A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aspectos Computacionais e Matemáticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aspectos Computacionais e Matemáticos"— Transcrição da apresentação:

1 Aspectos Computacionais e Matemáticos
Ações preliminares para o desenvolvimento do banco de dados para suporte de Inventários de Ciclo de Vida Aspectos Computacionais e Matemáticos Profa. Dra. Carla Castanho Universidade de Brasília – UnB Departamento de Ciência da Computação – CIC

2 Inventário de Ciclo de Vida
Análise de Inventário de Ciclo de Vida (ICV) É uma fase da Análise de Ciclo de Vida (ACV) que envolve a compilação e quantificação das entradas e saídas para um determinado sistema de produto durante o seu ciclo de vida. Produzem resultados diferentes!!! IMPORTANTE: Estudo de avaliação das vantagens e limitações das diferentes abordagens para ICV para selecionar a mais adequada à realidade brasileira. Diferentes abordagens para ICV: Representação matricial Diagrama de fluxo de processo ICV baseado em Input-Output etc.

3 Características de um banco de dados de inventário de ciclo de vida
Conteúdo do banco de dados. Harmonizado, atualizado, consistente, e válido. Fácil acesso ao banco de dados. Documentação compreensiva e transparente de cada dataset. Utilização universal.

4 Processo Unitário Processo Unitário produto X Tecnosfera Produto(s)
Energia Processo Unitário produto X Lixo Material Recursos Emissões Biosfera

5 Banco de dados do inventário de ciclo de vida
A Abordagem Suiça Banco de dados do inventário de ciclo de vida É um banco de dados de processos que estão interligados uns aos outros. ARMAZENAR: dados de processos + informações sobre a estrutura da dependência interindustrial dos processos. Ligação entre os processos = fluxos econômicos, produzidos por um processo e absorvidos por um outro. ABORDAGEM MATRICIAL: compilação dos dados de processos (do banco de dados).

6 O banco de dados suiço: Ecoinvent
O Ecoinvent é um sistema de software que permite uma compilação central, gerenciamento, cálculo e acesso aos dados de inventário de ciclo de vida via Internet. Poderosas rotinas de cálculo sobre os dados do banco de dados central permitem o cálculo dos resultados cumulativos do inventário. Cálculo das incertezas podem ser realizadas por meio de simulações estatísticas. Teoria da Perturbação: Os coeficientes que descrevem os processos unitários e definem a matriz tecnológica e a matriz intervenção, frequentemente sofrem incertezas (uncertainty) Por isso, um tratamento estatistico da propagação dessas incertezas é importante. Simulações Monte Carlo: simulações estatísticas feitas através de uma técnica de amostragem. Isto significa que uma amostra (exemplo) dos resultados modelados é gerado, e que as propriedades estatísticas desta amostra são usadas para fornecer uma indicação da localização e dispersão dos resultados.

7 A importância do estudo da estrutura computacional/matemática de ACV
É um pré-requisito na construção de um método que realmente possa ter validade científica. Guia o projeto e a construção de um banco de dados de ICV harmonizado, sólido e consistente. Guia o projeto e implementação de um software confiável para ACV. É importante salientar a importância de um entendimento e um esclarecimento sobre a estrutura computacional. Teoria da Perturbação: Os coeficientes que descrevem os processos unitários e definem a matriz tecnológica e a matriz intervenção, frequentemente sofrem incertezas (uncertainty) Por isso, um tratamento estatistico da propagação dessas incertezas é importante. Simulações Monte Carlo: simulações estatísticas feitas através de uma técnica de amostragem. Isto significa que uma amostra (exemplo) dos resultados modelados é gerado, e que as propriedades estatísticas desta amostra são usadas para fornecer uma indicação da localização e dispersão dos resultados.

8 Próximos passos Convênio com a Suiça (EcoInvent).
Realização do terceiro workshop de capacitação com técnicos suíços. Transferência da experiência suiça na construção do banco (inventário) Aprofundamento do estudo do modelo matemático utilizado na Suiça. Elaboração de estudos de casos representativos (Diesel) dentro do modelo matemático suíço, e realização de estudos comparativos com os resultados obtidos através do Software de ACV Gabi. Levantamento e estudo de outras abordagens/métodos matemáticos para ICV.

9 Inventário de Ciclo de Vida
Obrigada pela atenção!


Carregar ppt "Aspectos Computacionais e Matemáticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google