A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE QUALIDADE IMPLANTAÇÃO: 5S EM ESCOLA PÚBLICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE QUALIDADE IMPLANTAÇÃO: 5S EM ESCOLA PÚBLICAS"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE QUALIDADE IMPLANTAÇÃO: 5S EM ESCOLA PÚBLICAS

2 5 S Definição: O 5S ou Programa 5S como também é conhecido, é uma conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o clima organizacional, o ambiente de trabalho, a maneira de conduzir as atividades rotineiras e as atitudes afetando os resultados das organizações

3 5 S Os 5 sensos que compõem o programa 5S são:
Senso de Utilização: É identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários, descartando ou dando a devida destinação àquilo considerado desnecessário ao exercício das atividades. Senso de Ordenação: É definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados de modo a facilitar o seu uso e manuseio, facilitar a procura, localização e guarda de qualquer item. Popularmente significa "cada coisa no seu devido lugar".

4 5 S Senso de Limpeza: É eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente (parede, armários, o teto, gaveta, estante, piso) bem como manter dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisões. O mais importante neste conceito não é o ato de limpar mas o ato de "não sujar" . Isto significa que além de limpar é preciso identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas, de modo a podermos evitar que isto ocorra. (bloqueio das causas). Senso de Asseio: É criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes, manter boas condições sanitárias nas áreas comuns (lavatórios, banheiros, cozinha, restaurante, etc.), zelar pela higiene pessoal e cuidar para que as informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão. Significa ainda ter comportamento ético, promover um ambiente saudável nas relações interpessoais, sejam sociais, familiares ou profissionais, cultivando um clima de respeito mútuo nas diversas relações.

5 5 S Senso de Autodisciplina: é desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam elas escritas ou informais. Este hábito é o resultado do exercício da força mental, moral e física. Poderia ainda ser traduzido como desenvolver o "querer de fato" , "ter vontade de", "se predispor a". Não se trata puro e simplesmente de uma obediência cega, submissa, "atitude de cordeiro" como pode parecer. É importante que seu desenvolvimento seja resultante do exercício da disciplina inteligente que é a demonstração de respeito a si próprio e aos outros. Ter Senso de Autodisciplina significa ainda desenvolver o autocontrole (contar sempre até dez), ter paciência, ser persistente na busca de seus sonhos, anseios e aspirações, respeitar o espaço e a vontade alheias.

6 O 5S EM ESCOLAS Metas Globais
Aumentar a taxa de aprovação para 85% dos alunos Reduzir a evasão escolar para 5% dos alunos Reduzir o consumo de água para R$ 4.500,00 até dezembro/2002 Metas Desdobradas Meta para o Primário (Turno manhã e tarde): Aumentar a taxa de aprovação para 96%. Meta para o Ensino Fundamental: Aumentar a taxa de aprovação para 85%. Meta para o Ensino Médio (Turno da manhã): Aumentar a taxa de aprovação para 80%; Aprovar 15% dos alunos do 3º ano em provas de vestibulares, concursos e CFO. Meta para o Ensino Médio (Turno da noite): Aumentar a taxa de aprovação para 70%; Reduzir a taxa de abandono para 10%. Metas para a Suplência: Aumentar a taxa de aprovação para 70%; Reduzir a taxa de abandono para 23%.

7 O 5S EM ESCOLAS Características da Escola
Missão: A Missão da Escola XXX é oferecer ao educando um ensino de qualidade, que possibilite uma aprendizagem efetiva e crie condições para que se desenvolva integralmente, de acordo com o avanço da ciência e tecnologia, propiciando, assim, sua interação na sociedade. Visão de Futuro: Trabalhar para que a Escola, até 2005: 1 - Consiga atender a 100% dos dependentes dos XXX. 2 - Propicie o acesso dos alunos do Ensino Médio à Universidade, sem passar por cursinhos pré-vestibulares. 3 - Fortaleça a prática esportiva, organizando equipes para competições em nível Municipal, Estadual e Federal. Dados do Colégio:  - Nº. de Professores: 193  - Nº. de Funcionários: 151  - Nº. de Alunos:  - Nº. de Turnos: 3  - Nº. de Turmas: 118  - Área Construída: m²

8 Planejamento escolar avançado e interdisciplinar
O 5S EM ESCOLAS Plano de Implantação: Diagnóstico de Desempenho da Escola; levantamento de dados e construção do painel da escola Mutirão de melhorias. estabelecimento das metas, elaboração dos planos de ação, gerenciamento e execução dos planos. Avaliação dos Resultados Aprofundamento das melhorias. Consolidação dos resultados por intermédio da padronização. Planejamento escolar avançado e interdisciplinar FORMA DE ATUAÇÃO PROGRAMA 5S Transformações na estrutura física Abordagem Comportamental Manutenção Cidadania

9 CASE: O 5S EM ESCOLAS Principais Obstáculos:
Falta de cultura de qualidade na área da educação, especialmente em escolas públicas Falta de conhecimento dos principais multiplicadores quanto ao programa 5S Alto nível de desmotivação e descrédito entre educadores, funcionários e alunos Ações tomadas: Foi estabelecido um cronograma de cursos de Qualidade e 5S com grupos de educadores que tornavam-se responsáveis pela multiplicação dos conhecimentos As metas foram traçadas junto aos educadores e aprovadas pelos alunos em reuniões de “negociação” Comunhão entre escola e comunidade para a implantação do programa.

10 O 5S EM ESCOLAS Alguns resultados alcançados
Taxas Aprovação, Reprovação e Abandono – Geral 2002

11 CASE: O 5S EM ESCOLAS Alguns resultados alcançados
Taxas Aprovação, Reprovação e Abandono – Setorizada 2002

12 O 5S EM ESCOLAS Alguns resultados alcançados
Índice de Alunos Aprovados em Concursos (*) JUSTIFICATIVA DA REDUÇÃO: Em 2001 a Escola XXX tinha nove turmas de 3º ano, no turno da manhã. Em 2002, esse número foi reduzido para seis. Embora o número absoluto de alunos aprovados tenha sofrido uma redução, o percentual de alunos aprovados foi maior em 2002.

13 O 5S EM ESCOLAS Alguns resultados alcançados Consumo de Água


Carregar ppt "GESTÃO DE QUALIDADE IMPLANTAÇÃO: 5S EM ESCOLA PÚBLICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google