A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa 5S- 1º S: SEIRI- SENSO DE UTILIZAÇÃO Todos devemos ter noção dos recursos disponíveis a nossa volta, logo deve-se saber separar as coisas necessárias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa 5S- 1º S: SEIRI- SENSO DE UTILIZAÇÃO Todos devemos ter noção dos recursos disponíveis a nossa volta, logo deve-se saber separar as coisas necessárias."— Transcrição da apresentação:

1

2 Programa 5S- 1º S: SEIRI- SENSO DE UTILIZAÇÃO Todos devemos ter noção dos recursos disponíveis a nossa volta, logo deve-se saber separar as coisas necessárias das desnecessárias, dando um destino para as que deixaram de ser úteis, inclusive os excessos. Com isso, elimina tarefas desnecessárias, excesso de burocracia, e desperdício de recursos. Desenvolver o senso de utilização é colocar fim neste desperdício. Ex.: Toda roupa que eu não uso há um ano é desnecessária. Palavras alternativas: Utilização, seleção, classificação, descarte. EXECUÇÃO: A delimitação de locais de trabalho e a definição de modelos são estratégicas fundamentais para o desenvolvimento educacional, e obtenção de bons resultados. Utilizar os recursos disponíveis de acordo com a necessidade e adequação, evitando excessos, desperdícios e má utilização. Manter somente os objetos e dados necessário, a partir de critérios estabelecidos.

3 VERIFICAR: Existem objetos que há um bom tempo não estão sendo utilizados? Qual a freqüência no uso ? Há coisas desnecessárias no seu lugar de trabalho, no guarda roupa, etc..? Os itens desnecessários estão separados, classificados? Existe desperdício que deva ser reduzido e / ou evitado? VANTAGENS: Reduz estoque, aumentando espaço disponível. Evita compra de materiais em duplicidade e também os danos aos materiais armazenados. Facilita o controle do setor, melhorando a execução do trabalho no tempo previsto. DIFICULDADES, Resistência, em guardar coisas que um dia pode servir. Programa 5S- 1º S: SEIRI- SENSO DE UTILIZAÇÃO

4 2º S: SEITON- SENSO DE ORDENAÇÃO Ordenar é agrupar as coisas necessárias, acordo com a facilidade de acessa-las, levando em conta a freqüência lógica já praticada. Ao ordenar as coisas, o ambiente fica mais arrumado, agradável e consequentemente mais produtivo. VANTAGENS: Proporciona um melhor aproveitamento do espaço Elimina a busca, diminuindo o cansaço físico e mental, devido a excessiva movimentação. Garante a boa aparência do setor, logo da empresa. Torna o trabalho mais fácil e agradável. Economia de tempo. Facilita tomada de medidas emergências de segurança sob pressão. Ex.: Colocar todas as camisas brancas juntas, camisas de manga curta, longa... Palavras alternativas: Sistematização, arrumação, organização.

5 EXECUÇÃO: Estudo do lay out adequado para o ambiente e os objetos, (necessários), dee forma que haja facilidade em acessa-los. O local deve ser determinado pelo setor, avaliando o grau de necessidade. O que for utilizado com freqüência deve estar em local fácil e bastante próximo; o que for utilizado raramente não precisa estar próximo. Como manter a organização? Tudo que for retirado do local deve ser devolvido após o uso em seu devido lugar. Se todos seguirem a mesma regra não haverá problemas. Um lugar para tudo e tudo no seu devido lugar O ideal é que tudo seja padronizado, no setor e se possível entre todos os setores, para que facilite o trabalho de todos. 2º S: SEITON- SENSO DE ORDENAÇÃO

6 3º S: SEISO- SENSO DE LIMPEZA Limpar é eliminar a sujeira, inspecionando para descobrir a atacar as fontes de problemas, permite o reconhecimento do ambiente. Pode se aplicar à equipamentos e utensílios. Palavras alternativas: Inspeção, zelo. Quem é responsável pela limpeza? Cada um é responsável pela limpeza em seu ambiente de trabalho. Permitindo que o senso de limpeza não fique somente no setor e sim em toda empresa; ao notar sujeira, lixo, vazamento entre outros, avise imediatamente o setor envolvido e/ou setor responsável pela limpeza da empresa. Qual a melhor maneira de limpar? A melhor maneira de limpar é não sujar. VANTAGENS: Melhora muito o ambiente de trabalho. É fundamental para a imagem da empresa e de todos que nele trabalham. DIFICULDADES: É você achar que você é que deve fazer a limpeza.

7 4º S: SEIKETSU- SENSO DE SAÚDE Fazer o asseio é conservar a higiene, tendo o cuidado para que os estágios de organização, ordem e limpeza, já alcançados, não retrocedam. Isto é executado através da padronização, normas e procedimentos. Palavras alternativas: padronização, saúde, aperfeiçoamento, higiene. EXECUÇÃO: O SEIKETSU é executado pela padronização e melhoria constante de tudo e de todos. Para a política da saúde os recursos visuais são importantes? É necessário utilizar avisos para ajudar eliminar erros, ou mesmo avisos de perigo e outras advertências; instruções necessárias ao trabalho, informações sobre equipamentos e máquinas. VANTAGENS: Facilita a segurança e o melhor desempenho dos funcionários. Evita danos a saúde do empregado e do consumidor. Melhoria da qualidade de vida. DIFICULDADES: Exige perseverança. É um processo educacional pois exige mudança de mentalidade e de comportamento.

8 5º S: SHITSUKE- SENSO DE AUTODISCIPLINA Ter autodisciplina é cumprir rigorosamente as normas e tudo o que for estabelecido pelo grupo, é ter respeito pelo próximo. Palavra alternativa: autocontrole, educação, harmonia. REQUISITOS PARA EXECULTAR: Cumprir as regras estabelecidas e fazendo delas um modo de vida, fazendo os 5S um hábito. Definir locais de atuação. Definir critérios e metas a serem perseguidos. Definir modelos. Definir quem vai fazer o que, como, porque, quando e onde. Definir área de descarte, o que vai se fazer com o material descartado. Definir tempo para cada etapa. Definir avaliação. Tornar conhecido de todos os envolvidos as definições. Lembre-se que só existe comprometimento quando há participação.

9 VANTAGENS: Melhoria na comunicação em geral. Previsibilidade nos resultados das operações. Consolidação do trabalho em equipe. Autodisciplina é fundamental em qualquer que seja o local ou situação. O programa 5S só terá continuidade se houver autodisciplina. 5º S: SHITSUKE- SENSO DE AUTODISCIPLINA


Carregar ppt "Programa 5S- 1º S: SEIRI- SENSO DE UTILIZAÇÃO Todos devemos ter noção dos recursos disponíveis a nossa volta, logo deve-se saber separar as coisas necessárias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google