT SEGURANÇA (Serviço/Bem intangível) Métrica: -Dissuasão -Projeção de Poder MP/F 02 - EMPREGO DA FT MP/A 01 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MP/A 02 - RECURSOS HUMANOS RH CAPACITADO (Bem tangível) -RESERVA MOBILIZÁVEL (Homens p/ o Combate) -CIDADÃOS (Capacitação social) Métrica: -Quantidade -Qualidade MP/A 03 - ORÇAMENTO E FINANÇAS MP/A 04 - SIST INFO / TECNO INFO MP/A 05 - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO MP/A 06 - INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA MP/A 07 - COMUNICAÇÃO SOCIAL DCT Bem e/ou Serviço Dual

32 DIAGRAMA DE SISTEMA DO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
MEC MCT OM/EB Instituições de Ensino e Pesquisa Empresas Sociedade Escolas de 2o. Grau Fornecedores de Material Prestadores de Serviço SISTEMAS FORNECEDORES RECEPTORES Diplomados Publicações, Projetos e Pareceres, Consultorias, Serviços, etc. Informações ADM FIN. / PATR. / SUP. Adm Financeira Adm Patrimonial Suporte Alimentação Laboratórios Informática Segurança Biblioteca Vivência ADM DE PESSOAL ADM DE ENSINO E PESQUISA Adm do Ensino Adm da Pesquisa Adm da Seleção de Candidatos PROCESSOS DE APOIO Graduação Ensino Básico Ensino Engenharia Pós-graduação Doutorado Mestrado Especialização Outros Aperfeiçoamento Extensão ENSINO PROCESSOS FINALÍSTICOS ENTRADAS SAÍDAS REFERENCIAL COMPETITIVO (Instituições de Ensino e Pesquisa ) "Feedback" (pedidos, reclamações, etc.) Recursos Financeiros Humanos Tecnologia Materiais e Serviços DIAGRAMA DE SISTEMA DO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA

33 1 1 Início Seleção dos Avaliadores Auto- Avaliação Planejamento da
Validação Elaboração do Perfil Perfil Planejamento da Melhoria PIM 1

34 IDÉIAS PARA O PROCESSO MANTER A COERÊNCIA COM O PERFIL ORGANIZACIONAL;
PRÁTICAS SISTÊMICAS x PRÁTICAS LOCA- LIZADAS; Exemplo: - ALTA ADMINISTRAÇÃO - PROCESSO FINALÍSTICO CONSIDERAR O(S) SISTEMAS ORGANIZA- CIONAIS > MODELO EXCELÊNCIA E PERFIL; CONSIDERAR OS REAIS PROBLEMAS DA ORGANIZAÇÃO > OUVIR AS PESSOAS

35 A P C D 2 Este bloco representa o Estratégias PLANEJAMENTO. e Planos
Por meio da liderança forte da alta administração que tem como foco a missão da organização e as demandas de seus usuários, os serviços/produtos e os processos são planejados e as estratégias traçadas. A P C D 1 Liderança 3 Cidadãos e Sociedade

36 2 Estratégias e Planos 1 Liderança 3 Cidadãos e Sociedade

37 2 Estratégias e Planos 1 Liderança 3 Cidadãos e Sociedade

38 2 Estratégias e Planos 1 Liderança 3 Cidadãos e Sociedade

39 P D A C Este bloco representa a EXECUÇÃO. Neste espaço se
concretiza a ação que transforma os objetivos da organização e as metas dos planos em resultados. 5 Pessoas P D A C 6 Processos

40 5 Pessoas 6 Processos

41 5 Pessoas 6 Processos

42 A P C D Este bloco representa o CONTROLE.
Neste espaço é possível avaliar o desempenho da organização: No atendimento ao cidadão; Na qualidade do serviço; No uso dos recursos; Na gestão das pessoas; No relacionamento com a sociedade. 7 Resultados A P C D

43 PQGF – Método/aplicação X Resultado Manual de Avaliação - 500 pontos
7.1 3.1/ 3.2 2.2/ 3.3 7.2 6.1/ 6.2/ 6.4 7.3 4.3/ 5 7.4 6.3 7.5 6.1 7.6 1.1 a 6.4 –Avaliação e Melhoria das práticas 1/ 2/ 4

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50 Este bloco representa a 4. Informação e Conhecimento
AÇÃO CORRETIVA. Neste espaço a organização age para corrigir e melhorar suas práticas de gestão e, conseqüentemente, o seu desempenho. A P C D 4. Informação e Conhecimento

51 4. Informação e Conhecimento
P D A C 4. Informação e Conhecimento Eq Coor Set/DE Eq Coor Set/U Eq Coor Set/Bda SIG

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53 AVALIAÇÃO DA GESTÃO 1 1 Início Seleção Auto- dos avaliação Avaliadores
Validação Planejamento da auto-avaliação - Conduzida pelo Escalão Superior (EQUIPE DE COORDENAÇÃO SETORIAL) - Empregar o SISPEG no processo - Enfoque sistêmico Elaboração do Perfil Perfil 1

54 1 1 Início Seleção dos Avaliadores Auto- Avaliação Planejamento da
Validação Elaboração do Perfil Perfil Planejamento da Melhoria PIM 1

55 AVALIAÇÃO DA GESTÃO 1 1 Início Seleção dos Avaliadores Auto Avaliação
Planejamento de Inovação e Melhoria (PIM): 1. priorizar as oportunidades de melhoria apontadas na Auto-avaliação; 2. definir as metas a partir das melhorias a serem realizadas; 3. estabelecer o(s) Projeto(s) de Inovação e Melhoria; definir o Sistema de Acompanhamento; Definir os Planos de Capacitação e de Comunicação. Seleção dos Avaliadores Auto Avaliação Planejamento da auto-avaliação Validação Elaboração do Perfil Perfil Planejamento da Melhoria PIM 1

56 IDÉIAS PARA O PROCESSO ATACAR OS PROBLEMAS PRIORITÁRIOS;
CONSIDERAR O PLANO DE GESTÃO/OM, OS PROCESSOS FINALÍSTICOS, A REDUÇÃO DOS CUSTOS E A OPINIÃO DAS PESSOAS; É A PARTE MAIS IMPORTANTE DO PROCES- SO DE MELHORIA CONTÍNUA; ANALISAR O IMPACTO DOS PIM NOS RESUL TADOS ORGANIZACIONAIS

57 As oito etapas do PIM são:
ELABORAÇÃO DO PIM As oito etapas do PIM são: 1) Priorização das OIM; 2) Definição das Diretrizes para o PIM; 3) Escolha da Melhor Solução (LAç); 4) Definição das Metas de Melhoria e IDO; 5) Elaboração dos PIM; 6) Definição do Sistema de Acompanhamento; 7) Elaboração dos Planos de Capacitação e de Comunicação; 8) Aprovação pelo Cmdo.

58 - Modelo de Excelência do EB - Enfoque Sistêmico na Auto-avaliação
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2.DESENVOLVIMENTO - Modelo de Excelência do EB - Enfoque Sistêmico na Auto-avaliação - Processo de Melhoria Contínua - SISPEG 4.0 - Debates 3. CONCLUSÃO

59 SENHA: gestaoEB2006

60 Segunda-feira, 12 de abril de 2004.
Orientações do Cmt Ex para 2004

61 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2.DESENVOLVIMENTO - Modelo de Excelência do EB
- Enfoque Sistêmico na Auto-avaliação - Processo de Melhoria Contínua - SISPEG 4.0 - Debates 3. CONCLUSÃO

62 “O bom senso é a coisa mais bem repartida
do mundo, porque cada um de nós pensa ser dele tão bem provido, que mesmo aqueles que são mais difíceis de se contentar com qualquer coisa não costumam desejar mais do que têm” R. DESCARTES

63 “Ao chefe não cabe ter medo das idéias, nem mesmo das idéias novas.
EB - GESTÃO 2003 / 2006 “Ao chefe não cabe ter medo das idéias, nem mesmo das idéias novas. É preciso,isto sim, não perder tempo, implementá-las e realizá-las até o fim.” Mar Castello Branco

64 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2.DESENVOLVIMENTO - Modelo de Excelência do EB
- Enfoque Sistêmico na Auto-avaliação - Processo de Melhoria Contínua - SISPEG 4.0 3. CONCLUSÃO

65 OBJETIVOS: - Identificar os conceitos preco-
nizados pelo PEG-EB relaciona- dos ao processo de melhoria contínua (ênfase na avaliação sistêmica). - Apresentar o SISPEG 4.0.

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