A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapeando Gênero e Raça no Mercado de Trabalho Mapeando Gênero e Raça no Mercado de Trabalho Evento: I Oficina Técnico-Pedagógica do Programa Pró-Equidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapeando Gênero e Raça no Mercado de Trabalho Mapeando Gênero e Raça no Mercado de Trabalho Evento: I Oficina Técnico-Pedagógica do Programa Pró-Equidade."— Transcrição da apresentação:

1 Mapeando Gênero e Raça no Mercado de Trabalho Mapeando Gênero e Raça no Mercado de Trabalho Evento: I Oficina Técnico-Pedagógica do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça 4ª Edição. Coordenação de Igualdade de Gênero Disoc/Ipea Claudia Pedrosa 26/Setembro/2011

2 Mercado de trabalho Iniquidade racial e de gênero. Mulheres e homens:inserção diferenciada no mercado de trabalho Nas últimas décadas:feminização do mercado de trabalho. Manutenção da desigualdade racial; das desigualdades salariais e de ocupação entre homens e mulheres.

3 As mulheres ainda apresentam taxas de participação muito inferiores às dos homens A taxa de participação: parcela da população de 16 anos ou mais de idade que está disponível para o mercado de trabalho, seja ocupada, seja procurando uma ocupação

4

5 Ocupam os piores postos no mercado de trabalho População ocupada em ocupações consideradas precárias, por sexo. Brasil, 2009 Fonte: IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios/PNAD Elaboração Ipea Ocupações precárias incluem: empregado sem carteira assinada, trabalhadora doméstica, empregado na construção para próprio uso ou produção para próprio consumo e sem remuneração.

6

7

8

9

10

11 Razão entre rendimentos médios mensais do trabalho principal de alguns grupos selecionados. Brasil, 2003 e Cor/Raça Mulheres/Homens61,8%65,8% Negros/Brancos48,8%57,0% Mulheres negras/Mulheres brancas51,2%56,9% Mulheres negras/homens brancos30,2%36,5% Fonte: IBGE/PNAD Elaboração: IPEA/DISOC/NINSOC - Núcleo de Gestão de Informações Sociais * Rendimento Médio no Trabalho Principal deflacionado com base no INPC, ano de referência 2009 * População Ocupada com 16 anos ou mais de idade

12

13 Diferencial de renda aumenta conforme aumenta escolaridade Utiliza-se rendimento-hora para retirar o efeito das diferentes jornadas de trabalho entre homens e mulheres.

14

15

16

17

18 Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada- IPEA Coordenação de Igualdade de Gênero.

19

20

21


Carregar ppt "Mapeando Gênero e Raça no Mercado de Trabalho Mapeando Gênero e Raça no Mercado de Trabalho Evento: I Oficina Técnico-Pedagógica do Programa Pró-Equidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google