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III Fórum Núcleo de Referência Redes de Incubadoras e Parques Tecnológicos RMI, Proinc e ReInc.

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1 III Fórum Núcleo de Referência Redes de Incubadoras e Parques Tecnológicos RMI, Proinc e ReInc

2 Agenda Consolidação das respostas ao Questionário Análise: Faixas de Respostas Planejamento Estratégico Núcleo de Referência Redes de Incubadoras Missão, Orientação, Sustentação Financeira, Restrição, Objetivo e Ações Propósito do Núcleo de Referência Missão, Visão de Futuro, Objetivos e Resultados Conceito Atividades, Ações, Programas Lógica de Sustentação Financeira Modo de Integração com os Associados Planos de Ação (Curto, Médio e Longo Prazo)

3 Programa Consolidação das respostas ao Questionário (Apresentação Mecena) Debates –Café Planejamento Estratégico Núcleo de Referência Redes de Incubadoras (Apresentação Mecena) Missão, Orientação, Sustentação Financeira, Restrição, Objetivo e Ações Propósito do Núcleo de Referência (Apresentação Mecena) Missão, Visão de Futuro, Objetivos e Resultados –Almoço Descrição dos Planos de Ação (Trabalho em Grupos) –Café Debates e Apresentação dos Planos de Ação (Apresentação dos Grupos) 9:00 9:30 9:45 10:15 11:00 12:00 13:00 15:00 15:30 17:30

4 Consolidação das respostas ao Questionário de Expectativas Núcleo de Referência em Redes de Incubadoras e Parques Tecnológicos

5 Retorno do Questionário por Tipo de Instituição ANPROTEC Associações Banco Consultores FAPs Federações da Indústria Governo Estadual C&T Governo Federal Governo Municipal C&T IEL Incubadoras Instituições de Ens.e Pesq. Núcleo de Referência Órgão de Fomento Federal Parque Tecnológico Redes de Incubadoras SEBRAE Alvo Retorno

6 Retorno dos Questionários 57% 43% ñ resp respondido Alvo: 75 quest.

7 Análise Faixas de Respostas

8 Questão 1) O que deve ser uma Rede de Incubadoras de reconhecido sucesso? B. Entidade que tem impacto transformador significativo na região ou tema (corte regional, tecnológico, setorial, tipologia de incubadoras e etc) na qual atua.32,656 D. Entidade pró-ativa no desenvolvimento de seus associados como geradores de novos negócios30,000 C. Entidade que atende às demandas advindas de suas associadas com eficácia17,656 A. Conjunto de incubadoras de sucesso15,156 E. Entidade cujos associados, em conjunto, possuem excelente quadro de resultado financeiro.2,969 F. Outros: Atender as demandas dos Stakeholder1,563

9 Questão 2) Qual deve ser o papel de uma Rede de Incubadoras e parques tecnológicos? B. Projetar e garantir a operacionalização de modelos baseados em melhores práticas para o melhor funcionamento dos associados19,844 E. Articulação política junto a entidades públicas16,719 F. Articulação política junto aos órgãos de fomento15,313 C. Orientação estratégica e coordenação da mesma14,531 D. Acompanhamento e avaliação da atuação do conjunto dos associados8,750 G. Busca e distribuição sinérgica de fundos de fomento7,188 A. Apoio / orientação administrativa aos associados da rede7,031 I. Oferecer e incentivar compartilhamento de serviços6,094 H. Gerenciar a imagem associativa das entidades associadas4,219 J. Outros: Canal por onde flui o compartilhamento do conhecimento dos associados0,625

10 Questão 3) As Redes de Incubadoras devem orientar suas ações a partir de um corte temático por: B. Âmbito regional43,332 D. Tipologia de incubadoras (virtual, tradicional, de base tecnológica e etc)22,774 A. Áreas tecnológicas14,300 C. Âmbito setorial12,329 E. Empreendedores7,258

11 Questão 4 As principais ofertas de uma Rede de Incubadoras a seus associados para os próximos anos no Brasil deverão ter o seguinte objetivo:

12 Região Sul C. Definirummodelopadrãodefuncionamentodeuma rede e das incubadoras 15,740 H. Articulação política 15,740 G. Integrar associados 14,352 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 13,518 F. Alavancar negócios 13,240 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 6,852 A. Alavancar fomento 6,018 B. Otimizar o uso de recursos da rede 6,018 E. Identificartendênciasdenegóciosepotencializarvendas para as incubadas 6,018 J. Outras: Redes de informação da área 2,500

13 Região Sudeste A. Alavancar fomento 15,767 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 13,386 H. Articulação política 13,148 F. Alavancar negócios 12,434 G. Integrar associados 11,481 C. Definirummodelopadrãodefuncionamentodeuma rede e das incubadoras 11,005 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 10,053 E. Identificartendênciasdenegóciosepotencializarvendas para as incubadas 8,862 J. Outras 8,333 B. Otimizar o uso de recursos da rede 5,053

14 Região Centro-Oeste E. Identificartendênciasdenegóciosepotencializarvendas para as incubadas 19,722 H. Articulação política 12,554 G. Integrar associados 11,222 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 11,054 J. Outras: Expandir o movimento 10,000 B. Otimizar o uso de recursos da rede 8,722 C. Definirummodelopadrãodefuncionamentodeuma rede e das incubadoras 8,554 A. Alavancar fomento 7,388 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 6,054 F. Alavancar negócios 4,722

15 Região Norte H. Articulação política 25,554 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 25,552 E. Identificartendênciasdenegóciosepotencializar vendas para as incubadas 22,222 J. Outras: Expandir o movimento 12,500 A. Alavancar fomento 10,552 C. Definirummodelopadrãodefuncionamentodeuma rede e das incubadoras 7,222 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 7,222 F. Alavancar negócios 7,222 B. Otimizar o uso de recursos da rede 2,222 G. Integrar associados 2,222

16 Região Nordeste A. Alavancar fomento 21,021 H. Articulação política 15,371 G. Integrar associados 14,592 E. Identificartendênciasdenegóciosepotencializarvendas para as incubadas 11,378 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 10,794 B. Otimizar o uso de recursos da rede 7,092 F. Alavancar negócios 6,086 C. Definirummodelopadrãodefuncionamentodeuma rede e das incubadoras 5,794 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 4,300 J. Outras: Expandir o movimento 3,846

17 Se sim, qual seria o modelo desta participação? D. Anuidade ou outro tipo de contribuição associativa61,923 B. % de retorno financeiro das atividades das incubadoras/empresas19,808 A. % advindo de fomento recebido pelas incubadoras11,538 E. Outra: % de recursos advindo de alavancagem financeira de incubadora proporcionada por ação da rede3,846 C. Repasse de recursos humanos2,885

18 Questão 6) Como deverá ser a composição dos conselhos de uma Rede de Incubadoras? Representantes de: B. Incubadoras40,572 D. Órgãos de fomento17,084 F. Empresários11,772 C. Empresas Incubadas11,353 E. Instituições de ensino8,491 G. Especialistas4,791 A. Redes de incubadoras2,813 H. Outros: Investidores, Angel, Venture Capital0,781 K. Outros: número 90,781 L. Outros0,781 M. Centros de P&D e órgãos estratégicos do governo0,625 J. Outros: Empresas graduadas0,156

19 Questão 7) G. Recursos financeiros para implementar planos de ação21,823 D. Integração entre associados20,781 F. Representatividade política da rede15,469 A. Planejamento estratégico coletivo12,135 C. Modelo de governança11,250 E. Recursos humanos especializados (quantidade, tipo de especialização)8,542 H. Heterogeneidade dos associados da rede de incubadoras4,688 B. Conhecimento sobre redes de incubadoras e sua atuação4,375 I. Outros: Transformar efetivamente as incubadoras em unidades de negócio0,938 Quais fatores poderão ser efetivos contra as restrições que comprometem a atuação bem sucedida de uma Rede de Incubadoras

20 Questão 9) Dado o conjunto de respostas indicadas na Parte I do questionário, o Núcleo de Referência em Redes de Incubadoras deve ser: (Importância para o momento atual das redes de incubadoras) B. Entidade que estuda e desenvolve modelos orientativos para atuação das diversas redes de incubadoras do país24,019 A. Centro de Informação, que pesquisa e desenvolve o tema, uma biblioteca no tema, e se constitui em observatório de ponta21,875 G. Entidade que possui representação formal da ANPROTEC na região onde atua.12,828 D. Entidade responsável por receber demandas das diversas redes de incubadoras e atendê-las12,556 F. Líder das diversas redes de incubadoras, definindo estratégia e gerenciando atuação sinérgica das redes11,563 H. Formação de recursos humanos gestores das redes de incubadoras8,906 C. Equipe de consultoria capacitada a customizar e desenvolver modelos de governança4,659 E. Auditor/avaliador da performance das diversas redes de incubadoras3,281

21 Questão 10) A visão de sucesso de um Núcleo de Referência estará vinculada a: D. Difusão de conhecimento29,009 B. Desenvolvimento de modelos de melhores práticas27,638 C. A aplicabilidade prática de conceitos, modelos, sugestões desenvolvidos pelo núcleo.24,881 A. Inovação nas questões de governança de redes e outros temas prioritários17,378 E: Outra: Expansão considerável e consolidação dos negócios pelos empreendedores1,094

22 Questão 11) O Núcleo de Referência deve focar seu esforço de desenvolvimento através de um corte temático por: B. Regional (Sistema Regional de Inovação e Desenvolvimento)39,032 D. De acordo com as diferentes tipologias (virtual, tradicional, de base tecnológica e etc)22,097 A. Tipo de tecnologia (quais áreas tecnológicas são prioritárias?): 21: biotecnologia e informática 32: tecnologia da informação, biotecnologia e biologia molecular, novos materiais17,097 C. Setorial/ 32: petróleo - gás, química e petroquímica; eletro- eletrônico / metal-mecânico; saúde9,839 E. Empreendedores4,194 F. Foco nas questões administrativas3,871 G. Outros: Orientação de Mercado1,613 I. Outros: por atividade1,563 H. Outros: Porte das Incubadoras e Portifólio de Empresas0,645

23 Questão 12) Qual deverá ser a abrangência das atividades do Núcleo de Referência? (Escolher apenas 1 alternativa)em ? B. Nacional0,500 ? A.. Regional0,344 ? C. Internacional0,156

24 Questão 13) Qual deverá ser o público-alvo do Núcleo de Referência? A. Redes de Incubadoras45,644 B. Novas Redes de Incubadoras14,519 E. Investidores12,863 C. Formadores de redes12,019 D. Órgãos de Fomento8,019 F. Pesquisadores5,831 G. Outros: Incubadoras1,094

25 Questão 14) As principais atividades e programas de um Núcleo de Referência deverão ser: G. Desenvolvimento de metodologias para o compartilhamento de serviços em áreas estratégicas22,656 B. Coordenar estudos técnicos20,000 A. Desenvolver publicações de referência17,344 F. Realizar seminários e workshops14,063 C. Consultoria10,156 D. Treinamento6,719 E. Realizar cursos6,406 H. Outros serviços: Viabilizar as incubadoras associadas1,875 I. Outros0,781

26 Questão 15) Quanto ao Sistema de Informações, que tipo de informação e/ou documentos ele deve gerenciar? C. Manuais de Apoio a Governança das redes33,385 D. Pesquisas acadêmicas sobre o tema16,198 A. Referências bibliográficas15,313 B. Levantamentos bibliográficos14,688 E. Pesquisa de ponta14,323 H. Outros: Informações de Mercado, tendências tecnológicas1,250 J. Outros: Artigos nacionais e internacionais sobre o tema1,250 L. Outros: Monitoramento tecnológico / prospecção tecnológica 1,250 F. Outros: Patentes sobre o Tema0,781 G.Outros: Banco de dados de consultores e especialistas0,781 K. Outros0,781 I. Outros: Material produzido pelas redes e pelas Incubadoras0,000

27 Ainda quanto ao Sistema de Informações, quais devem ser suas funcionalidades? D. Sistema de divulgação de informação30,122 F. Sistema integrado de Conhecimento26,178 C. Suporte à interação entre pessoas e processos17,344 A. Catalogação de referências13,906 B. Gerenciador de documentos6,875 E. Sistema de Ensino a Distância5,575

28 Questão 16) Quais são as áreas prioritárias para desenvolvimento de estudos técnicos? C. Otimização do uso de recursos dos associados da rede (serviços Top, acesso a laboratórios, aquisição de equipamentos etc.)21,170 D. Alavancagem de fomento19,181 E. Alavancagem de negócios18,869 G. Regionalização dos diversos modelos críticos ao bom funcionamento da rede17,120 B. Formalização do processo de delegação de atribuições em ambiente de redes9,094 F. Gestão da marca coletiva8,259 A. Composição e atribuição de conselhos e comissões5,057 H. Outras áreas: Otimização de redes a partir do fortalecimento de incubadoras0,625 I. Outras áreas0,625

29 Questão 18) Como deverá ser a composição dos conselhos do Núcleo de Referência? Representantes de: A. Redes de incubadoras32,581 B. Incubadoras16,290 E. Órgãos de fomento11,774 F. Instituições de ensino8,226 H. Especialistas7,742 G. Empresários6,290 C. Empresas Incubadas5,323 D. Empresas Graduadas5,000 I. Outros: Profissionais talentosos3,226 J. Outros: Anprotec3,065 K. Outros: Governo0,484

30 Questão 19) Dado o conjunto de requisitos e atribuições indicados neste questionário por você, como deve ser formada a equipe operacional do Núcleo de Referência? B. Equipe formada por participantes de outras instituições da rede de incubadoras40,938 A. Equipe própria permanente34,063 C. Contratação de empresas para a realização de atividades como os estudos técnicos, manutenção do sistema de informações e etc.22,969 D. Contratação de empresa para tocar o núcleo2,031

31 Questão 20) F. Recursos financeiros para implementar planos de ação22,803 B. Integração com os associados22,769 D. Respaldo político no âmbito das incubadoras18,813 C. Recursos humanos especializados (quantidade, tipo de especialização) Quais tipos de especialização?15,366 A. Conhecimento sobre redes de incubadoras e sua atuação15,142 E. Momento Político do país2,295 G. Outros: Respaldo político no âmbito das redes de incubadoras1,563 H. Outros: Capacidade de produzir e compartilhar conhecimento - validação do núcleo1,250 Quais fatores poderão ser efetivos contra as restrições que poderão comprometer a atuação bem sucedida do Núcleo de Referência

32 Quem / quais instituições devem desempenhar esta função? A. Redes de incubadoras35,690 B. Incubadoras11,552 E. Órgãos de fomento11,293 C. Empresas Incubadas7,069 H. Especialistas7,069 J. Outros: Anprotec5,603 G. Empresários5,345 F. Instituições de ensino3,621 I. Outros: O próprio Núcleo3,448 K. Outros: Conselhos definidos na questão 183,448 L. Outros: Empresa independente3,448 D. Empresas Graduadas2,414

33 Questão 23) Qual seria o papel / participação de sua instituição no Núcleo de Referência? A. Colaborador45,055 B. Usuário33,261 C. Controlador9,139 D. Financiador6,900 E. Outros: Participe2,419 F. Outros: Executor3,226

34 Questões Questão 1 –Forte drive para negócios. No entanto, foco em fomento e entidades públicas Questão 3 e 11 –Tipologia de Incubadores e Fraca questão setorial, apesar dos fundos setoriais. Na questão 11 tecnologia supera setorial. Questão 4 –Quadro de ações distintas entre as regiões. Como pensar ação do núcleo nacional x local Questão 5 x 23 –61% anuidade x 6% Financiador Questão 13 –Cliente aparece Investidor com 12%. Ações para este cliente? Questão 18 –Órgãos de fomento no conselho. Qual o objetivo? Nos parece contraditório ter ação política para estes (questão 2) e tê-los no conselho? Questão 19 –Formação da equipe com core do núcleo. Como se sustenta? Anuidade?

35 Estrutura do Planejamento Estratégico Núcleo de Referência em Redes de Incubadoras e Parques Tecnológicos RMI, Proinc & ReInc

36 Produtos a Serem Gerados Propósito do Núcleo de Referência Missão, Visão de Futuro, Objetivos e Resultados Conceito 1) Atividades, Ações, Programas 2) Lógica de Sustentação Financeira 3) Modo de Integração com os Associados Plano de Ação (Curto, Médio e Longo Prazo) Descrição da Ação, Importância (qual objetivo pretendido), Responsáveis, Envolvidos, Metodologia de Realização, Resultados/Indicadores de Desempenho, Cronograma, Orçamento Prévio (Classificação Curto, Médio e Longo Prazo)

37 Rede de Incubadoras Formação do Conselho Questão 6

38 Rede de Incubadoras(Quest) Orientação Regional Tipo de Incubadora Sustentação Financeira Anuidade Restrições Recursos Finaceiros Restrições Desagregação associados Restrições Falta de Representatividade Restrições Falta: Governança e Estratégia Missão Impacto Transformador Foco:Gerar Negócios Incubadoras de Sucesso Difundir Best Practices Articulação Pública e Fomento Orientação Estratégica & Coordenação Acompanhamento & Avaliação Associados Busca e Distr. Fomento Orientação Adm Associados

39 Questão 4 As principais ofertas de uma Rede de Incubadoras a seus associados para os próximos anos no Brasil deverão ter o seguinte objetivo:

40 Região Sul C. Definirummodelopadrãodefuncionamentodeuma rede e das incubadoras 15,740 H. Articulação política 15,740 G. Integrar associados 14,352 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 13,518 F. Alavancar negócios 13,240 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 6,852 A. Alavancar fomento 6,018 B. Otimizar o uso de recursos da rede 6,018 E. Identificartendênciasdenegóciosepotencializarvendas para as incubadas 6,018 J. Outras: Redes de informação da área 2,500

41 Região Sudeste A. Alavancar fomento 15,767 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 13,386 H. Articulação política 13,148 F. Alavancar negócios 12,434 G. Integrar associados 11,481 C. Definirummodelopadrãodefuncionamentodeuma rede e das incubadoras 11,005 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 10,053 E. Identificartendênciasdenegóciosepotencializarvendas para as incubadas 8,862 J. Outras 8,333 B. Otimizar o uso de recursos da rede 5,053

42 Região Centro-Oeste E. Identificartendênciasdenegóciosepotencializarvendas para as incubadas 19,722 H. Articulação política 12,554 G. Integrar associados 11,222 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 11,054 J. Outras: Expandir o movimento 10,000 B. Otimizar o uso de recursos da rede 8,722 C. Definirummodelopadrãodefuncionamentodeuma rede e das incubadoras 8,554 A. Alavancar fomento 7,388 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 6,054 F. Alavancar negócios 4,722

43 Região Norte H. Articulação política 25,554 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 25,552 E. Identificartendênciasdenegóciosepotencializar vendas para as incubadas 22,222 J. Outras: Expandir o movimento 12,500 A. Alavancar fomento 10,552 C. Definirummodelopadrãodefuncionamentodeuma rede e das incubadoras 7,222 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 7,222 F. Alavancar negócios 7,222 B. Otimizar o uso de recursos da rede 2,222 G. Integrar associados 2,222

44 Região Nordeste A. Alavancar fomento 21,021 H. Articulação política 15,371 G. Integrar associados 14,592 E. Identificartendênciasdenegóciosepotencializarvendas para as incubadas 11,378 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 10,794 B. Otimizar o uso de recursos da rede 7,092 F. Alavancar negócios 6,086 C. Definirummodelopadrãodefuncionamentodeuma rede e das incubadoras 5,794 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 4,300 J. Outras: Expandir o movimento 3,846

45 Ações da Rede x Foco Regional Desta questão ressalta a distinção de ações por região Reflexo para o pensar nos Modelo de Melhores Práticas do Núcleo Os planos de ação devem considerar a prioridade regional definidas por cada localidade Função Customização significativa, deve ser pensada como etapa das ações a serem definidas

46 Questão 6) Como deverá ser a composição dos conselhos de uma Rede de Incubadoras? Representantes de: B. Incubadoras40,572 D. Órgãos de fomento17,084 F. Empresários11,772 C. Empresas Incubadas11,353 E. Instituições de ensino8,491 G. Especialistas4,791 A. Redes de incubadoras2,813 H. Outros: Investidores, Angel, Venture Capital0,781 K. Outros: número 90,781 L. Outros0,781 M. Centros de P&D e órgãos estratégicos do governo0,625 J. Outros: Empresas graduadas0,156

47 Questão 6 Tratar como composição do Conselho? Importância de Empresários e Empresas Incubadas, no entanto a aplicação do questionário demonstrou o desconhecimento do potencial da rede para os negócios deste empresariado. –Foco para ação: Mostrar Rede como Potencial para ampliar negócios

48 Núcleo de Referência

49 NR-RIPT

50 Organização do Núcleo Temas

51 Restrições Recursos financeiros para implementar planos de ação Integração com os associados Respaldo político no âmbito das incubadoras

52 Ações & Objetivos Indicados Sistema de Informação –Quanto ao Tipo de Info Manuais de Apoio a Governança das redes Pesquisas acadêmicas sobre o tema, Referências bibliográficas e Levantamentos bibliográficos Pesquisa de ponta –Quanto ao tipo de Ferramental Sistema Integrado de Conhecimento Bem sucedido em difundir conhecimento

53 Ações & Objetivos Indicados Estudo Técnicos –Otimização do uso de recursos dos associados da rede –Alavancagem de fomento –Alavancagem de negócios –Regionalização dos diversos modelos

54 Ações Projeto Pilotos de Implantação do Modelo Estrutura de Monitoração Divulgação e Integração com os demais elementos da Rede Anprotec Implantação do Núcleo de Referência Ações Focadas nas Restrições –Recursos financeiros para implementar planos de ação –Respaldo político no âmbito das incubadoras

55 Lista: Ações TítuloResponsável 1. Implantação Piloto do Modelo de Governança de Redes de Incubadora ReInc

56 Plano de Ação Implantação Piloto do Modelo de Governança de Redes de Incubadora Descrição Implantar, em Redes de Incubadoras selecionadas, os princípios do modelo de governança estabelecido no Documento de Referência gerado a partir do Estudo Técnico em Redes e Organizações em Redes 1/3

57 Etapas do Plano de Ação EtapasDuração 1.Definição das Redes para Estudo de Caso1 semana 2.Discussão com as Redes do Documento de Referência2 semanas 3.Diagnóstico das Redes Selecionadas4 semanas 4.Aplicação/Customização do Modelo de Gorvernança8 semanas 5.Avaliação dos Resultados da Aplicação dos Modelos2 semanas 6.Publicação do resultado dos casos pilotos4 semanas 7. Workshop de Divulgação4 semanas 2/3

58 Responsável Núcleo ReInc Envolvidos Núcleo RMI, Proinc, Redes de Incubadoras e Anprotec Resultados 3 Redes com Modelo de Governança Formalizado Publicação da 2a. Edição do Manual de Governança de Redes com casos Melhoria dos Indicadores de Gestão das Redes (a definir Etapa 2) Orçamento Previsto R$ /3


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