A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MUNDO EM REDEO MUNDO EM REDE 1º ano |Ensino Médio| Prof. Samir M. Costa1º ano |Ensino Médio| Prof. Samir M. Costa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MUNDO EM REDEO MUNDO EM REDE 1º ano |Ensino Médio| Prof. Samir M. Costa1º ano |Ensino Médio| Prof. Samir M. Costa."— Transcrição da apresentação:

1 O MUNDO EM REDEO MUNDO EM REDE 1º ano |Ensino Médio| Prof. Samir M. Costa1º ano |Ensino Médio| Prof. Samir M. Costa

2 O MUNDO EM REDEO MUNDO EM REDE Introdução PAISAGENS NATURAIS: Resultam de uma combinação particular de elementos, como relevo, os solos e as formações vegetais.As paisagens naturais estão em constante mudança, em geral muita lenta e imperceptível. PAISAGENS HUMANAS: Revelam a intervenção das sociedades sobre a superfície terrestre. Elas são um produto do trabalho do trabalho social, isto é, do esforço coletivo e organizado de gerações que, por meio das técnicas disponíveis, instalam artefatos que servem a finalidades úteis. TÉCNICAS: São os conhecimentos, os instrumentos e as habilidades empregados intencionalmente a realização de uma finalidade. O cultivo do milho é uma técnica assim como a escrita. TECNOLOGIAS: São aplicações de conhecimentos científicos à produção de objetos úteis. A siderurgia, as ferrovias, a geração de imagens de televisão, os satélites artificiais são produtos da tecnologia.

3 O MUNDO EM REDEO MUNDO EM REDE Introdução O ESPAÇO GEOGRÁFICO, além dos objetos naturais e os artefatos humanos, abrange também a rede de relações criada por fluxo de pessoas, mercadorias, capitais e informações. Ele surge da interação, mediada pelas técnicas, entre as sociedades e a superfície terrestre. MEIO NATURAL: É o sistema da biosfera. MEIO TÉCNICO: É formado pelas concentrações industriais, campos agrícolas, cidades e infra-estruturas de circulação estabelecidos ao longo da era industrial. MEIO TECNOCIENTÍFICO E INFORMACIONAL: Esboçou-se a partir do novo ciclo de inovações conhecido como revolução científica e informacional. Este meio é caracterizado pelopredomínio das finaças e da transferência de capitais e informações por meio de redes de comunicações de alta tecnologia.

4 O MUNDO EM REDEO MUNDO EM REDE Introdução ESTADO-NAÇÃO: As fronteiras políticas definem a extensão geográfica da soberania do Estado-Nação. No interior do espaço que as fronteiras delimitam, ou seja, no território nacional, o poder do Estado é soberano. É ele quem estabelece divisões internas, realiza os censos, organiza as informações sobre a população e as atividades econômicas e formula estratégias de desenvolvimento e proteção desse território. A nação é uma comunidade política, uma coletividade ampla que se fundamenta num contrato político.

5 O MUNDO EM REDEO MUNDO EM REDE Imagem é tudo! Meio Natural Meio Técnico Meio Tecnocientífico e Informacional

6 O MUNDO EM REDEO MUNDO EM REDE Redes

7 O MUNDO EM REDEO MUNDO EM REDE Redes Rede Geográfica: conjunto de localizações sobre a superfície terrestre articulado por vias e fluxos (Roberto Lobato Corrêa, Redes Geográficas e Teoria dos Grafos) A rede faz e desfaz as prisões do espaço tornado território: tanto libera como aprisiona. É porque ela é instrumento, por excelência, do poder (RAFFESTIN, 1980) Os poderes centrais dedicam, agora, mais à mobilidade das idéias e das ordens do que àquela das pessoas. (P. Claval, 1989) Os fluxos, de todo tipo – das mercadorias às informações pressupõe a existência das redes. (Dias, 1995) A primeira propriedade das redes é a conexidade – qualidade de conexo -, que tem ou em que há conexão, ligação. Os nós das redes são assim lugares de conexões, lugares de poder e de referência, como sugere Raffestin (Dias, 1995)

8 O MUNDO EM REDEO MUNDO EM REDE (RE) PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO Meio Técnico Com o tempo... Crescimento das cidades ao longo das linhas férreas. RJ, SP, Londres, Paris,...


Carregar ppt "O MUNDO EM REDEO MUNDO EM REDE 1º ano |Ensino Médio| Prof. Samir M. Costa1º ano |Ensino Médio| Prof. Samir M. Costa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google