A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Campo Real Engenharia de Produção 7º not. Foto do Engenheiro de produção de hoje para o amanhã: o engenheiro frente aos desafios da moderna.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Campo Real Engenharia de Produção 7º not. Foto do Engenheiro de produção de hoje para o amanhã: o engenheiro frente aos desafios da moderna."— Transcrição da apresentação:

1

2 Faculdade Campo Real Engenharia de Produção 7º not. Foto do Engenheiro de produção de hoje para o amanhã: o engenheiro frente aos desafios da moderna sociedade Prof. Ms. luigi chiaro

3 Construir sociedade: como, onde, quando e por que. "Se você deixa o machado perder o corte e não o afia, terá de trabalhar muito mais. É mais inteligente planejar antes de agir" (Eclesiastes 10:10) Nada há de permanente A não se a mudança (Panta rei) (Heráclito)

4 Modernidade - ritmo das mudanças, muito mais acelerada do que acontecia nas sociedades pré-modernas; - separação tempo/espaço; - finalidade das mudanças: nas sociedades pré- modernas as mudanças ocorridas em uma localidade ficavam ali restritas, o que não ocorre na modernidade, na qual diferentes áreas do globo foram postas em interconexão; - novo papel das instituições sociais, como a família e a igreja, e o surgimento de novas instituições, como o Estado-nação; - o desenvolvimento de uma sociedade majoritariamente urbana.

5 Pós-modernidade propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social devido aos distanciamentos acrescidos pelos rendimentos; (fosso ricos-pobres) falências das metanarrativas emancipadoras como aquelas propostas pela Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.

6 Hiper-modernidade pós-humanidade Falta de espírito Religioso (referencia ao divino) (surgiu no medo, pobreza) Propriedade Privada dos bens substituída pelo acesso ao CAPITAL INTELECTUAL locação de algo, (define o uso provisório) Base sociedade: informática não + produção de lucro = riqueza sim produção de serviços intelectuais (INOVAR)

7 Engenheiro ATUAÇÃO Une conhecimentos de administração, economia e engenharia com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produtividade de uma empresa. E é justamente por trabalhar entre o setor técnico e administrativo de uma empresa, que o engenheiro de produção encontra trabalho em muitos locais, desde indústrias, até bancos.

8 Come deve vir-a-ser? Perfil do engenheiro Criatividade; Espírito de liderança; Sociabilidade; Capacidade de argumentação; Transmissão de idéias com clareza; Adaptabilidade à constantes mudanças; Capacidade de lidar e interagir com desafios. Como conseguir?

9 Ainda: O que corporações e empresas destacam nos egressos de cursos de Engenharia: Aprendem fácil e rápido; Tem garra e ambição; Tem bons relacionamentos; São disciplinados e responsáveis; São práticos.

10 Portanto: Necessidade do acadêmico Sólida formação acadêmica; Ouvir a voz da demanda; Agregar valor estratégico; Ser empreendedor; Ser competente Tudo isso, vale a pena?

11 Engenharia de Produção cursos

12

13 Quando o sol surge, não importa se você é um leão ou uma gazela: é melhor que comece a correr. MOTIVO: Faça, antes que outro faça se quiser sobreviver na selva do mercado cada vez mais competitivo, cada vez mais seletivo.

14 Então: Conhecimentos Habilidades Atitudes que fazem a diferença? *

15 CONHECIMENTOS valorizados em um Engenheiro nInformática; nIdiomas (inglês); nCustos; nPsicologia; nMatemática; nPlanejamento; nConhecimento Sistêmico da Empresa.

16 HABILIDADES valorizadas em um Engenheiro/ nTer visão global da coorporação/empresa; nEntender o negócio da empresa; nSaber trabalhar em equipe; nSer Polivalente nCapacidade para planejar; nCapacidade para assumir riscos. nRelacionar-se bem com o público (educação básica)

17 HABILIDADES valorizadas em um Engenheiro/ nCapacidade para tomar decisões; (Liderança) nCapacidade para aprender; (Metodologia de estudo) nCapacidade de negociação; (Honestidade) nComunicar-se bem por escrito e verbalmente;

18 ATITUDES valorizadas em um Engenheiro/ nTer espírito empreendedor; nTrabalhar em equipe; nFazer as coisas acontecerem; nTer iniciativa; nSer ético;

19 ATITUDES valorizadas em um Engenheiro nTer maturidade; nApresentar entusiasmo pelo trabalho; nComprometimento; nPré-disposição para trabalhar muitas horas por dia.

20 Coorporações/empresa do futuro? poder no chão da fábrica – funcionários de todos os níveis hierárquicos desempenham múltiplas tarefas; - comunicação no centro – a informação deve fluir livremente pelo espaço de trabalho, essencial para a gestão do conhecimento; - desenvolvimento sustentável – o crescimento será apoiado em práticas ambientalmente corretas; - obsessão pela qualidade; - importância da logística; - foco no cliente. estamos preparados para o desafio?

21 Olhe para você? Quais os conhecimentos, habilidades, atitudes que você já vivencia no trabalho? Quais estão faltando? Quais precisa melhorar? Reflita. Avalie-se. Ouse inovar-se...


Carregar ppt "Faculdade Campo Real Engenharia de Produção 7º not. Foto do Engenheiro de produção de hoje para o amanhã: o engenheiro frente aos desafios da moderna."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google