A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO DIVISÃO DE ENSINO 1ª OFICINA PEDAGÓGICA COMO ENSINAR E APRENDER COMPETÊNCIAS REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO Coordenação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO DIVISÃO DE ENSINO 1ª OFICINA PEDAGÓGICA COMO ENSINAR E APRENDER COMPETÊNCIAS REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO Coordenação."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO DIVISÃO DE ENSINO 1ª OFICINA PEDAGÓGICA COMO ENSINAR E APRENDER COMPETÊNCIAS REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO Coordenação Pedagógica Subseção de Acompanhamento Pedagógico Colaboração : Profª. Célia Jacóe

2 DIFICULDADES EM SALA DE AULA/INSTRUÇÃO X NECESSIDADE DE FORMAÇÃO (PROFESSORES/INSTRUTORES) DIFICULDADES EM SALA DE AULA/INSTRUÇÃO X NECESSIDADE DE FORMAÇÃO (PROFESSORES/INSTRUTORES) O ENSINO POR COMPETÊNCIAS

3 COMPETÊNCIAS ?

4

5 APRENDIZAGEMSIGNIFICATIVAPOR RECEPÇÃO POR DESCOBERTA MECÂNICA ESTRUTURA COGNITIVA Aprendizagem mecânica: é aquela que encontra muito pouca ou nenhuma informação prévia na Estrutura Cognitiva com a qual possa se relacionar, sendo então armazenada de maneira arbitrária. Aprendizagem significativa: é aquela que se relaciona, interliga-se a aprendizagens já realizadas e a conteúdos pré-existentes no sujeito. APRENDIZAGENS

6 significativa mecânica APRENDIZAGENS

7 Por que é preciso falar sobre competências? REGRAS COMPLEXAS REGRAS SIMPLES AJUDA COMPARTILHAR APOIO

8 Por que é preciso falar sobre competências? Função social da escola Propedêutica Seletiva Formação integral Orientadora Objeto CONHECIMENTO Objeto COMPETÊNCIA FATOS CONCEITOS PROCEDIMENTOS ATITUDES

9 COMPETÊNCIA procedimentos atitudes fatos conceitos FATOS CONCEITOS PROCEDIMENTOS ATITUDES

10 23 x x x x COMPETÊNCIA 23 x x x 7 23 x 7 224

11 CARACTERÍSTICAS DAS COMPETÊNCIAS COMO SE APRENDEM...? CONTEÚDOS FACTUAIS CONTEÚDOS CONCEITUAIS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS CONTEÚDOS ATITUDINAIS memorização construção pessoal modelo/ prática modelo / vivência / reflexão

12 Exercício Classifique os seguintes conteúdos Números de telefone Capitais dos países africanos Armamento Colonialismo Causas da Independência do Brasil Ordem unida Romantismo literário Primeira Lei de Newton Tabuada Nós e amarrações

13 O QUE DEVEMOS ENTENDER POR COMPETÊNCIAS? Uma intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida por meio de ações que mobilizam, ao mesmo tempo e de maneira interrelacionada, componentes atitudinais, procedimentais e conceituais. Antoni Zabala NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO UMA COMPETÊNCIA CONSISTE EM: É a capacidade de mobilizar, ao mesmo tempo e de maneira interrelacionada, conhecimentos,habilidades,atitudes,valores e experiências, para decidir e atuar em situações diversas. CEEE-CEP/FDC ch vae

14 PROCESSO DE UMA AÇÃO COMPETENTE SITUAÇÃO REAL que nos obriga a intervir e que questiona ou apresenta problemas que têm que ser resolvidos SITUAÇÃO REAL que nos obriga a intervir e que questiona ou apresenta problemas que têm que ser resolvidos ANÁLISE DA SITUAÇÃO SELEÇÃO DO ESQUEMA DE ATUAÇÃO ESQUEMA DE ATUAÇÃO A ESQUEMA DE ATUAÇÃO B ESQUEMA DE ATUAÇÃO C ESQUEMA DE ATUAÇÃO D ATITUDES FATOS CONCEITOS PROCEDIMENTOS

15 CARACTERÍSTICAS DO ENSINO DAS COMPETÊNCIAS 1. Sua funcionalidade 2. A complexidade da situação na qual deve ser aplicada 3. Seu caráter procedimental 4. Estar constituídas por uma integração de componentes que devem ser ensinados de maneira diferenciada.

16 O CAMINHO DESAFIOS POSSIVEIS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA IMAGEM QUE OS PROFESSORES/ INSTRUTORES TRANSMITEM PENSAMENTO APLICADOR X PENSAMENTO ESTRATÉGICO COMPARTILHAR EXPERIENCIAS

17 O ensino baseado em competências pode ser uma nova oportunidade para que o sistema educacional enfrente uma educação a partir de uma visão racional, comprometida, responsável e global para a formação dos cidadãos. Antoni Zabala

18 Referência Bibliográfica

19 OBRIGADA! O Exército Brasileiro não está buscando aplicar diretamente modelos testados em outras instituições.Busca sim, o seu próprio modelo, o mais adequado às características de uma profissão tão peculiar. Ou seja, o desafio é criar um modelo específico de Educação por Competências, tudo o mais são pressupostos e referências ( Programa: O profissional militar do Sec.XXI, p.9)


Carregar ppt "ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO DIVISÃO DE ENSINO 1ª OFICINA PEDAGÓGICA COMO ENSINAR E APRENDER COMPETÊNCIAS REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO Coordenação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google