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GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Grupo de Apoio Tecnológico – GAT Maio de 2009 Daniel Rogerio GTI/CONFEA.

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1 GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Grupo de Apoio Tecnológico – GAT Maio de 2009 Daniel Rogerio GTI/CONFEA

2 O BJETIVOS DO PROJETO Orientar os membros do GAT a respeito das regras e diretrizes de Gestão/Governança em TI Isso vale para todos nós!

3 HISTÓRICO ACÓRDÃO 435/2007 – TCU Motivação: identificação do aumento nos gastos de TI em 2006 (mais de 6 bilhões) e o crescente número de denúncias O Acórdão 435/2007 autoriza a realização de pesquisa nos órgãos públicos para coletar informações a cerca de aquisições, terceirizações, segurança... em TI (Acórdão 1603/2008) O TCU criou a SEFTI (Secretaria de Fiscalização daTecnologia da Informação)

4 ACÓRDÃO 1603/2008 – TCU 255 órgãos/entidades participaram da pesquisa Citam muito Governança em TI (COBIT e ITIL) Objetivo Responsabilidade (alta administração)

5 ACÓRDÃO 1603/ TCU PRINCIPAIS ACHADOS Destacamos: Quantidade reduzida de servidores na área de TI Ausência de formação específica em TI Ausência de carreira específica para a área de TI Situação da governança de TI está mais crítica no que diz respeito ao tratamento e à segurança da informação Ausência de Política de Segurança Terceirizações inadequadas Situação de desgovernança Recomendação à SLTI (Secretaria de Logística e Tecnologia da informação)...

6 INSTRUÇÃO NORMATIVA 04/2008 (MPOG) SLTI/MPOG seguiu a orientação da SEFTI/TCU Nasceu a IN 04/08 Entrou em vigor 02 de janeiro de 2009 A IN 04/2008 modifica a forma de contratação de serviços na área de TI e vale para todos os órgãos da Administração Pública Federal direta, autarquias e fundações. A IN 04/2008 tem como principal característica o alinhamento entre os investimentos em TI e as prioridades institucionais

7 IN 04/2008 Contratações alinhadas ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI do órgão Todos devem ter PDTI Não poderão ser objeto de contratações: todo o conjunto dos serviços de Tecnologia da Informação de um órgão ou uma entidade em um único contrato mais de uma Solução de Tecnologia da Informação em um único contrato gestão de processos de Tecnologia da Informação, incluindo gestão de segurança da informação Fases de planejamento para contratação em TI Gerenciamento do contrato

8 IN 04/2008 MAIS INFORMAÇÕES IMPORTANTES Artigo 14 § 1º A aferição de esforço por meio da métrica homens-hora apenas poderá ser utilizada mediante justificativa e sempre vinculada à entrega de produtos de acordo com prazos e qualidade previamente definidos. § 2º É vedado contratar por postos de trabalho alocados, salvo, excepcionalmente, mediante justificativa devidamente fundamentada. Neste caso, é obrigatória a comprovação de resultados compatíveis com o posto previamente definido. § 5º A Estratégia de Contratação deverá ser aprovada e assinada pelo Requisitante do Serviço e pela Área de Tecnologia da Informação.

9 SEFTI Atuação da SEFTI 52 pareceres técnicos 23 auditorias Elaboração de cartilhas (boas práticas) Base de normas e jurisprudencias Realização de Seminários e Palestras Serão realizados em diversas regiões do Brasil Documento com diretrizes para terceirização de TIC Orientação para o uso de pregão eletrônico para contratações de TI

10 PUBLICAÇÕES DA SEFTI Acessíveis em:

11 J Á EXISTEM MUDANÇAS A VISTA Recomendação ao MPOG para que preveja em documento normativo que a APF deve utilizar o pregão para contratar bens e serviços de informática considerados comuns. MPOG e TCU = Pregão eletrônico, inclusive desenvolvimento de software e serviços de TI O CONFEA já realizou auditorias e sindicâncias com apoio da GTI

12 O QUE O CONFEA ESTÁ FAZENDO ? Só fazemos pregões eletrônicos para contratações de TI Métrica – Ponto por função Elaboramos nosso PDTI Elaboramos documento com situação atual de recursos humanos de nossa gerência Possibilidade da criação da área de Governança dentro da GTI Capacitação da equipe para adequação a IN 04/2008 Adequar PDTI ao planejamento estratégico do Sistema Confea/Crea/Mútua Incentivar ações para elaboração de PDTI nos Creas Disponibilizamos na as referências (IN, Acórdãos e apresentações)

13 AÇÕES PARA O FUTURO Sugestão: GTI participar de capacitação (julho 2009) IN 04 e Ponto por função Disseminar conhecimento aos Creas (outubro 2009) Definir modelo de PDTI (agosto 2009)

14 O BRIGADO Telefone:


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