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HISTÓRICO A Análise de Balanços surgiu e desenvolveu-se dentro do sistema bancário que foi até hoje, seu principal usuário. Seu início remonta ao final.

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1 HISTÓRICO A Análise de Balanços surgiu e desenvolveu-se dentro do sistema bancário que foi até hoje, seu principal usuário. Seu início remonta ao final do século passado, quando os banqueiros americanos passaram a solicitar balanços às empresas tomadoras de empréstimos. A medida ganhou força quando, em 9 de fevereiro de 1895, o Conselho Executivo da Associação dos Bancos no Estado de New York, resolveu recomendar aos seus membros que solicitassem aos tomadores de empréstimos, declarações escritas e assinadas de seus ativos e passivos.

2 Em 1915, determinava o Federal Reserve Board ( o Banco Central dos Estados Unidos) que só poderiam ser redescontados os títulos negociados por empresas que tivessem apresentado seu balanço ao Banco, medida que consagrou definitivamente o uso de demonstrações financeiras como base para a concessão de crédito. No Brasil, até 1968, a Análise de Balanços era ainda um instrumento pouco utilizado na prática e só se difundiu nos anos 70.

3 OBJETIVO DA ANÁLISE DE BALANÇO
A Análise de Balanço objetiva extrair informações das demonstrações financeiras para tomada de decisões. A DISTINÇÃO ENTRE DADOS E INFORMAÇÕES Dados são números ou descrição de objetos ou eventos que isoladamente, não provocam nenhuma reação. Exemplos: A empresa tem X milhões de dívida. O Brasil tem X milhões de Habitantes.

4 Informações representam, para quem recebe, uma comunicação que pode produzir reação ou decisão, frequentemente acompanhada de um elemento surpresa. Exemplos: A conclusão de que a dívida da empresa de X milhões é excessiva ou normal, de que a empresa pode ou não pagá-la. Quando se divide o produto nacional pelo X milhões de Habitantes,encontra-se a renda per capita, ao comparar essa renda com a de outros países e quando se constrói uma série histórica dessas rendas pode-se chegar à conclusão de que o Brasil é um país pobre.

5 A REPRESENTAÇÃO A SEGUIR ILUSTRA A IDÉIA DE DADOS E INFORMAÇÕES
INFOMAÇÕES FINANCEIRAS PARA TOMADA DE DECISÕES DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS (IGUAL A DADOS) TÉCNICAS ANÁLISE DE BALANÇOS FATOS OU EVENTOS ECONÔMICO-FINANCEIRO PROCESSO CONTÁBIL ONDE COMEÇA A ANÁLISE DE BALANÇO A Análise de Balanço começa onde termina a Contabilidade. A Contabilidade procura captar, organizar e compilar dados. Seu produto final são as demonstrações financeiras. O Analista de Balanço, parte das demonstrações financeiras e transforma em informações que permitam concluir se a empresa merece ou não crédito, se vem sendo bem ou mal administrada,se tem ou não condições de pagar suas dívidas, se é ou não lucrativa, se vem evoluindo ou regredindo, se é eficiente ou ineficiente.

6 O PRODUTO DA ANÁLISE DE BALANÇOS
O produto final da Análise de Balanços é o Relatório, que em linhas gerais deverá revelar a situação econômica e financeira da empresa. As informações que podem ser produzidas pela Análise de Balanços, com objetivo de fundamentar o Relatório, são as seguintes: Situação Financeira Situação Econômica Desempenho Pontos fortes e fracos Eficiência na Utilização dos recursos Tendências e Perspectivas Quadro evolutivo Adequação das fontes e aplicações de recursos Causas das alterações na situação financeira Evidência de erros da administração Providências que deveriam ser tomadas e não foram Avaliação de alternativas econômico-financeiras futuras.

7 METODOLOGIA DE ANÁLISE
A Análise de Balanços baseia-se no raciocínio científico. O processo de tomada de decisões, assim como na maioria das ciências, obedece mais ou menos a seguinte seqüência: Extraem-se índices das demonstrações financeiras Compara-se os índices com padrões Ponderam-se as as diferentes informações e chega-se a um diagnóstico ou conclusão Tomam-se decisões USUÁRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS São diversos os usuários da Análise de Balanços, sendo que, cada usuário tem um interesse específico nas informações da empresa, pois, enquanto um banco está preocupado com a garantia de pagamento dos empréstimos concedidos, um acionista estará mais interessado nos dividendos, e um concorrente em saber qual a margem de lucro da empresa analisada. Assim, cada um deles terá um interesse maior em determinado ponto da análise.

8 A figura a seguir demonstra quem teria interesse em analisar o balanço
de uma empresa GOVERNO CLIENTES SINDICATOS EMPREGADOS ACIONISTAS EMPRESA CONCORRENTES FORNECEDORES BANCOS


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