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GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.

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1 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA PERDA DE PESO ? SGT JOZILVO

2 ESPECIALISTA EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E AVALIAÇÃO FUNCIONAL CREF G 1

3 Atividade Física e Síndrome Metabólica Atividade Física e Síndrome Metabólica Hipertensos Benefícios: Redução da PAS e PAD em aproximadamente 5 a 10 mmHg Diminuição da freqüência cardíaca de repouso;

4 Redução do Débito cardíaco : Quantidade de sangue bombeado pelo coração por minuto Queda na resistência vascular periférica total; Diminuição do stress; Diminuição da ansiedade;

5 Efeito no sistema nervoso Efeito no sistema nervoso Redução da atividade nervosa simpática periférica contribuindo para a atenuação da PA, (HADDAD et al, 1997). Porem com a volta a inatividade a PA volta as níveis anteriores.

6 Atividades indicadas Trabalho aeróbio Trabalho aeróbio Yoga Yoga Massoterapia Massoterapia Meditação Meditação

7 Triglicerídeos elevado Benefícios Benefícios Diminuição da % de gordura Metabolismo das gorduras circulantes, aumentando a atividade da enzima (lípase lipoprotéica )

8 Glicemia alta Estudos comprovam ser um meio eficaz na prevenção da diabetes tipo II; níveis de insulina em jejum níveis de insulina após administração de glicose tolerância a glicose sensibilidade a insulina

9 Que corpo você precisa ? Que corpo você precisa ?

10 QUAL A MELHOR ATIVIDADE ?

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14 Exercícios com pesos Musculação com aparelhos Frequência 3 a 6 x na semana Gasto calórico elevado

15 Metabolismo basal É aumentado em média de 15% à 25% pos-exercício; É aumentado ao longo do tempo devido ao ganho de massa magra (músculos).

16 Ginástica localizada Mesmas características da musculação utilizando cargas geralmente menores Vantagens: Aula menos monótona; Maior incentivo do Profissional de Saúde.

17 Desvantagens: Desvantagens: Menos especificidade; Acompanhamento pouco individualizado; Efeito mais demorado na composição corporal.

18 Exercícios aeróbios Esteira Bicicleta ergométrica Elípticos (simuladores de caminhada) Caminhada/corrida Natação

19 Intensidade X Volume Intensidade X Volume 60% a 80% da F.C Máxima ou 50% do VO2 F.C de atividade (220 – idade) F.C de atividade (220 – idade) Fracionamento Fracionamento Realizar 30 min. de atividade contínua tem o mesmo benefício de 30 min. fracionados em 3 X 10 vezes ao longo do dia ou poderá ter um gasto calórico ainda maior.

20 Um pouco de matemática Gasto calórico com o exercício Gasto calórico com o exercício + - % = 1 3 x 4

21 Individuo Idade 45 anos Altura 175 cm Peso 95 kg Metabolismo Basal = 1936 Kcal. Exercícios de caminhada à 8 km/h 1 hora Gasto calórico de 760 metabolismo basal/hora = 80 Kcal. 760 – 80 = 680 Kcal. 680 x 5 = 3400 Kcal. X semana 1g de gordura = 9 Kcal Perda de 378g por semana – mês = 1511g

22 Metabolismo basal pós-exercício : Aumento de 25% por 12 horas 12 h = 968 Kcal. = 242 Kcal X 5 dias = 1210 cal. = 135 Kcal. no mês = 538 g Total = 2049 kg

23 Atividades diária Fazer atividades comuns do dia a dia é positivo no gasto calórico diário e aumenta o metabolismo basal Fazer atividades comuns do dia a dia é positivo no gasto calórico diário e aumenta o metabolismo basalEx:. Usar escadas ao invés do elevador Usar escadas ao invés do elevador Saltar alguns pontos antes do trabalho Saltar alguns pontos antes do trabalho Ao encontra com um amigo para uma conversa, escolha o parque à lanchonete Ao encontra com um amigo para uma conversa, escolha o parque à lanchonete

24 Consumo calórico Média da População: 2000 a 2500 Kcal/dia Obesos: 3000 a 5000 Kcal/dia Atleta : a Kcal/dia

25 Equipamentos milagrosos ?

26 Organizações Tabajara

27 Capacitação do profissional CREF (Conselho Estadual de Educação Física) CREF (Conselho Estadual de Educação Física) Profissional e estabelecimentos Profissional e estabelecimentos Regulamentação da profissão Regulamentação da profissão lei 9696/98, publicada no Diário Oficial da União em 02/09/98 lei 9696/98, publicada no Diário Oficial da União em 02/09/98 Professor de Educação Física Professor de Educação Física Profissão de Saúde Profissão de Saúde

28 Antes de iniciar Recomendações ACSM (Colégio Americano de Medicina Esportiva) Recomendações ACSM (Colégio Americano de Medicina Esportiva) 1º passo: Avaliação médica 1º passo: Avaliação médica Exames obrigatórios: Exames obrigatórios: Questionário Par-Q, questionário de prontidão para a Atividade Física Questionário Par-Q, questionário de prontidão para a Atividade Física Exame ergométrico para homens acima de 35 anos, mulheres acima de 40, indivíduos que apresentam fatores de risco segundo o questionário ou d. Exame ergométrico para homens acima de 35 anos, mulheres acima de 40, indivíduos que apresentam fatores de risco segundo o questionário ou doença arterial coronariana.

29 Atividade física individualizada OBESOS E SEDENTÁRIOS OBESOS E SEDENTÁRIOS LESOES OU LIMITAÇOES ARTICULARES Calçado ideal ADAPTAÇÃO A ATIVIDADE FÍSICA ADAPTAÇÃO A ATIVIDADE FÍSICA A Temida dor muscular A Temida dor muscular

30 2º Passo 2º Passo Avaliação Física realizada por Profissional registrado no conselho regional. Avaliação Física realizada por Profissional registrado no conselho regional.

31 YOGA YOGA PILATES PILATES ESPORTES ESPORTES HIDRO GINASTICA HIDRO GINASTICA CIRCUITO EM ACADEMIA CIRCUITO EM ACADEMIA SPINNING SPINNING JUMP JUMP ATIVIDADES DA MODA ATIVIDADES DA MODA

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33 Pode ser que você encontre obstáculos pelo Caminho. Mais pode ser que os obstáculos encontre você

34 Obrigado


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