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UNIDADE I Conceitos Básicos em Marketing. O que é Marketing ? Marketing é uma expressão anglo- saxônica derivada da palavra mercari, do latim, que significa.

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1 UNIDADE I Conceitos Básicos em Marketing

2 O que é Marketing ? Marketing é uma expressão anglo- saxônica derivada da palavra mercari, do latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou transacionar. (Marcos Cobra) Market (inglês) = Mercado

3 O que é Marketing ?? A essência do marketing é o desenvolvimento de trocas em que organizações e clientes participam voluntariamente de transações destinadas a trazer benefícios para ambos. Ex.: ?

4 Trocas Comerciais Compradores Organizacionais: Compram bens e serviços para empresas, org. públicos, escolas, hospitais,etc.Eles compram bens para funcionamento de suas próprias empresas. Ex: ? Consumidores: Compram bens e serviços para uso próprio ou para presentear outras pessoas. Ex:?

5 Necessidades.... Necessidades de consumidores ou compradores organizacionais, são as coisas necessárias para sua sobrevivência. São necessidades básicas que não são criadas pela sociedade ou empresas. Ex: ?

6 Desejos..... Referem-se a bens e serviços específicos que satisfazem necessidades adicionais que vão além da necessidade de sobrevivência. Ex: ?

7 Demandas São desejos por produtos específicos, respaldados pela habilidade e disposição de comprá-los. Desejos se tornam demandas quando apoiados pelo poder de compra.

8 Empresas devem mensurar não apenas quantas pessoas desejam seu produto, mas, o mais importante, quantas realmente estão dispostas e habilitadas a comprá-lo. Portanto, marketing não cria necessidades, nem induz as pessoas a comprarem coisas que não desejam. Marketing começa com necessidades, desejos e demanda.

9 Produtos (bens, serviços e idéias) Produtos – as pessoas satisfazem suas necessidades e desejos com produtos (oferta, ou solução). Um Produto pode consistir de 3 componentes: Bem(ns) físico (s), Serviço(s), Idéia(s) Exemplo: Um restaurante fast food está fornecendo bens (Hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes), serviços (compra, cozimento assento), e uma idéia (economia de tempo).

10 Produtos (bens, serviços e idéias) A importância dos produtos físicos não está muito em possuí-los e sim na obtenção dos serviços que proporcionam. Compramos um carro pelo serviço de transporte que ele nos proporciona, um microondas pelo serviço de cozimento rápido.

11 Produtos (bens, serviços e idéias) Freqüentemente os fabricantes cometem o erro de prestar mais atenção a seus produtos físicos do que aos serviços produzidos pelos mesmos... A chamada miopia de marketing !!

12 Valor, custo e satisfação Como os consumidores escolhem entre os vários produtos que podem satisfazer suas necessidades ? Através do valor agregado ao produto. Valor é a satisfação das exigências do consumidor ao menor custo possível de aquisição, propriedade e uso.

13 Relacionamentos e redes Marketing de Relacionamento é a prática da construção de relações satisfatórias a longo prazo com partes- chaves – consumidores, fornecedores, distribuidores (os chamados stakeholders), para reter sua preferência e negócios a longo prazo.

14 Mercados Tradicionalmente, mercado era um local onde vendedores e compradores se reuniam para trocar seus produtos. Os economistas usam o termo mercado para se referirem a um grupo de compradores e vendedores que transacionam em torno de um produto (mercado grãos, de moradia, etc).

15 Mercados Os empresários usam a expressão mercados freqüentemente para cobrir vários grupos de consumidores. Falam sobre: mercados de necessidades (dietéticos); mercados de produtos (calçados); mercados demográficos (3ª idade); mercados geográficos (Goiano).

16 Mercados Podem estender o conceito para cobrir também grupos não-consumidores, como: mercados de eleitores; mercados de mão-de-obra; mercados de doadores. Na visão dos especialistas de Marketing: mercado são os consumidores.

17 Praticantes de Marketing e consumidores potenciais Praticante de marketing - é alguém que procura um ou mais consumidores potenciais que podem se envolver em uma troca de valores. Consumidor potencial - é alguém que o praticante de marketing identifica como potencialmente disposto e habilitado a se envolver em uma troca de valores.

18 Tipos de Marketing TipoDescriçãoExemplo Produto Marketing destinado a criar trocas para produtos tangíveis Estratégias para vender o automóvel Fox- VW Serviço Marketing destinado a criar trocas para produtos intangíveis Estratégias da Alfa para vender seus cursos de Pós- Graduação. Pessoa Marketing destinado a criar ações favoráveis em relação a pessoas Estratégias para obter votos para Luiz Inácio Lula da Silva Lugar Marketing destinado a atrair pessoas para lugares Estratégias para divulgação do ecoturismo em Goiás

19 Tipos de Marketing TipoDescriçãoExemplo Causa Marketing destinado a criar apoio para idéias e questões ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejáveis Estratégias do Detran Goiás para sensibilizar os motoristas Instituições/ Associações Marketing destinado a atrair doadores,membros, participantes, ou voluntários Estratégias do hemocentro para aumentar o número de doadores de sangue.

20 Adoção do Marketing Marketing hoje é objeto de interesse de organizações lucrativas e não lucrativas

21 Adoção do Marketing Os mesmos princípios básicos de marketing utilizados pelas empresas são também empregados para vender idéias, políticos, transporte de massa, serviços de saúde, conservação, museus e até Faculdades !

22 Papel do MKT no desenvolvimento econômico Marketing afeta o crescimento.... Estimula a pesquisa Novas idéias.... Resultando em novos bens e serviços !!!

23 Papel do MKT no desenvolvimento econômico Marketing proporciona aos consumidores a escolha entre muitos produtos; Quando esses produtos trazem a satisfação, podem resultar em mais empregos, rendas maiores e padrão de vida mais elevado.

24 Papel do Marketing no desenvolvimento social Uma sociedade precisa de algum tipo de sistema de marketing para organizar e satisfazer as necessidades variadas de todos os seus cidadãos; Criar bens e serviços e torná-los disponíveis quando e onde forem necessários para manter ou melhorar o padrão de vida de cada país.


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