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4 P´s em Eventos Profª. Fernanda Alves. MIX DE MARKETING 10 de novembro de 2013 2.

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1 4 P´s em Eventos Profª. Fernanda Alves

2 MIX DE MARKETING 10 de novembro de 2013 2

3 Equilíbrio: Produto – Preço – Praça – Promoção Mix de Marketing 10 de novembro de 2013 3 PÚBLICO ALVO Patrocina- dores Setor comercial Políticos Agentes do governo Partici- pantes Mídia

4 Produto: É o resultado final – o evento, o torneio, a exposição, o seminário ou o show. Envolve também as contribuições secundárias, como programações, apresentações, produção de qualidade e atendimento aos clientes. Preço: O evento pode ser oferecido a um preço aceitável aos clientes? Os pacotes de preços podem ser elaborados de forma a sustentar participações em grupo ou tarifas turísticas? Mix de Marketing – Eventos 10 de novembro de 2013 4

5 Praça: Inclui diversos aspectos: –Local –Hospedagem / acomodações –Instalações secundárias –Sinalização –Mapas –Estacionamento –Localização do local de alimentação –Transportes –Acesso de emergência –Cidade anfitriã –Região –País –Condições ambientais –Localização geográfica, etc. Mix de Marketing – Eventos 10 de novembro de 2013 5

6 Promoção: Inclui vários aspectos: –Propaganda –Relações com a mídia –Publicidade –Merchandising –Folheteria –Cartazes –Logomarcas –Vitrines Mix de Marketing – Eventos 10 de novembro de 2013 6

7 O bom agente de eventos deve equilibrar esses aspectos para produzir um bom mix de marketing. O ajuste desse equilíbrio, desde o conceito até a finalização, irá afetar fundamentalmente o resultado do projeto. As preocupações principais devem estar centradas nas pessoas e no atendimento de qualidade prestados por elas. Entretanto, a operação como um todo deve levar em conta os elementos do mix de marketing, em todas as etapas e em todos os níveis. Mix de Marketing – Eventos 10 de novembro de 2013 7

8 Parceria: o apoio de terceiros e sua presença de marketing podem ser benefícios importantes. Programação: a data marcada de um evento será uma ferramenta importante para o seu marketing, devendo adequar-se ao calendário cultural ou eleitoral, gerar interesse e se utilizar de outros projetos ao seu redor. Por meio do equilíbrio de todos os Ps", um gerente qualificado poderá elaborar uma estratégia para maximizar o sucesso de um evento específico. Mix de Marketing – Eventos 10 de novembro de 2013 8

9 PROMOÇÃO 10 de novembro de 2013 9

10 Promoção é a parte do marketing que diz respeito à comunicação, à forma como o produto pode se tornar conhecido pelo público e por participantes em potencial. Também está relacionada à imagem e à apresentação do produto, neste caso, o evento. Promoção 10 de novembro de 2013 10

11 Segundo Watt (2004, p.87), o objetivo de apresentar aos clientes um esquema promocional baseado em propósitos é obter AIDA: Atenção Interesse Desejo Ação Promoção 10 de novembro de 2013 11

12 Logomarca Uma boa logomarca devce Refletir o evento Comunicar seu tema Ser atraente e chamar a atenção Criar uma imagem do evento Transmitir mensagens importantes Ser colorida (de preferência) Promoção 10 de novembro de 2013 12

13 A mascote Poderá auxiliar a promover o evento de várias formas, especialmente com relação a determinados públicos- alvo, devendo ser realmente identificada com o evento, adequada, importante e atraente, além de retratar a imagem do projeto e ser vendável. Promoção 10 de novembro de 2013 13

14 PROPAGANDA 10 de novembro de 2013 14

15 A propaganda bem direcionada e financeiramente viável pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Grande parte da propaganda é cara, de forma que deve ser feita tendo em mente objetivos específicos, e em nível adequado ao evento. Propaganda 10 de novembro de 2013 15

16 Questões simples a se pensar antes de decidir como será feita a propaganda: –Por que? –Para quem? –Quando? –Quanto? –O que, exatamente? –Quais os meios? –Onde? –Quem avalia a resposta? –Como ela é avaliada? Propaganda 10 de novembro de 2013 16

17 Uma boa campanha publicitária tem várias características importantes: Divulga o evento. Transmite informações sobre detalhes importantes. Estimula o desejo de participar ou comparecer. Promove a idéia de que o evento vale a pena. Estabelece padrões e incentiva a participação a longo prazo, para eventos futuros. Estimula a decisão que transforma o interesse em participação ou comparecimento. Promove a imagem e a logomarca do evento. É positiva e interessante para atrair atenção. Propaganda 10 de novembro de 2013 17

18 Algumas diretrizes para obter a atenção da mídia: Um título de efeito em uma nota à imprensa irá atrair atenção e criar imagens positivas na mente dos editores. Seja sempre positivo em relação ao evento. Se você quiser que alguém lhe responda, é muito importante saber o seu nome. Notas à imprensa (press releases). Entrevistas coletivas. Oportunidades fotográficas. Meios de comunicação importantes – a idade, o interesse, a leitura provável ou os hábitos de escuta de seu público irão determinar quais os meios específicos que você deve priorizar. Propaganda 10 de novembro de 2013 18

19 RELAÇÕES PÚBLICAS 10 de novembro de 2013 19

20 As relações e a imagem pública do grupo organizador são componentes fundamentais para o sucesso de um projeto. A política de relações públicas combina de forma eficaz todas as questões relevantes, como propaganda, imagem, logomarca e relações com a mídia, com os principais fatores de relacionamento e atendimento aos clientes. É fundamental obter uma boa imagem, mas esta só se mantém se baseada em fatos reais. Relações Públicas 10 de novembro de 2013 20

21 VENDAS 10 de novembro de 2013 21

22 Todos os membros da equipe devem tornar-se representantes de vendas. Merchandising, vendas de suvenires, franquia e comércio – vendas diretas (acrescentam quantias consideráveis de dinheiro e contribuir para a receita). A escolha errada da logomarca, imagem ou produtos pode gerar graves perdas financeiras. Poderão ajudar a transmitir a imagem do evento para acontecimentos atuais e futuros. Vendas 10 de novembro de 2013 22

23 APRESENTAÇÃO DO EVENTO 10 de novembro de 2013 23

24 Apresentação promocional: destinada a patrocinadores, apoiadores, espectadores, meios de comunicação e participantes. Apresentação propriamente dita do evento: atitude profissional, prezando pela qualidade. O evento deve ser desenvolvido de forma correta, no mais alto nível, e não apenas realizado. Qualidade no atendimento ao cliente. Apresentação do Evento 10 de novembro de 2013 24

25 O MARKETING DE EVENTOS 10 de novembro de 2013 25

26 O marketing de eventos engloba: Atendimento ao cliente Vendas Influência sobre tendências e atitudes Criação de experiências Pesquisa Segmentação para áreas adequadas Estabelecimento de alvos Estratégia de abordagem Mix de marketing, com todos os Ps" Marketing de eventos 10 de novembro de 2013 26

27 Cada evento deve ter o seu próprio plano de marketing, com os seguintes itens: Metas e objetivos do evento Objetivos de marketing Estratégias de marketing Fatores ambientais e demográficos Concorrência Ação específica, por intermédio dos Ps" do mix de marketing Marketing de eventos 10 de novembro de 2013 27


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