A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Licenciatura em Computação Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Física e Matemática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Licenciatura em Computação Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Física e Matemática."— Transcrição da apresentação:

1 Licenciatura em Computação Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Física e Matemática

2 Histórico O Curso de Licenciatura Plena em Computação foi autorizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco através da Resolução N o 265/99, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, com implantação homologada pela Resolução N o 181/99 do Conselho Universitário da UFRPE. O Curso é ministrado sob a responsabilidade do Departamento de Física e Matemática, com a participação de outros departamentos (Educação e Psicologia) mediante a oferta de disciplinas. Iniciado em 2000, atualmente no 5o. Período

3 Contexto Uso do computador não está mais limitado às aplicações altamente especializadas. Abrange desde o uso doméstico a empresas de todos os portes e ramos de atividades. Integrado ao cotidiano do cidadão, exigindo em sua formação conhecimentos básicos sobre computação e informática. As escolas do sistema de ensino privado estão quase todas informatizadas.

4 Questões qual o perfil profissional dos instrutores das aulas sobre computação e informática, nos níveis fundamental e médio do ensino básico? Atualmente são formados apenas engenheiros, bacharéis e tecnólogos em computação. –não são preparados pedagogicamente para o ensino dessa matéria na educação básica.

5 Necessidade carência de cursos superiores de formação de professores na área de computação e informática. improvisação nessa atividade profissional, –envolve tecnologia e conhecimentos novos precisamos de cursos de Licenciatura em Computação.

6 Justificativas 1) Os estabelecimentos de ensino oferecem a seus alunos, nos níveis fundamental e médio, disciplinas sobre computação básica, exigindo profissionais qualificados para isso; 2) O próprio sistema oficial de ensino está informatizando suas escolas do ensino fundamental e médio, reconhecendo que os conhecimentos básicos sobre informática são indispensáveis na formação do cidadão; 3) O professor do ensino básico deve conhecer procedimentos didáticos-pedagógicos apropriados à matéria que leciona;

7 Justificativas 4) A relevância do uso do computador nas diversas atividades humanas é um fato incontestável e irreversível; 5) A necessidade de profissionais com conhecimentos sobre computação e informática é um fenômeno crescente; 6) As instituições de ensino superior devem acompanhar a evolução do conhecimento científico-tecnológico, qualificando profissionais com formação sólida para a transmissão de novos conceitos e técnicas na formação do cidadão;

8 Justificativas 7) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação(Lei N o 9.394, de ), LDB, determina sobre as finalidades do ensino médio: a) Art.35 [...a compreensão dos fundamentos científicos- tecnológicos...] b) Art.36 [...domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna...] 8) Ver Programa Nacional de Informática na Educação(PROINFO).

9 CARACTERÍSTICAS O Curso de Licenciatura em Computação, oferecido pela UFRPE, é pioneiro nas regiões Norte/Nordeste. Funciona no período noturno com 30 vagas anuais e uma entrada, Período mínimo de integralização de 8 semestres e de no máximo 12.

10 OBJETIVOS DO CURSO Propiciar uma formação sólida e abrangente de educadores na área de computação e informática, enfatizando os aspectos –científicos –Técnicos –pedagógicos e –sociais. Visa a geração de inovações no processo da formação básica do cidadão, preparando-o para a vivência globalizada do próximo século.

11 PERFIL DO EGRESSO O profissional Licenciado em Computação é um educador, capacitado para o ensino de computação e informática no –Ensino Fundamental, –Ensino Médio e –Profissionalizante. Detém uma formação favorecida pela utilização da informática educativa. É um profissional com sólida e ampla qualificação científica e pedagógica, capacitado a acompanhar a evolução das novas tecnologias na área de computação e informática educacional.

12 CAMPO DE ATUAÇÃO Exercício da atividade docente na área de computação e informática. Desenvolvimento, utilização e avaliação de software educacional, bem como prestação de consultoria no âmbito da informática educativa. Atuação junto ao setor de recursos humanos de grandes empresas no treinamento e qualificação de funcionários. Preparação de materiais de uso educacional utilizando os recursos da computação e informática

13 INGRESSO NO CURSO O ingresso se dá nas seguintes formas: a) Ao candidato concluinte do ensino médio, classificado através de processo seletivo vestibular. b) Ao aluno da UFRPE que haja por qualquer motivo, perdido o seu vínculo e que tenha solicitado através de processo o sua reintegração ao curso. c) Ao aluno da UFRPE que deseje fazer reopção de curso.

14 Disciplinas obrigatórias e optativas formação científica/tecnológica ampla e específica Além das disciplinas da área de computação e informática, o currículo do curso apresenta disciplinas de –matemática –física, –disciplinas didático - pedagógicas e –de formação humana. segue a LDB, Lei No de 20/12/96 e as Diretrizes Curriculares de Curso de Computação e Informática da SESu/MEC

15 Disciplinas 1 o Período: - Inglês Instrumental. - Informática e Sociedade. - Introdução à Microinformática. - Introdução à Computação - Elementos de Lógica e Teoria dos Conjuntos.

16 Disciplinas 2 o Período: - Psicologia Geral. - Computação para o Ensino Básico. - Cálculo Diferencial Integral I. - Linguagem de Programação. - Geometria Analítica A.

17 Disciplinas 3 o Período: - Psicologia da Educação I. - Fundamentos da Educação. - Cálculo Diferencial Integral II. - Algoritmos e Estruturas de Dados. - Álgebra Linear I.

18 Disciplinas 4 o Período: - Psicologia da Educação II. - Estrut. e Func. do Ensino do 1 o e 2 o Graus. - Fundamentos de Física. - Banco de Dados I. - Computação Gráfica e Processamento de Imagem.

19 Disciplinas 5 o Período: - Didática. - Cálculo Numérico. - Organização e Arquitetura de Computadores - Sistemas de Informação. - Linguagem de Programação II.

20 Disciplinas 6 o Período: - Informática na Educação. - Estatística B - Sistemas Operacionais I. - Software Educacional. - Teoria da Computação.

21 Disciplinas 7 o Período: - Prática de Ensino de Computação I. - Computação Aplicada às Ciências. - Optativa I. - Transmissão de Dados e Redes de Computadores I. - Engenharia de Software.

22 Disciplinas 8 o Período: - Prática de Ensino de Computação II. - Optativa II.

23 Disciplinas Optativas: -Banco de Dados II -Sistemas Operacionais II -Transmissão de Dados e Redes de Computadores II -Computação Gráfica -Computação Multimídia -Teoria dos Grafos -Processamento Digital de Imagens

24 Avaliação A avaliação do desempenho acadêmico do aluno é feita por disciplina, abrangendo simultaneamente os aspectos relativos à APRENDIZAGEM e à FREQUÊNCIA (75%). São realizadas três verificações de aprendizagem e um exame final em cada disciplina. Notas de 0 a 10. A primeira e segunda verificações de aprendizagem versam respectivamente sobre a primeira e segunda metades do conteúdo programático ministrado na disciplina. –média igual ou superior a 7,0(sete) em duas verificações de aprendizagem, ficando dispensado de prestar exame final; –média final igual ou superior a 5(cinco) entre a média de duas verificações de aprendizagem e a nota do exame final.

25 LABORATÓRIOS DE COMPUTAÇÃO LEC - Laboratório de Ensino de Computação com 30 máquinas. LACA - Laboratório de Computação Aplicada com 10 máquinas LAMU - Laboratório de Multimídia com 25 máquinas LAPRO - Laboratório de Programação com 25 máquinas LARSO - Laboratório de Redes e Sistemas Operacionais com 25 máquinas. NPDE- Núcleo de Processamento de Dados e Estatística com 15 máquinas.

26 CORPO DOCENTE Antônio José C. Martins Sistêlos (Mestre) Borko Stosic ( Doutor ) Cecília Bezerra de Melo (doutoranda) Moacyr Cunha Filho (Mestre) Wilson Rosa de Oliveira Junior (doutorando)

27 CORPO DOCENTE Adauto José F. de Souza (Doutor) Elizabeth A. Cabral (Mestre) José Rodrigues Lemos (Mestre) Maria do Socorro F. Brasileiro (Doutora)

28 Endereços para contatos Departamento de Física e Matemática. Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n - Dois Irmãos. CEP: Recife - PE. Fone: / Coordenação Curso: Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - UFRPE. Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n - Dois Irmãos. CEP: Recife - PE. Fone: R.234/236/235/360. Fone/Fax:


Carregar ppt "Licenciatura em Computação Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Física e Matemática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google