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ETAPAS PARA A FORMAÇÃO DE UM CONSÓRCIO

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Apresentação em tema: "ETAPAS PARA A FORMAÇÃO DE UM CONSÓRCIO"— Transcrição da apresentação:

0 CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE
CONASEMS 2013 Zuleide Bezerra Dalla Costa

1 ETAPAS PARA A FORMAÇÃO DE UM CONSÓRCIO
Definição da abrangência regional; Levantamento das necessidades através dos Secretários de Saúde e sua possível solução; Levantamento de custos para implantar a secretaria executiva: local, funcionários, equipamentos necessários; Definir se iniciará com serviços próprios ou com compra de serviços até ter os próprios;

2 Definição da forma de repasse, definição de ter um fundo de recursos para os períodos em que o orçamento do município tem dificuldade de repasse, ou desconto da conta do fundo de participação a favor do Consórcio Definição de mecanismo para que não haja inadimplência, tais como suspensão dos serviços, multa por atraso, etc...;

3 PROTOCOLO DE INTENÇÕES
Escolha do tipo de Consórcio público, do direito público ou do direito privado; ambos tem prós e contras, escolher o que melhor se adapte a situação; Com todos os objetivos iniciar o protocolo de intenções e que deverá ser aprovado nas Câmaras Municipais;

4 CONTRATO DE RATEIO E CONTRATO DE PROGRAMA
O Contrato de Rateio de ser pactuado das despesas que são comuns a todos; O Contrato de Programa aos que fizerem adesão a determinado serviço, e definir qual a forma de cobrança e da prestação de serviços;

5 CONSELHO DIRETOR E COMISSÃO PARITÁRIA
Conselho Diretor- Composto por Prefeitos, onde elegem , por ex.: Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário Comissão Paritária - Composta por ex.: 03 representantes da Secretaria de Estado da Saúde e por 03 membros titulares e 03 suplentes-Secretários Municipais de Saúde – que pode traçar as necessidades se utilizando através dos parâmetros da Portaria

6 COMO ESTIMAR O SERVIÇO DE ACORDO COM A PORTARIA 1101
Comparativo entre a necessidade mensal de acordo com a Portaria 1101MS e a Produção Média 2012 População Total Estimativa IBGE 2012 População SUS (%) 75 NEC/ANO NEC/MÊS¹ PROD/MÈDIA 2012 SALDO/MÊS CONSULTAS MÉDICAS 2 a 3 hab/ano 70.189 - Consultas Medicas Básicas 63 % Total Consultas médicas 44.219 48.284 4.065 Consultas Básicas Urgência 12 8.423 20.634 12.211 Consultas Urg.Pré/Hosp/Trauma 3 25.268 2.106 1.328 -778 Consultas Medicas Espceializadas 22 22.788 9.187 Alergia 0,3 % (Inclui Imunologia) 2.527 307 -307 Cardiologia 2,1 % Total de Consultas 17.688 2.146 823 -1.323 Cirugia Geral 2,3 19.372 2.350 512 -1.838

7 MODELO DE PACTUAÇÃO DE RECEITA

8 COMPOSIÇÃO DO QUADRO FUNCIONAL – 126 POR TIPO DE CONTRATO

9 MODELO DE COMPOSIÇÃO DA EQUIPE

10 RECEITAS DESPESAS PPA 2013 TOTAL R$ 9.582.303,15 Consultas e Exames
Preço Público Linha Saúde Convênio Linha Saúde Produção SUS Fundos de Investimento (Aplicação) R$ ,57 R$ ,14 R$ ,71 R$ ,00 R$ ,40 R$ ,33 Folha de Pagamento Credenciamento Manutenções (Despesas Correntes) R$ R$ ,65 R$ ,43 TOTAL R$ ,15

11 PERCENTUAL DE CONSULTA POR ESPECIALIDADE EM RELAÇÃO AO TOTAL DISPONIBILIZADO MENSAL NO AMB.

12 RELAÇÃO DO REALIZADO NO AMBULATÓRIO EM COMPARAÇÃO COM O TOTAL REALIZADO NA ÁREA - 2012
Médico nefrologista 7,88% Médico neurologista 24,84% Médico cardiologista 26,19% Médico geriatra 100,00% Médico pneumologista 65,55% Médico dermatologista 74,05% Médico reumatologista 42,51% Médico endocrinologista e metabologista 47,52% Médico gastroenterologista 37,68% Médico em cirurgia vascular 15,58% Médico cirurgião geral 1,22% Médico ginecologista e obstetra 0,33% Médico oftalmologista 22,36% Médico ortopedista e traumatologista 5,88% Médico otorrinolaringologista 38,03% Médico urologista 13,14%

13 CREDENCIAMENTO DE PROFISSIONAIS
Uma forma para realização de serviços especializados de saúde é através de Chamamento Público; Tabela de Procedimentos(são serviços que devidos as características regionais não são possíveis pela tab. SUS, é baseada em pesquisa de preços, aprovadas pelos municípios); incluso nesta tabela também a tabela SUS.

14 COMPARATIVO TABELA CIS
Serviço CIS R$ AMB R$ Consulta/Exame Especializado nas clínicas com hora marcada R$ 19,50 R$ 120,00 Consulta Especializada no Ambulatório do Cisamusep – e demais exames – Tab. SUS R$ 10,00 Tomografia de Crânio – Tab.SUS R$ 86,76 R$ 250,00 Ressonância – Tab. SUS R$ 268,75 RS 600,00 Cirurgia Adeno- Amigdalectomia (enfermaria) R$ 490,00 R$ 910,00

15 LICITAÇÕES Todas as compras devem obedecer a Lei Federal nº 8.666, sendo que para consórcios tem os valores ampliados de acordo com Lei Federal /05 até R$ ,00 – dispensa até R$ ,00 – convite

16 SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS PELOS CIS
Os serviços podem ser no próprio CIS (próprios ou credenciados) ou em clínicas / hospitais / ambulatórios credenciados (pessoa jurídica) ao CIS, agendados on-line pelos municípios.

17 SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS PELOS CIS
Consultas e Exames Especializados nas mais variadas áreas: Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Oral Menor, Clínica médica/hepatite, Dermatologia, Endodontia, Ginecologia, Gastroenterologia, Geriatria, Neurologia, Odontologia para Paciente Especial, Oftalmologia, Oftalmologia Pediátrica, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Periodontia, Pneumologia, Psiquiatria, Urologia, etc

18 SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS PELOS CIS
Cirurgias eletivas: Exames Centro Regional de Especialidades Odontológicas Clinicas/hospitais credenciados; Pequenos procedimentos cirúrgicos; Programas vinculados ao Governo Estadual; Hemocentro; Hospitais regionais; Etc...

19 FLUXO DO PACIENTE AO CIS
AMBULATÓRIO PRÓPRIO DO CIS CLÍNICAS CREDENCIADAS AO CIS AGENDAMENTO ON-LINE UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

20 GUICHÊ DE ATENDIMENTO - A.C

21 GUICHÊ DE ATENDIMENTO - D.C

22 CONSULTÓRIO A.C

23 CONSULTÓRIO D.C

24 SALA DE ESPERA A.C

25 SALA DE ESPERA – D.C

26 HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO

27 AMBULATÓRIO – A.C

28 AMPLIAÇÃO DE EXAMES

29 SALA DE PEQUENAS CIRURGIAS
Implantação da Sala de Pequenas Cirurgias – Postectomia e procedimentos ambulatoriais em Dermatologia e Cirurgia Geral

30 EQUIPAMENTOS NA OFTALMOLOGIA

31 TESTE ERGOMÉTRICO

32 TRANSPORTE DE PACIENTES ( VER MODELO DE MINAS GERAIS)

33 IMPLANTAÇÃO DE CEO REGIONAL

34 Mobilização contínua de Prefeitos, Políticos e Secretários

35 PARTICIPAÇÃO NA CIR

36 INFORMATIZAÇÃO DOS SETORES

37 REUNIÕES DIDÁTICAS COM O TCE

38 REUNIÃO DE EQUIPE SEMANAL OU QUINZENAL

39 Várias formas de incentivo aos trabalhadores – uniforme, vale alimentação, 20% na assiduidade

40 MOTIVAÇÃO DE EQUIPE

41 INFORMATIZAÇÃO E TREINAMENTO DE AGENDADORES

42 O CONSORCIADO É O OPOSTO DE QUEM:

43 Zuleide Bezerra Dalla Costa
celular: Home Page: Endereço: Av. Cidade de Leiria nº 416 Bairro: Zona Cidade: Maringá CEP: Telefone: (44) / Fax: (44)


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