A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tratamento de Água Filtração em Carvão. Perguntas Frequentes O que é o carvão ativado? O carvão ativado é um material granulado ou em pó usualmente produzido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tratamento de Água Filtração em Carvão. Perguntas Frequentes O que é o carvão ativado? O carvão ativado é um material granulado ou em pó usualmente produzido."— Transcrição da apresentação:

1 Tratamento de Água Filtração em Carvão

2 Perguntas Frequentes O que é o carvão ativado? O carvão ativado é um material granulado ou em pó usualmente produzido pela queima de substâncias a base de celulose, tais como madeira ou casa de coco, na ausência de ar. Quando ele é utilizado no tratamento de água? O objetivo principal desse tipo de filtro é reduzir odores e gostos estranhos, incluindo o cloro. Também é útil na redução de cor.

3 Carvão Ativado Carvão de origem vegetal ou mineral, ativado através de aplicação de CO 2 ou vapor de água sob temperatura (600 a 1000 o C) e pressão controlados; No Brasil utiliza-se carvão vegetal, obtido através da queima de casca de coco principalmente; Tipos de Carvão: – Granular – Pó – Bloco –Todos eles de origem mineral ou vegetal

4 Filtros de Carvão Ativado O objetivo principal desse tipo de filtro é reduzir cloro, coloração, matéria orgânica, odores e gostos estranhos que podem estar presentes na água. Os Filtros de Carvão CUNO consistem num tanque, meio suporte de cascalho (no fundo do tanque), o meio filtrante apropriado (carvão granular), tubo sifão, válvulas, controles, e tubulações necessárias. O leito ocupa cerca de 60% do volume do tanque.

5 Adsorção Adsorção é um processo físico pelo qual as partículas e impurezas moleculares ficam retidas na superfície dos poros do carvão ativado. A adsorção permite a retenção das substâncias que alteram as propriedades organolépticas da água. Os grãos de carvão possuem milhões de pequenos poros. Devido à sua enorme área superficial, ele pode remover grandes quantidades de contaminantes.

6 A superfície do carvão ativado (Apenas 1 g de carvão ativado pode ter valores de área superficial superiores a 500 m 2 )

7 Fatores de Performance O tempo em que a água permanece em contato com o carvão (quanto mais longo é o tempo de contato, melhor será sua ação); A quantidade de carvão no cartucho ou no leito (quanto mais carvão, melhor será sua ação) O nível de contaminação (quanto maior for a quantidade de contaminantes na água, menor será o tempo de vida do carvão)

8 Diminuição da taxa de vazão (redução do fluxo, para a água passar mais lentamente pelo leito) Diminuição no tamanho das partículas de contaminante no leito de carvão, através de uma pré-filtração. Fatores de Performance

9 Dimensionamento Os leitos de carvão são dimensionados pela taxa de filtração, quantidade de carvão ativado, altura do leito, concentração de contaminantes, etc. Nos filtros 3M/CUNO essas variáveis são pré- fixadas. Para o seu dimensionamento utiliza- se apenas a vazão.

10 Deve ser feita com água filtrada sempre que possível; A vazão de retrolavagem deve ser cerca de 30% maior que a de filtração; A pressão de retrolavagem deve ser a mesma de filtração. Retrolavagem

11 Qual a vantagem de utilizar carvão em pó em vez do granular? –Aumento da superfície de contato disponível para troca e adsorção. Em detrimento ao aumento de perda de carga do leito. Quais fatores afetam a performance do filtro de carvão? –Índice de Cloro livre, Taxa de Filtração, Qtd de Matéria Orgânica, Turbidez, etc Performance

12 Discussão Por que retrolavar o filtro de carvão? –Para eliminar as partículas retidas mecanicamente Quando o filtro precisa ser retrolavado? –Qdo a perda de carga do mesmo atingir o valor determinado na aplicação. Porque pode ocorrer crescimento microbiano dentro do leito de carvão ? –O carvão retira o cloro desprotegendo microbiologicamente a água, os caminhos internos do carvão fornecem local para reprodução. Qdo o leito deve ser trocado ? –Qdo os sitios do carvão estiverem saturados, ou seja, não ocorre mais decloração ou adsorção de matéria orgânica.

13 Modelos 3M Automáticos

14 Composição Filtros de Carvão Cabeça Automática (1) Válvula By-pass (2) Tanque Uniflex (3) Tubo Sifão/Crepina (4) Cascalho (5) Carvão Ativado (6)

15 FCA 2000

16 Linha KBW Cascalho Carvão Ativado Tubo Sifão Crepina Cabeça


Carregar ppt "Tratamento de Água Filtração em Carvão. Perguntas Frequentes O que é o carvão ativado? O carvão ativado é um material granulado ou em pó usualmente produzido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google