A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alan Ricardo Costa Vanessa Ribas Fialho A elaboração de tutoriais em formato de vídeo Uma alternativa no ensino de E/LE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alan Ricardo Costa Vanessa Ribas Fialho A elaboração de tutoriais em formato de vídeo Uma alternativa no ensino de E/LE."— Transcrição da apresentação:

1 Alan Ricardo Costa Vanessa Ribas Fialho A elaboração de tutoriais em formato de vídeo Uma alternativa no ensino de E/LE

2 O PROJETO DE PESQUISA Mapeando os recursos didáticos da Internet para o ensino de E/LE – Construindo um repositório

3 ALGUMAS TAXONOMIAS Actividades impresas Actividades online Bibliotecas virtuales Blogs Buscadores Chats Diccionorios y Conjugadores Gramáticas Herramientas de autoría Juegos educativos Literaturas Otros recursos Otros repositorios Periódicos y Revistas Podcasts Portales educativos Redes sociales Traductores Vídeos Wikis

4 TUTORIAIS Ferramenta de ensino/aprendizagem, podendo ser: programa de computador, texto, contendo ou não imagens, etc. Auxilia o processo de aprendizado exibindo passo a passo o funcionamento de algo. Comuns na informática, onde são usados para ensinar como programas funcionam e como podem ser operados, ou explicar como utilizar determinado aplicativo.

5 VÍDEO Recurso multimídia. Estimulam os sentidos, são visualmente atrativos e modernos, servem para explorar novas possibilidades pedagógicas e propiciar uma melhoria no trabalho docente. Suporte de imagens (paradas e/ou em movimento), áudio (fala humana, música, efeitos de som), texto, animação, etc.

6 OBJETIVOS Apresentar o passo a passo para a confecção de um possível tutorial para o site Acción E/LE. Relatar as reflexões, o planejamento e os passos seguidos nas três principais etapas que envolvem a elaboração de um tutorial multimodal em forma de vídeo: a Pré-Produção, a Produção e a Pós-Produção (Kindem e Musberger, 1997, apud Parreira Júnior e Oliveira, 2009).

7 METODOLOGIA Processo de elaboração de um vídeo em 3 momentos: 1) Pré-produção, 2) Produção e 3) Pós produção

8 1ª FASE: PRÉ-PRODUÇÃO Tempo de duração, Roteiro e Storyboard

9 QUAL WEBQUEST?

10 2ª FASE: PRODUÇÃO

11 3ª FASE: PÓS-PRODUÇÃO Capa, Contracapa e organização da sequência.

12 WINDOWS MOVIE MAKER

13 CONSIDERAÇÕES FINAIS A preparação de um vídeo-tutorial, uma das possibilidades de construção de um tutorial, não consiste em uma trivial gravação de cena(s) a partir do softwares. Incide em um processo reflexivo complexo, que exige atenção no objetivo de cada tutorial e conhecimento sobre os recursos empregados.

14 REFERÊNCIAS CASTRO, J. I.; TAVARES, J. M. R. S.. Webquest: um instrumento didáctico inovador. Repositório aberto U.Porto. FEUP - Artigo em Conferência Nacional, Disponível em: Acesso em 16 de junho de PARREIRA JÚNIOR, W. M.; OLIVEIRA, L. N. A. Pesquisa de ferramentas para a produção de tutoriais digitais em formato de vídeo. In: Seminário Internacional de Educação do Pontal do Triângulo Mineiro (Seminter). Anais do I Seminter. Ituiutaba: UFU e FEIT-UEMG, VARGAS, A.; ROCHA, H. V.; FREIRE, F. M. P.. Promídia: produção de vídeos digitais no contexto educacional. Novas Tecnologias na Educação. V. 5, Nº 2, dezembro, 2007.

15 Para maiores informações, visite: ALAN RICARDO COSTA VANESSA RIBAS FIALHO


Carregar ppt "Alan Ricardo Costa Vanessa Ribas Fialho A elaboração de tutoriais em formato de vídeo Uma alternativa no ensino de E/LE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google